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sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO!!!


MUITA SAÚDE, PAZ E TUDO DE BOM. BEIJOS AMIGOS!!!
JOELMA COUTO.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MODELO DE BOLETIM - ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL.


(PARA VISUALIZAR MELHOR CLIQUE NA IMAGEM)

MODELO DE BOLETIM - ACOMPANHAMENTO DO ALUNO.

ALFABETO MUSICAL COM ATIVIDADES!!!


















RECEBI ESSE ALFABETO MUSICAL DA DÉBORA DOS PROFESSORES SOLIDÁRIOS E INCLUI AS ATIVIDADES. ESPERO QUE GOSTEM. SEMPRE TRABALHAMOS ESSAS ATIVIDADES... E É SEMPRE BOM INOVAR. BJOS. JOELMA COUTO.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SURPRESA !!! UM PRESENTE PARA VOCÊ !!!



 GENTE, HOJE QUERO AGRADECER DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO TODA COMPANHIA, TODA ALEGRIA, TODA CUMPLICIDADE, TODA AMIZADE, TODO CARINHO, TODA CAMINHADA DURANTE ESSES ANOS QUE O BLOG ESTÁ NO AR. 
HISTÓRIA DO NOSSO BLOG
DATA DA CRIAÇÃO
26/02/2009
DESDE ESSE DIA QUE VENHO ME DEDICANTO A ESSE CANTINHO COM AMOR, TENTANDO MOSTRAR MINHA SOLIDARIEDADE, MINHA PAIXÃO POR EDUCAR E MINHAS ARTES, NUNCA IMAGINEI QUE UM BLOG SERIA TAMBÉM UMA FAMÍLIA E É ISSO QUE EU VEJO AGORA FAMÍLIA AMIGA DA EDUCAÇÃO E TODOS VOCÊS FAZEM PARTE DESSA FAMÍLIA. TODOS OS 2528 SEGUIDORES SÓ NESTE BLOG, FORAM 1376 POSTAGEM ATÉ HOJE E 1988 COMENTÁRIOS E ESPERO QUE ESSE NÚMERO AUMENTE CADA DIA, A CADA MÊS E ANO QUE O BLOGUINHO FIQUE NO AR. 
COM 1 ANO O BLOG COMPLETOU 1 MILHÃO DE VISITAS EM 04/08/2010, COM 2 ANOS O BLOG COMPLETOU 2 MILHÕES DE VISITAS EM 29/03/2011, COM 2 ANOS E 6 MESES O BLOG COMPLETOU 3 MILHÕES DE VISITAS EM 20/08/2011 E POR FIM ELE COMPLETOU 4 MILHÕES DE VISITAS EM 20/12/2011 COM 2 ANOS E 10 MESES E TUDO ISSO EU DEVO A VOCÊS E EM ESPECIAL A DEUS QUE NOS SEMPRE ACOMPANHA. 
QUERO AGRADECER MAIS UMA VEZ POR TUDO QUE JÁ PASSAMOS E IREMOS AINDA PASSAR AQUI NA FAMÍLIA AMIGA DA EDUCAÇÃO, COMO FORMA DE AGRADECIMENTO VOU ENVIAR (POR EMAIL) UM PRESENTE SURPRESA PARA TODOS OS SEGUIDORES QUE DEIXAREM O SEU EMAIL NESTE POSTE ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO DE 2012, ESSE PRESENTE AJUDARÁ NA ARRUMAÇÃO DA SALA DE AULA AGORA NO INÍCIO DO ANO. ESPERO MUITO PODER CONTAR COM VOCÊS NESTE ANO QUE SE INICIA ...
..."O nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos... Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco! Assim, neste NOVO ANO que se inicia Possamos caminhar mais e mais juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. O ano se finda e tão logo o outro se inicia... E neste ciclo do "ir" e "vir" O tempo passa... e como passa! Os anos se esvaem... E nem sempre estamos atentos ao que Realmente importa. Deixe a vida fluir E perceba entre tantas exigências do cotidiano... O que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! E crie uma nova vida... um novo dia... Um novo ano que ora se inicia! Crie um novo quadro para você! Crie, parte por parte... em sua mente... Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... Que está logo além do presente. E assim dê início a uma nova jornada! Que o levará a uma nova vida, a um novo lar... E aos novos progressos na vida! Você logo verá esta realidade, e assim encontrará A maior Felicidade...e Recompensa... Que o ANO NOVO renova nossas esperanças, E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas} E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias! E que o resplendor dessa chama Seja como a tocha Que ilumina nossos caminhos Para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor! À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal, Amigos(as) que já fazem parte da minha vida, Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas. Muita Paz em seu contínuo despertar! 

 "UM FELIZ 2012"
 JOELMA COUTO.
 
OBS: TEM QUE DEIXAR O EMAIL PARA QUE EU POSSA ENVIAR. OBRIGADA.

VOLTA ÀS AULAS PARTE 6.

Objetivos:
Desenvolver a interação entre os alunos
Desenvolver a linguagem oral


Varal de histórias
Materiais:
Foto, objeto ou desenho feito nas férias
Relato escrito pelos pais
Para essa atividade, cada criança deve levar uma foto, objeto ou desenho e relato escrito por seus pais sobre o que aconteceu durante as férias.
1. Abra uma roda, peça cada criança explicar o motivo do material escolhido e leia em voz alta o relato dos pais.
2. Após a atividade, monte um varal, dentro da sala de aula ou em algum espaço em comum para que todas as turmas possam ver, e pendure os objetos, fotos e desenhos.
3. Deixe durante todo o dia ou mais para que elas relembrem e compartilhem as experiências vividas durante o recesso escolar.

SE SUA SALA FOR DE PEQUENOS EU ACONSELHO ELES FAZEREM UM RELATO ILUSTRATIVO DE COMO FOI AS FÉRIAS E VOCÊ COLOCAR NO VARAL DE HISTÓRIAS, ASSIM VOCÊ APRESENTA ESSE VARAL PARA AS ATIVIDADES E ALGUMAS UTILIDADES DURANTE O ANO COMO HISTÓRIAS NO VARAL, POEMAS, QUANDO PRODUZIREM ATIVIDADES DE COLAGEM, UTILIZAR PARA COLOCAR LIVROS DA BIBLIOTECA PARA QUANDO ELES CHEGAREM ENTRAR EM CONTATO COM ESS

ES LIVROS, FOLEAREM E ESCOLHEREM OS LIVROS DE LEITURA PARA A SEMANA E ETC.


Objetivos:
Desenvolver a interação entre os alunos
Criar vínculos de amizade
Reconhecer o ambiente escolar



Tour divertido
Nessa atividade, cada professor segue um tour pelos espaços da escola. Esse passeio tem o objetivo mostrar as mudanças que ocorreram durante as férias, uma sala que no ano anterior não se frequentava, novos brinquedos ou jogos, a areia branquinha nos parques. A última parada é o local onde fi cam as mochilas das crianças. Peça para o grupo tentar adivinhar de quem é cada material. Assim que os alunos descobrirem, o dono retira da mochila algum material diferente ou que seja do período letivo anterior e que o acompanhou até a volta às aulas, e mostra aos colegas de classe. Apesar de parecer simples, essa atividade é muito divertida para as crianças, pois facilita a formação de um grupo por meio de descontração e sentimentos de acolhimento e proteção.

 “TOUR” PELA ESCOLA:
Para que os novos Alunos tenham claro o comportamento que se espera deles nas diferentes dependências da nossa Escola, eles serão levados a uma excursão pelo prédio. Cada Funcionário se apresenta o explica o que se faz naquela sala.
 Sala de Vídeo
 Cozinha
 Banheiros
 Sala dos Professores
 Sala da Secretaria
 Sala da Coordenadora Pedagógica
 Sala do Diretor da Escola
Mais uma vez, em cada sala visitada os que nela trabalham farão um breve relato de suas funções na Escola. No caso da sala estar vazia o Professor Guia do “Tour” dará essas explicações. 



VOLTA ÀS AULAS PARTE 5.


Dinâmicas divertidas
Provocar a intimidade entre os alunos faz com que eles se sintam mais confortáveis no ambiente escolar e facilita a avaliação do corpo docente. As atividades em grupo e a atenção do professor devem respeitar a individualidade e as características pessoais de cada aluno. Confira algumas sugestões e estimule a autoestima, a interação, o autoconhecimento e a criatividade de seus alunos.

 "É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.


Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:

verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)

vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.

Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.

Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.

Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.

Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas."




 Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol.

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:

- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:

- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.



 Objetivos:
Desenvolver a expressão oral
Socializar
Dar noções rítmicas
Trabalhar a percepção auditiva
Dramatizar



História cantada
Materiais:
Instrumentos musicais de brinquedo (opcional)
Conte livremente a história “Os músicos de Bremen”, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.



de Jakob e Wilhelm Grimm, numa adaptação do Livro Contos de Fadas



"Um homem tinha um burro que, há muito tempo, carregava sacos de milho para o moinho. O burro, porém, já estava ficando velho e não podia mais trabalhar. Por isso, o dono tencionava vendê-lo. O pobre animal, sabendo disso, ficou muito preocupado, pois não podia imaginar como seria seu novo dono... e então, para evitar qualquer surpresa desagradável, pôs-se a caminho da cidade de Bremen.

"Certamente, poderei ser músico na cidade", pensava ele.
Depois de andar um pouco, encontrou um cão deitado na estrada, arfando de cansaço.
- Por que estás assim tão fatigado? perguntou o burro.
- Amigo, já estou ficando velho e, a cada dia, vou ficando mais fraco. Não posso mais caçar; por isso meu dono queria me entregar à carrocinha. Então, fugi, mas não sei como ganhar a vida.
- Pois bem, lhe disse o burro. Minha história é bem semelhante à sua. Vou tentar a vida como músico em Bremen. Venha comigo. Eu tocarei flauta e você poderá tocar tambor.

O cão aceitou o convite e seguiu com o burro. Não tinham andado muito, quando encontraram um gato, muito triste, sentado no meio do caminho.
- Que tristeza é essa, companheiro? lhe perguntaram os dois
- Como posso estar alegre, se minha vida está em perigo? respondeu o gato. Estou ficando velho e prefiro estar sentado junto ao fogo, em vez de caçar ratos. Por esse motivo, minha dona quer me afogar.
- Ora, venha conosco a Bremen, propuseram os outros. Seremos músicos e ganharemos muito dinheiro.

O gato, depois de pensar um pouco, aderiu e acompanhou-os. Foram andando até que encontraram um galo, cantando tristemente, trepado numa cerca.
- Que foi que lhe aconteceu, amigo? perguntaram os três.
- Imaginem, respondeu o galo, que amanhã a dona da casa vai ter visitas para o jantar. Então, sem dó nem piedade, ordenou ao cozinheiro que me matasse para fazer uma canja.
Os outros, então, lhe propuseram:
- Nós vamos a Bremen, onde nos tornaremos músicos. Você tem boa voz. Que tal se nos reunissemos para formar um conjunto?
O galo gostou da idéia e juntando-se aos outros seguiram caminho.

A cidade de Bremen ficava muito distante e eles tiveram que parar numa floresta para passar a noite. O burro e o cão deitaram-se em baixo de uma árvore grande. O gato e o galo alojaram-se nos galhos da árvore.
O galo, que se tinha colocado bem no alto, olhando ao redor, avistou uma luzinha ao longe, sinal de que deveria haver alguma casa por ali. Disse isso aos companheiros e todos acharam melhor andar até lá, pois o abrigo ali não estava muito confortável.

Começaram a andar e, cada vez mais, a luz se aproximava. Afinal, chegaram à casa. O burro, como era o maior, foi até a janela e espiou por uma fresta. À volta de uma mesa, viu quatro ladrões que comiam e bebiam. Transmitiu aos amigos o que tinha visto e ficaram todos imaginando um plano para afastar dali os homens. Por fim, resolveram aproximar-se da janela. O burro colocou-se de maneira a alcançar a borda da janela com uma das patas. O cão subiu nas costas do burro. O gato trepou nas costas do cão e o galo voou até ficar em cima do gato.

Depois, a um sinal combinado, começaram a fazer sua música juntos: o burro zurrava, o cão latia, o gato miava e o galo cacarejava. A seguir, quebrando os vidros da janela, entraram pela casa a dentro, fazendo uma barulhada medonha.

Os ladrões, pensando que algum fantasma havia surgido ali, saíram correndo para a floresta. Os quatro animais sentaram-se à mesa, serviram-se de tudo e procuraram um lugar para dormir. O burro deitou-se num monte de palha, no quintal; o cão, junto da porta, como a vigiar a casa; o gato, junto ao fogão, e o galo encarapitou-se numa viga do telhado. Como estavam muito cansados, logo adormeceram.

Um pouco além da meia noite, os ladrões, verificando que a luz não brilhava mais dentro da casa, resolveram voltar. O chefe do bando disse aos demais:
- Não devemos ter medo!
E mandou que um entrasse primeiro para examinar a casa. Chegando à casa, o homem dirigiu-se à cozinha para acender um vela. Tomando os olhos do gato, que brilhavam no escuro, por brasas, tentou neles acender um fósforo. O gato, entretanto, não gostou da brincadeira e avançou para ele, cuspindo-o e arranhando-o. Ele tomou um grande susto e correu para a porta dos fundos, mas o cão, que lá estava deitado, mordeu-lhe a perna. O ladrão saiu correndo para o quintal, mas, ao passar pelo burro, levou um coice. O galo, que acordara com o barulho, cantou bem alto: - Có, có, ró, có!!!!

Sempre a correr, o ladrão foi se reunir aos outros, a quem contou:
- Lá dentro há uma horrível bruxa que me arranhou com suas unhas afiadas e me cuspiu no rosto. Perto da porta, há um homem mau que me passou um canivete na perna. No quintal, há um monstro escuro, que me bateu com um pedaço de pau. Além disso tudo, no telhado está sentado um juiz, que gritou bem alto:
"- Traga aqui o patife!!!"... Acho que não devemos voltar lá... é muito perigoso!!

Depois disso, nunca mais os ladrões voltaram à casa, e os quatro músicos de Bremen sentiam-se muito bem lá, onde faziam suas músicas e viviam despreocupados. De vez em quando alguém das redondezas os chamavam e lá iam eles, felizes e contentes, tocar a sua música...."
 
O IMPORTÂNTE É VOCÊ TODOS OS DIAS CONTAR UMA HISTÓRIA PARA QUE OS ALUNOS SINTAM PRAZER DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA PARA OS ALUNOS ENTRAR EM CONTATO COM A LEITURA DESDE CEDO.

NÓS TEMOS AQUIVOS PARA DOWNLOAD COM 365 HISTÓRIAS AQUI.

Objetivos:
Desenvolver a expressão corporal
Socializar as crianças
Relaxar e aliviar as tensões


Massagem coletiva
Para que as crianças se integrem melhor e relaxem nos primeiros dias de aula, peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE MAIS ESSAS DICAS. UM BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA, SE DEUS QUISER. FIQUEM COM DEUS. 
JOELMA COUTO.

PRESÉPIO DE PALITO DE PICOLÉ DA MINHA TURMINHA!!!


 OI GENTE, TROUXE HOJE UMA ATIVIDADE SUPER BACANA QUE O PROFESSOR CLÉCIO DO BLOG http://aoprofessor.blogspot.com/ (QUE TRABALHA COMIGO) FEZ NA TURMINHA DELE E EU ADOREI A SUGESTÃO E FIZ NA MINHA TAMBÉM. O QUE É BOM TEMOS QUE APROVEITAR... PRESÉPIO DE PALITO DE PICOLÉ. ESPERO QUE GOSTEM, MINHA TURMINHA AMOU...

 TRABALHO DA MINHA TURMA DO 1º ANO


 OLHA MINHA TURMINHA LINDA...

 AGORA ESSE ABAIXO FOI O TRABALHO DO PROFESSOR CLÉCIO DA TURMA DO 3º ANO.

 UTILIZAMOS ESSAS IMAGENS ABAIXO:


ESSA ABAIXO TAMBÉM É UMA OUTRA SUGESTÃO.

E abaixo essa foi a lembrancinha da minha turma esse ano!!!




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VOLTA ÀS AULAS PARTE 4.



Objetivos:
Desenvolver a interação entre os alunos
Criar vínculos de respeito e amizade entre eles
Desenvolver a linguagem oral
Desenvolver a coordenação motora fina
Descobrir-se como ser participativo e atuante na sociedade em que vive
Desenvolver a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar


Cartão de boas-vindas
Materiais: Papel cartão Canetinha hidrocor Lápis de cor Tesoura sem ponta Cola Lápis 2B para desenhar

 Outra boa sugestão para o primeiro dia de aula é propor aos alunos a confecção de cartões para recepcionar os amiguinhos novos e antigos. Dê um pedaço de papel cartão para cada aluno e explique que todos deverão confeccionar um cartão de boas-vindas que será trocado entre eles. Dobre o papel cartão ao meio. Nele, os alunos deverão fazer desenhos, utilizando lápis de cor, canetinha, tesoura e cola, caso queiram cortar e colar algo diferente. Se os alunos já souberem escrever, peça que escrevam uma mensagem de boas-vindas. Realize um sorteio para a troca dos cartões. Assim todos interagem e se conhecem melhor.


Calendário
Materiais:
Papelão
E.V.A. azul, rosa, laranja, verde
Papel color set amarelo
Cola quente
1 bailarina
Caneta hidrocor
Furador e botões
Fio de náilon
Botões


1. Encape o papelão com o E.V.A. azul. Recorte o molde do arco no E.V.A. rosa, o triângulo no laranja e a seta no verde. 2. Cole o triângulo e o arco rosa. Fure o arco rosa e a seta. Prenda a seta com a bailarina.
3.
Cole os botões e desenhe o tempo conforme o risco. 4. Com o color set amarelo cortado e furado nas laterais, escreva as datas, meses do ano e os dias dos meses. Prenda-os no botão com fio de náilon.

COMO EU NÃO TENHO ESSE MOLDE DE CALENDÁRIO, MAIS DÁ PARA TER UMA IDÉIA, TROUXE OUTROS MODELOS COM MOLDE COMO SUGESTÃO, UM CALENDÁRIO DE PAREDE DA PITÓ PITÓ E OUTRO CALENDÁRIO DE MESA QUE VC PODE ATÉ PRESENTEAR OS AMIGOS PROFESSORES, COORDENADORES E QUEM VOCÊS QUISEREM.

Painel de aniversariante do mês
Materiais:
Papelão
Papel camurça azul escuro, amarelo,azul claro, laranja, rosa, verde e vermelho
Fitilho
Cola branca
Tesoura
Purpurina ou glitter
Acetato ou transparência
Pedaços de canudinho



 1. Recorte as bexigas, o bolo e o acetato conforme o molde.
2.
Encape o papelão com o papel camurça azul escuro.
3.
Recorte os moldes e cole o bolo, as bexigas com os fitilhos, as velas, feitas com pedaços de canudinho, e as chamas.
4.
Cole o acetato e enfeite com a purpurina

 TROUXE ESSA SUGESTÃO DE PAINEL DE ANIVERSARIANTES DO BLOG http://aartequeencanta.blogspot.com, ESPERO QUE AJUDE VOCÊS.

BEIJOS PESSOAL E ATÉ A PRÓXIMA.
 

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