Páginas

Idéia para trabalhar eleições na sala de aula.


Essa idéia não é minha, recebi do grupo professores solidários e trouxe para vocês. Espero que gostem da sugestão.

clique nas imagens para visualizar melhor.


Eleição na Mata

Faz-se uma urna e coloca-se em local apropriado. Explica-se os devidos procedimentos de uma eleição . Cada aluno receberá o nome de uma ave.( porque eu estava trabalhando com aves na época , pode ser qualquer classe de animais) as aves desfilam na sala,exibindo seus nomes nos crachás , na mão têm um título de eleitor escrito seu nome( de ave) e na mesa receberão a cédula, a professora para incrementar , vai narrando ...e aí vem chegando Dona Pata toda no seu vestido engomado ,ETC...

Cada aluno deve procurar na lista se pseudônimo de ave e assinar ou seu nome verdadeiro ou o pseudônimo dependendo do critério da professora.

Depois da eleição tem a apuração de votos, onde podemos fazer vários probleminhas ,de acordo com a série e também cartazes de propaganda . Segue Gráfico para apuração (tratamento de informação )

Cada cédula retirada da urna é registrada no gráfico a partir de baixo para cima. Vence a coluna mais alta.







PROJETO ELEIÇÕES!!!









PARA VISUALIZAR MELHOR, CLIQUE NAS IMAGENS.
FONTE:PROFESSORES SOLIDÁRIOS.

TROQUINHA!!! PARTICIPE TAMBÉM!!!



VOU PARTICIPAR DA MINHA PRIMEIRA TROQUINHA... AINDA DÁ TEMPO A INSCRIÇÃO ENCERRARÁ NO DIA 10/08/2010.
JOELMA COUTO.

PAP CADEIRA DE BALANÇO FEITA DE PREGADOR.

GENTE, RETIREI ESSE PAP DO BLOG DA TIA VERA, http://blogdatitiavera.blogspot.com/
FOI FEITO PELA FILHA DELA. ACHEI MUITO LEGAL, TENHO UMA AMIGA QUE FEZ NO ANO PASSADO PARA A TURMINHA DO COLÉGIO E TODOA AMARAM. ESPERO QUE SEJA ÚTIL PARA ALGUÉM.

CADEIRA DE BALANÇO FEITA DE PREGADOR

Você vai precisar de:
14 prendedores de roupa de madeira (ficando depois com 28 unidades).
cola de madeira.

Comece retirando a parte de metal (mola) dos prendedores.
Cole os pedaços dos prendedores um ao lado do outro, até completar 8 unidades.




Cole agora a parte que vai servir de assento.
Eles devem ser colados como no formato do prendedor e depois coladas as duplas, ficando ao todo com 8 unidades.




Agora, cole 2 unidades, repita novamente. Essa parte vai fazer o balanço.




Cole mais 2 unidades, em cima do risquinho das que estão embaixo. Repita.




Agora é só montar as peças.






Cole o encosto.




Agora é só colar os braços da cadeira.



A cadeirinha está pronta!





Sugestão: Você pode passar um verniz ou até pintar depois de seca.

MINI FOFUCHAS - LEMBRANCINHAS PARA CULTO NOS LARES!

ESSAS MINI FOFUCHAS FOI ENCOMENDA DA MINHA CUNHADA E MEU IRMÃO PARA ENTREGAR DE LEMBRANCINHA HOJE NO 7º DIA DE CULTO NOS LARES!!!














TODAS AS PEÇAS UTILIZEI O EVA DA SELLER!!!

A FESTA DO BOI-BUMBÁ!!!

ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DESCOBREM UM DOS FESTEJOS POPULARES MAIS TRADICIONAIS DO PAÍS E EMBALAM EM SUAS TOADAS E TRADIÇÕES.
OBJETIVOS:
* INTEGRAR MÚSICA, HISTÓRIA E ARTES VISUAIS EM UM MESMO PROJETO.
* APROXIMAR AS CRIANÇAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA.
* APRESENTAR A LENDA DO BOI-BUMBÁ.
FAIXA ETÁRIA: 4 A 6 ANOS.
CURIOSIDADE!
O BOI-BUMBÁ PODE RECEBER OUTROS NOMES DEPENDENDO DA REGIÃO DO BRASIL.
VEJA QUAIS:
*BUMBA MEU BOI
*BOI-CALEMBA
*BOI CALUMBA
*BOI MAMÃO
*BOI DE MELÃO
*BOI-MELÃO
*BOI DE REIS
*BOI-PINTADINHO
*BOI-SURUBIM
*BOIZINHO
*BUMBA
*BUMBA-BOI
*CAVALO-MARINHO
*REI DE BOI.
SEMPRE MUITO AGUARDADAS PELAS CRIANÇAS DA ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE, AS AULAS DE MÚSICA APROXIMAM OS PEQUENOS DO FOLCLORE BRASILEIRO. FOI ASSIM NO PROJETO A FESTA DO BOI-BUMBÁ, QUE SE INICIOU EM JUNHO, DURANDO APROXIMADAMENTE QUATRO SEMANAS. "A ESCOLA TEM UMA PREOCUPAÇÃO REAL DE VALORIZAR, JUNTO ÀS CRIANÇAS, A CULTURA REGIONAL BRASILEIRA, E O BOI-BUMBÁ É UMA DAS FESTIVIDADES MAIS REPRESENTATIVAS DO NOSSO FOLCLORE", COMENTA AMANDA RIBEIRO, QUE, JUNTO COM VINÍCIUS MEDRADO, LECIONA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. SEGUNDO OS PROFESSORES, COM O PROJETO FOI POSSÍVEL TRABALHAR VÁRIAS LINGUAGENS, COM MÚSICA, ARTE E HISTÓRIA. "COMEÇAMOS FALANDO DA EXISTÊNCIA DESSA FESTA TÃO POPULAR NOS ESTADOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL E EM SEGUIDA CONTAMOS A HISTÓRIA DO BOI-BUMBÁ PARA AS CRIANÇAS, QUE FICARAM INTERESSADÍSSIMAS, CHEIAS DE PERGUNTAS", LEMBRA VINICIUS. OS EDUCADORES E A COORDENADORA DO KIDS, ROBERTA DELIBERATO, DERAM DETALHES SOBRE ESSE TRABALHO, QUE SEM DÚVIDA ALGUMA TRAZ UM VALIOSO REPERTÓRIO MUSICAL E CULTURAL AOS PEQUENOS. ACOMPANHE!
PRIMEIRO CONTATO
PARA DAR INÍCIO À SEQUÊNCIA DIDÁTICA, OS PROFESSORES DE MÚSICA VINÍCIUS E AMANDA CONTARAM UM POUCO SOBRE A FESTA DO BOI-BUMBÁ PARA AS CRIANÇAS. "PROCURAMOS FOTOS NA INTERNET COM OS ALUNOS PARA CONTEXTUALIZAR O QUE FALÁVAMOS", CONTA AMANDA. NESSE MOMENTO ELES CONHECERAM O BOI, VIRAM QUE É UMA FESTA QUE RECEBE MUITA GENTE, NOTARAM AS CORES, AS VESTIMENTAS, ENTRE OUTROS DETALHES IMPORTANTES DESSE FESTEJO.
A HISTÓRIA DO BOI
NUM SEGUNDO MOMENTO, OS PROFESSORES NARRARAM PARA OS PEQUENOS A HISTÓRIA DO BOI, COMENTANDO QUE ELA COSTUMA SER ENCENADA NAS FESTAS QUE ELES CONHECERAM ANTERIORMENTE. "SEMPRE PROCURAMOS JEITOS DIFERENTES DE CONTAR HISTÓRIAS. A DO BOI-BUMBÁ COLOCAMOS EM VERSO PARA PODER SER CANTADA E TOCADA". EXPLICAM. OS EDUCADORES LEMBRAM QUE EXISTEM MUITAS VARIAÇÕES DA HISTÓRIA DO BOI, DAS TOADAS E DAS FESTAS. VINÍCIUS MEDRADO, POR MEIO DE SUAS PESQUISAS, FEZ SUA PRÓPRIA ADAPTAÇÃO. VEJA ABAIXO:
O DESEJO DE CATIRINA - HISTÓRIA DO BOI-BUMBÁ

ESSA HISTÓRIA LÁ COMEÇA
NOS CAFUNDÓ DO BRASIL
NESSE SERTÃO QUE É TÃO GRANDE
QUE ELE INTEIRO NINGUÉM VIU
LÁ VIVIA CHICO VAQUEIRO
HOMEM FORTE, VARONIL
TRABALHANDO NA FAZENDA
DO CORONEL DE FUZIL
AO SEU LADO A CATIRINA
SUA ESPOSA E COMPANHEIRA
UMA MOÇA BEM PRENDADA
MAS ARRETADA A PEQUENA
DEPOIS QUE ENGRAVIDOU
DEU PRA TER TANTO DESEJO
QUE O CHICO QUASE ENDOIDOU
MAS FEZ DE TUDO PELO REBENTO
PESCOU E ASSOU PIRANHA,
BUSCOU CAJU LÁ NO MATO
ATÉ PLANTOU BANANEIRA
PRA AGRADAR SUA PEQUENA
MAS O PIOR MESMO FOI
QUANDO A DANADA MUIÉ
QUERIA A LÍNGUA DO BOI
PREFERIDO DO CORONÉ
AÍ É QUE O BICHO PEGOU!
E O CHICO SEM TER SAÍDO
CORTOU A LÍNGUA DO BOI
E DEU-LHE À SUA QUERIDA
O BOI AGORA SEM LÍNGUA,
MUITO DOENTE FICOU
E O DONO DA FAZENDA,
LOGO, LOGO, DESCONFIOU
MANDOU CHAMAR O SEU CHICO
QUE DE PRESSA SE ENTREGOU
"PEGUEI A LÍNGUA EMPRESTADA
MAS DEVOLVO PRO SENHOR"
SEM SABER O QUE FAZER
CHICO FOI NA ALDEIA PERTO
E CHAMOU O GRANDE PAJÉ
QUE DIZIAM SER MUITO ESPERTO
"COMO FOI POR BOA CAUSA
A JUDIERA COM O BOI
VOU FAZER MINHA MAGIA
E VOLTAR TUDO QUE FOI"
"LEVANTA MEU BOI GUERREIRO
LEVANTA MEU BOI RAZÃO
CONTRÁRIO TÁ TE ESPERANDO
NAS TERRAS DO MARANHÃO"
"LEVANTA MEU GOI GUEREIRO
E URRA FORTE DE NOVO
ESPANTA PRA BEM DISTANTE
OS INIMIGOS DO MEU POVO"
A CRIANÇA NASCEU FORTE
CATIRINA SE ALEGROU
O BOI ESCAPOU DA MORTE
OUTRA LÍNGUA LHE PREGOU
O POVO DE TÃO FELIZ
GRANDE FESTA FEZ ARMAR
FESTA QUE SE ESPALHOU PELO PAÍS
E HOJE CHAMAM DE BOI-BUMBÁ
(ADAPTAÇÃO: VINÍCIUS MEDRADO)
AS TOADAS E OS INTRUMENTOS
UM DOS PONTOS ALTOS DO PROJETO FOI A APRESENTAÇÃO DAS TOADAS, MÚSICAS QUE SE CANTAM NAS FESTAS DO BOI-BUMBÁ, PRINCIPALMENTE NO MARANHÃO E NO PARÁ. "LEVANTA MEU BOI GUERREIRO" E " MEU BOI CAIU" FORAM ALGUMAS DAS TOADAS CANTADAS COM AS CRIANÇAS. "SÃO CANÇÕES BEM POPULARES NESSAS REGIÕES", COMENTA AMANDA. AS TOADAS CONDUZIRAM AS AULAS ATÉ OS INSTRUMENTOS USADOS NAS FESTAS, COMO PANDEIRÃO, MATRACAS E TAMBOR DE ONÇA, UMA ESPÉCIE DE CUÍCA GIGANTE. "O TRABALHO COM RITMO ESTÁ SEMPRE ASSOCIADO AO TRABALHO COM OS INSTRUMENTOS", APONTA VINÍCIUS. COMO OS EDUCADORES DISPUNHAM DESSES INSTRUMENTOS, OS ALUNOS PUDERAM EXPERIMENTÁ-LOS. "FIZEMOS UMA RODA E FOMOS PASSANDO PARA QUE AS CRIANÇAS TOCASSEM, DESCOBRISSEM OS SONS".

ENCENAÇÃO E FESTA
ALÉM DO BOI PEQUENO, TODA A TURMA SE UNIU PARA CONSTRUIR UM MODELO GRANDE, FEITO EM PAPEL MACHÊ E DEPOIS COBERTO COM UM TECIDO BEM COMPRIDO (PARA ESCONDER OS PÉS DE QUEM ESTIVER EMBAIXO, CONDUZINDO O BOI). COM O BOI GRANDE, FIZERAM A ENCENAÇÃO DA HISTÓRIA E REALIZARAM UMA FESTA NA ESCOLA, NO HORÁRIO DA AULA DE MÚSICA. "AS CRIANÇAS SE REVEZARAM PARA CONDUZIR O BOI, POIS TODAS QUERIAM EXPERIMENTAR", LEMBRA AMANDA. AS TOADAS DERAM O RITMO À FESTA, QUE REPRESENTOU O FECHAMENTO DO PROJETO.
SUGESTÃO:



MOLDE DO BOI:


FONTE: GUIA PRÁTICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL N. 89 JULHO 2010.