Curta a nossa página!

Atividades com Valores: Esperança.








Atividades com Valores: Entusiasmo.









Cronograma para um planejamento de 3 dias.

Cronograma para um planejamento de 3 dias
Se a rede prevê menos de cinco dias para que as escolas façam cada uma a sua semana pedagógica, o planejamento desses encontros fica ainda mais importante. Aqui, uma sugestão de cronograma concentrado em três dias de trabalho coletivo.


PRIMEIRO DIA
Manhã: Apresentação, diagnósticos e agendas Após dar as boas vindas a todos e pedir que se apresentem, fale sobre o perfil da comunidade e das famílias atendidas, explique como são combinadas as regras e como funciona a divulgação de informações administrativas. Fale um pouco da rotina e dos novos materiais adquiridos. Depois, distribua cópias do Projeto Político Pedagógico e apresente os diagnósticos internos e externos para iniciar a discussão sobre o que a escola oferece atualmente e qual o objetivo final. Aproveite para mostrar a organização do calendário com todas as reuniões e eventos previstos ao longo do ano e a grade horária das turmas. Defina também horários de formação permanente e apresente a programação da semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões participarão e os assuntos que serão abordados.
Tarde: Avaliação de projetos institucionais Os projetos institucionais devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e, principalmente, ser coerente com o PPP. Analise o que foi realizado em anos anteriores e as novas propostas do ponto de vista das contribuições pedagógicas. Leve também propostas desenvolvidas em outras instituições ou encontradas em bibliografia especializada que podem complementar as ideias já existentes ou serem adaptadas para a instituição.
SEGUNDO DIA
Manhã: Passagem de turma Com os portfólios e mapas de aprendizado em mãos, o coordenador pedagógico deve organizar a equipe para que os professores que estão assumindo as turmas tenham informações sobre ela com base nos registros e nos depoimentos dos docentes do ano anterior. Para as turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área ou disciplina e outra para discorrer sobre o perfil da turma. Enquanto o coordenador orienta os professores, o diretor pode fazer uma reunião apenas com funcionários de apoio e administrativos para reforçar a importância de todos para os objetivos da escola. Escute sugestões de melhorias e monte um calendário de reuniões por área.
Tarde: Plano de ensino Momento de se dedicar à divisão de conteúdos por bimestre/trimestre e ao planejamento de atividades e projetos didáticos. Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por série e dos anos finais e do Ensino Médio por disciplina. Com base no PPP, no projeto curricular da rede e nas experiências de cada profissional será montado o plano de cada professor. A equipe gestora deverá passar por todos os grupos de trabalho para acompanhar as discussões e garantir que os objetivos da escola estejam contemplados no plano de ensino de todas as áreas. Avise que as propostas fechadas em grupos deverão ser apresentadas a todos no dia seguinte.
TERCEIRO DIA
Manhã: Continuação do plano de ensino Depois de um dia de discussão, os professores precisam de um momento para apresentar os planos elaborados por disciplina ou série para todos. Isso ajuda a construir a unidade do currículo. Contribua e estimule os colegas, mesmo de outras áreas, a comentar e acrescentar sugestões. Combine com os professores um prazo para a entrega final dos planos de ensino e reforce que haverá reuniões de formação o ano todo para tirar dúvidas e colaborar com o aperfeiçoamento das aulas.
Tarde: Encerramento e recepção dos alunos Peça a equipe que avalie os debates dos últimos dias, aponte pontos a melhorar e relembre que o planejamento será monitorado ao longo do ano para ajustes e acompanhamento. Aproveite para refletir sobre a recepção dos estudantes nos próximos dias para que eles se sintam acolhidos e motivados.
Fonte: Nova escola Gestão escolar edição 5.2009.

PASSO A PASSO CONVITE DE ANIVERSÁRIO - TEMA CIRCO - PALHAÇO.

Tema circo: convite de aniversário
Por Luciana Fortes
Fotos Bruno Gabrieli
Material necessário:
Cartolina branca
Papel duplex azul
Tufos de ráfia para o cabelo
Tule para o babado da gravata
Agulha e linha da cor do tule
Feltro vermelho para a boca
Olhinhos de plástico (ou um par de lantejoulas grande por convite)
Nariz de palhaço
Flor de plástico
Saquinho de plástico
Fita para amarrar o saquinho
A festa com o tema circo pede um convite de palhaço charmoso e fácil de montar como este. Siga o passo a passo e aprenda a fazê-lo.
Junte todo o material necessário em uma mesa com espaço para abrir a cartolina e espalhar todos os itens à vontade.
Deixe por perto também os instrumentos que serão utilizados: cola bastão, tesoura, caneta para tecido, lápis, régua e cola quente.
Na cartolina branca, faça dois círculos interligados. Você pode usar um prato raso de sobremesa como referência ou baixar o molde aqui para desenhar cada figura. Feitos os traçados, recorte os círculos sem separá-los e dobre uma parte sobre a outra. Essa será a base do convite.
Em outro pedaço da cartolina branca, faça um círculo menor, com cerca de 6 cm de raio, e recorte-o. Você pode usar como referência para esse desenho uma lata de leite em pó ou baixar o molde com a figura no tamanho certo aqui.
No círculo menor, trace uma linha pontilhada a 1,5 cm de uma de suas extremidades e uma linha cheia a 3,5 cm da mesma extremidade. Passe a tesoura em cima do tracejado. A outra marcação servirá para fazer uma dobra.
Dobre na marcação e fixe a aba formada na própria cartolina com cola do tipo bastão.
O círculo menor será o chapéu do palhaço, então, cole-o na parte superior da base do convite. Atenção: não se esqueça de verificar se a cartolina abre para o lado correto – o direito.
Agora, pegue o papel duplex azul e no verso risque um círculo de cerca de 6 cm de raio, usando como referência uma lata de leite em pó ou o mesmo modelo do passo 2 (para baixar o molde, clique aqui). No papel duplex, faça ainda um retângulo de 20 cm por 2 cm (para baixar o molde,clique aqui). Feitas as marcações, recorte as figuras. O círculo azul será o chapéu do palhaço e o branco cortado anteriormente servirá para o acabamento.
Repita com o círculo feito no papel duplex a mesma operação realizada na cartolina branca: trace uma linha pontilhada a 1,5 cm de uma de suas extremidades e uma linha cheia a 3,5 cm da mesma extremidade. No tracejado, passe a tesoura. Na cheia, dobre. Você deve ainda arredondar as pontas do retângulo feito no papel duplex, que será a aba do chapéu do palhaço.
Da mesma forma que você fez com a cartolina, dobre e cole a aba desenhada no círculo de papel duplex. Feito isso, fixe a figura na cartolina branca – ela é a base colorida para o chapéu do palhaço.
Passe cola na parte central do retângulo feito no papel duplex e cole bem rente ao final do círculo azul. Assim, o chapéu do palhaço estará completo!
Agora é hora de fazer a boca. Para isso, pegue o feltro vermelho e, com a caneta para tecido, desenhe uma boca de palhaço. Se preferir, é só clicaraqui e baixar o molde para imprimir.
Recorte a boca e use a cola quente para grudá-la na cartolina branca do mesmo lado em que foi colocado o chapéu de palhaço.
Desenhe o contorno dos olhos. Para isso, você pode baixar o molde aqui, recortar e aplicá-lo alinhado à boca do palhaço.
Com cola quente, grude os olhos de plástico dentro do contorno feito anteriormente e cole o nariz do palhaço na parte central do convite. Se preferir, simplesmente desenhe os olhos e o nariz.
Pegue o tule e passe uma agulha com linha no meio dele para fazer o babado da gola. Puxe até franzir, dobre o tule e use um pouco de cola quente para fixar no convite.
Cole um tufo de ráfia de cada lado do chapéu e a florzinha no meio dele.
Personalize e imprima aqui em uma folha sulfite o texto do seu cartão. Se você preferir, redija a sua própria mensagem em outro papel. Apenas preste atenção para que o seu recado caiba dentro do convite.
Coloque a folha com a mensagem do cartão e outro sulfite em branco lado a lado. Em cima, abra o cartão e contorne-o nas folhas.
Cole os papéis recortados dentro da cartolina. Isso garantirá o acabamento do convite
É só colocar o palhaço dentro do saquinho transparente e arrematar com um laço.

MENSAGEM: 10 MOTIVOS PARA SORRIR!!!

SORRIA!!! Hoje é mais um dia lindo para ser aproveitado!
SORRIA!!! Existem pessoas que te amam...
SORRIA!!! Você é super importante, e sem você o mundo não seria o mesmo!! SORRIA!!! Esqueça os problemas... você fica lindo ou linda com um sorriso estampado no rosto!!
SORRIA!!!! Você é privilegiado, pois pode e deve ter força física ou interior para lutar pelos seus objetivos!!
SORRIA!!!! Pois o sorriso é contagiante, vamos fazer uma epidemia!! Não se preocupe com os obstáculos da vida, eles nos fazem crescer!!
SORRIA!!! A vida é bela, se você não acha isso, torne sua vida bela.... comece sorrindo, que tudo a sua volta mudará!!!
SORRIA!!! Você tem amigos que te amam.... e um melhor amigo... DEUS!! SORRIA!!! A sua família é o seu porto seguro e você deve estar sempre perto de quem é sangue do seu sangue.
SORRIA!!! Pois você está vivo.... e este é o maior motivo para sorrir.... pois a sua existência faz o mundo mais feliz!!!!!!
Você já sorriu hoje?? Não?? Então o que está esperando??? Um sorriso por mais simples que seja modifica tudo a nossa volta. Um sorriso pode alegrar um coração, restaurar amizades e até conquistar as pessoas. Mas o mais importante é que sorrindo você se sentirá melhor e o seu sorriso contribuirá para um mundo mais feliz!!!!

Atividades com valores: Doçura.









Máscaras do Sítio à pedidos!!! Moldes!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados