Páginas

DICAS PARA QUE O RETORNO SEJA TRANQUILO. (ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS)

VAMOS NOS PREPARAR PARA O NOVO ANO LETIVO? 
COMEÇA AGORA UM ESPECIAL DE VOLTA AS AULAS. 
ESPERO QUE GOSTEM.
 BJOS. FIQUEM COM DEUS. 

SEI QUE AINDA TEM TEMPO PARA O RETORNO DAS AULAS MAIS OS PAIS TEM QUE SE PROGRAMAR PARA  COMEÇAR a incentivar os pequenos para o início do ano letivo. Especialistas em educação dão dicas para que o retorno seja tranquilo e para que os momentos de acordar cedo, de estudar e de voltar com as atividades extracurriculares não se tornem uma tortura.
Envolver a criança na compra e na organização do material escolar pode dar muito certo. O filho tende a ficar mais animado ao escolher alguns itens, além de ajudar a encapar livros e cadernos e participar da arrumação da mochila.
“São formas de estimular a criança. É importante, ainda, que os pais falem o que tem de bom na escola, os amiguinhos, os professores e as brincadeiras”, orienta a psicopedagoga Cybele Meyer.
Os irmãos João Lucas, 10, e Maria Cecília, 4, já estão contando os dias para o início das aulas. Para a menina, será um mundo novo, já que vai frequentar a escola pela primeira vez. “Ela não vê a hora de estrear o uniforme e a mochila nova. Fica provando a roupa o tempo todo”, conta a mãe, a fotógrafa Sabrina Viana Figueiredo Hoehene, 33.
João Lucas também fica empolgado para voltar para o colégio, principalmente por causa dos coleguinhas de turma. A mãe conta que os amigos se encontram durante as férias para dar continuidade a um rodízio de livros incentivado pela escola.
“São sete livros de uma coleção para a leitura durante as férias. Ele fica doido para encontrar com os colegas e isso estimula a vontade de voltar para a escola”, diz Sabrina.
PequeninosNo caso das crianças menores, em idade pré-escolar, Cybele Meyer diz que há três situações diferentes de adaptações: aquelas que desde o primeiro dia ficam resistentes, grudam no pescoço da mãe e choram durante uma semana até se adaptar; as crianças que não terão nenhum problema nesse sentido por causa da própria personalidade e relacionamento interpessoal muito aflorado; e, finalmente, os pequenos que frequentam a escola durante a primeira semana, exploram todas as novidades, mas depois se recusam a voltar pois preferem a rotina da própria casa. Essa última situação é a mais conflituosa, diz a psicopedagoga.
“É importante que os pais estejam preparados para insistir. Alguns pensam que pode ter acontecido algo na escola, porque o filho estava indo bem e, de repente, não quer mais voltar. Mas, nessa idade, é normal querer o novo e depois se cansar”, afirma a especialista. Portanto, nada de deixar a criança em casa por mais alguns dias ou trocar de escola, porque não está agradando logo de cara ao filho.
“Os pais precisam ser parceiros da escola, mesmo que a criança fique chorando, pois ela vai se adaptar. Se ela for transferida logo para outro colégio, o comportamento só será reforçado. Os estudantes nos primeiros anos do ensino fundamental também podem estranhar a rotina e usar outros pretextos, como dor de cabeça”, alerta Cybele Meyer. 

Tudo novo
Quando o filhote vai para outra escola ou se está começando a estudar, vale a pena chegar mais cedo no primeiro dia de aula ou até dias antes para que ele se acostume ao novo ambiente, sugere a pedagoga da Escola Ilha-Florescer, Patrícia Sabadini. “É importante a criança se familiarizar com o espaço para se sentir mais segura”.

Cybele Meyer acrescenta que “se o filho já tem um histórico de adaptação difícil, o melhor é a mãe ir com ele na escola para animá-lo a descobrir o que mudou no local, por exemplo”, diz.
Quanto mais nova a criança, mais dificuldade terá de entender a rotina. E o retorno se torna mais difícil se ela ficou mais tempo na companhia dos pais nas férias. Por isso, uma dica é dizer ao filho que está contente em voltar para o trabalho e que também vai ser bom rever os colegas.
Entrar nos eixosNa última semana de férias, para que o sono também volte ao ritmo e horário normal, é importante levar os baixinhos para a cama mais cedo. Isso vai evitar um impacto muito grande na volta às aulas.
A psicóloga e diretora da Escola Monteiro Lobato, Ana Rita Costa Gomes, diz que a retomada da rotina escolar não pode ser feita de um dia para o outro. “Para quem está viajando com a família, não é recomendado voltar no mesmo dia do início das aulas, por exemplo. Os pais também podem diminuir o ritmo da criança, que geralmente está muito agitada nas férias”, destaca a psicóloga.
Incentive a leitura, que ajuda a desacelerar. A volta à vida escolar também é prejudicada quando as crianças passam muitas horas das férias vendo televisão ou usando o computador, o que torna a readaptação mais complicada.
As escolas também costumam preparar várias atividades e gincanas na primeira semana de aula para ajudar na apdatação dos alunos e dar as boas-vindas para os estudantes recém-chegados. “O lanche servido também costuma agradar bastante, com pipoca, gelatina e sorvete”, completa Ana Rita.

O incentivo de que ele precisa

Material escolar

Leve o filho junto: Quem ainda não comprou o material deve dar uma chance ao filho para que ele escolha pelo menos alguns itens. Isso anima o pequeno e enfatiza a ideia de que ele tem que voltar a estudar. Vocês também podem dar folhear os livros para ver o que será tratado nas aulas durante o ano

Conversas

Incentivo: Outra forma de motivar a criança é conversar bastante sobre o quanto é bacana voltar às aulas. Fale sobre as novidades que estão sendo preparadas na escola, o reencontro com os coleguinhas e todos os pontos que o filho mais gosta
Escola é legal: 
Para ajudar, os pais não devem se referir à escola como um lugar ruim, ou o quanto não gostavam de determinada disciplina. É preciso enfatizar os aspectos positivos da escola na volta às aulas, principalmente no caso das crianças que estão iniciando a vida escolar 

Visitar a escola

Antes das aulas: Dar um pulo na escola antes do primeiro dia de aula pode ser positivo para a criança que está começando o ano letivo em outra escola ou que vai mudar de sala e de ambiente. Mostre onde vai ser a sala, esclareça dúvidas sobre quem é o professor, quantos colegas têm na turma, onde é o banheiro, etc.

De volta à rotina 

Uma semana antes: 
Se ela for à escola de manhã, comece a despertar a criança em horários próximos aos da aula, pelo menos uma semana antes. E também antecipe o horário de dormir. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se estuda no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho 

Perto do dia “D”

Revisão: Verifique com seu filho se o material escolar está em ordem e veja se há alguma tarefa para o retorno. Fazer isso junto com o pequeno e relembrar as coisas legais que ele produziu ao longo do semestre anterior é bom para entrar no clima de volta às aulas

Insista

Nos primeiros dias: Se a criança fizer birra e não quiser ir à escola, seja firme, mas carinhoso. E não permita que ela falte ao primeiro dia de aula. O importante é explicar que é natural sentir preguiça – mas, sem deixar de motivá-la – e expor os ganhos que ela teria se estivesse com os colegas nos primeiros dias de aula

Pré-escolar

Aos poucos: No começo, leve o filhote por algumas horas e, pouco a pouco, vá aumentando o horário da permanência dele na creche/escola. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente
É bom você levar: 
É importante que a mãe ou o pai leve e traga a criança, mas não prolongue as despedidas. Você tem que passar segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela
Estimule em casa: 
Pergunte a professora sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na sala de aula e anime seu filho a compartilhar com você as experiências que aprende. Demonstre alegria e entusiasmo por seus progressos.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com

FELIZ ANO NOVO!!!

OI GENTE, ESPERO QUE TODOS ESTEJAM NO ESPÍRITO NATALINO E ENTRANDO NO ESPÍRITO DE RENOVAÇÃO, POIS JÁ ESTAMOS DANDO ADEUS AO ANO DE 2012 PARA COMEÇAR UM NOVO ANO EM 2013. FOI MUITO BOM PASSAR ESSE ANO NA COMPANHIA DE TODOS VOCÊS, E VAMOS QUE VAMOS, QUE O ANO DE 2013 PROMETE VÁRIAS COISAS MARAVILHOSAS, CRIATIVAS E SUGESTÕES PARA APLICARMOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL. 
EU SÓ FICAREI DE FÉRIAS NO DIA 18 DE JANEIRO... MAIS ESTOU PENSANDO O QUE FAZER PARA O PRÓXIMO ANO LETIVO, NÃO SEI AINDA A SÉRIE QUE IREI PEGAR, MAIS VAMOS COMEÇAR A PUBLICAR MATÉRIAS DE VOLTA AS AULAS. ESPERO QUE VOCÊS CURTAM BASTANTE ESSAS DICAS. E FELIZ ANO NOVO PARA TODOS.... 

BJOS. JOELMA COUTO. 


PASSO A PASSO COM MOLDE EMBALAGEM PARA PANETONE.

O QUE EU ACHO UM MÁXIMO TENHO QUE COMPARTILHAR COM VCS. OLHA QUE SUPER ESSE PORTA PANETONE DA VILA DO ARTESÃO. GOSTARAM, AINDA DÁ TEMPO DE FAZER PARA COLOCAR NA SUA MESA OU ATÉ MESMO PRESENTEAR ALGUÉM. NA VILA ELA ESTÁ MOSTRANDO COMO FAZER PASSO A PASSO E COM MOLDES. ESPERO QUE GOSTEM. BJOS. JOELMA COUTO. MAIS UMA DICA!

QUE APRENDER ENTÃO CLICA AQUI


PROJETO VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA.

Oi gente linda, vamos nos preparando para 2013 e pensando nos projetos para trabalhar o ano todo, segue um projeto abaixo da Samantha que ela utiliza sempre na turma dela. Projeto de leitura. Super útil para qualquer sala. Beijos. Joelma Couto.


                       VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
TRATA-SE DE UM PROJETO DE PRÁTICA DE LEITURA ONDE OS ALUNOS LEVARÃO PARA CASA UMA SACOLA CONTENDO ALGUNS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS E UM CADERNO DE REGISTRO, ONDE TERÃO QUE REGISTRAR E RECONTAR A HISTÓRIA LIDA; USANDO ESCRITA, COLAGEM, DESENHOS E TUDO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.
DEPOIS, CADA ALUNO APRESENTARÁ SUA CRIAÇÃO AOS COLEGAS.


JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as hisstórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que
LER É UMA VIAGEM MARAVILHOSA E NÃO APENAS MAIS UMA DAS ATIVIDADES DE ESCOLA.

OBJETIVOS
Proporcionar situações de leitura compartilhada.
Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, jornais e  revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
Participação em situação de conto e leitura de histórias.
Escuta atenta e interessada de histórias.
Observação e manuseio de livros.
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.

METODOLOGIA BÁSICA

Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, POR UMA SEMANA.
 O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.
Poderá levar lembrancinhas para os colegas.

CONTEÚDO DOS TRABALHADOS
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.

CRONOGRAMA

Durante todo o ano de 2012

AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

Professora Samantha Alvarenga




PASSO A PASSO LEMBRANCINHA DE FORMATURA COM MOLDES.

 LEMBRANCINHA DE FORMATURA, ENCONTREI EM UMA REVISTA E TROUXE PARA VOCÊS. ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM. BJOS. JOELMA COUTO. 




ARTESANATO COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO / NATAL.


Porque sugerir o trabalho com rolinhos de papel?

É muito importante que os alunos trabalhem não somente com bidimensão (altura x largura) mas que visualizem, toquem, planejem e criem com formas tridimensionais. Os rolinhos de papel higiênico, papel alumínio, papel filme, etc. possibilitam desenvolver a criatividade e o trabalho com formas e volumes. 

Os rolinhos de papel higiênico, papel alumínio e outros, geralmente vão para o lixo e porque não reutilizá-los dando asas a nossa imaginação? Podemos fazer com eles animais, enfeites, brinquedos, casas, carrinhos e muito mais. É preciso se desafiar para criar, isto é, olhar para um rolinho e pensar“ com esse tema o que eu poderia fazer com esse objeto?”. Aos poucos vamos imaginando e criando, às vezes, começamos a trabalhar sem ter definido exatamente o que vamos construir e, devagarinho pinta daqui, encapa de lá, cola parte com parte e... pronto, algo foi criado.

Pra nós professores que fomos criados com modelos, às vezes, deixar os alunos criarem, dá angústia, parece que não vai sair nada, que tudo vai ficar feio, nada aproveitável mas o segredo é:

- Trabalhe o tema antes de qualquer coisa, abasteça seus alunos de imagens, ideias. - Dê-lhes materiais diferenciados que instiguem a curiosidade. 

- Faça perguntas sobre o tema em questão e desafie-os a criar algo diferente. 

- Nunca deixe na frente da sala um modelo exposto porque se fizer isso, seus alunos se acomodam e a criatividade será truncada.



Pra nós professores que fomos criados com modelos, às vezes, deixar os alunos criarem, dá angústia, parece que não vai sair nada, que tudo vai ficar feio, nada aproveitável mas o segredo é:

- Trabalhe o tema antes de qualquer coisa, abasteça seus alunos de imagens, ideias. - Dê-lhes materiais diferenciados que instiguem a curiosidade. 

- Faça perguntas sobre o tema em questão e desafie-os a criar algo diferente. 

- Nunca deixe na frente da sala um modelo exposto porque se fizer isso, seus alunos se acomodam e a criatividade será truncada.

Você pode trabalhar do lixo ao luxo pois ao pintar um rolinho, colar feltro ou EVA, fazer texturas com Textura criativa ou Crystal cola você terá peças muito graciosas que enfeitarão sua escola, sua casa e poderão ser utilizados para presentear quem você gosta.

Qual é o objetivo desta oficina?

Sugerir diferentes enfeites de Natal confeccionados com rolinhos que proporcionam o desenvolvimento da criatividade, o trabalho com a tridimensão e o manuseio de diferentes materiais expressivos juntos.

Atividades / Enfeites de Natal - Sugestões

Material: Todos os enfeites foram confeccionados com rolinhos de papel higiênico, papel toalha e papel alumínio.

1) Rena

Material:
rolinho de papel higiênico, bolinha de isopor, Tinta Acrílica fosca, Textura Criativa, Cola de EVA e isopor, Crystal cola Metallic e Brilliant, Cola branca, EVA (várias cores), pincel ref. 054, nº 08 e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte o rolinho com Textura Criativa e a bolinha de isopor (cabeça) com a Tinta Acrílica fosca. Cole a bolinha no rolinho com a Cola de EVA e isopor.

b) Recorte os chifrinhos, orelhas, nariz, boca e barriga em EVA. Cole com Cola de EVA. Com Crystal cola faça os olhos e os detalhes da barriga da Rena.



2) Papai Noel
Material: rolinho de papel higiênico, bolinha de isopor (cabeça), Tinta Fosca para artesanato vermelha, Tinta Acrílica fosca amarelo pele, Crystal cola Glitter Cristal, Cola de EVA e isopor, feltro branco, vermelho e preto, pincel ref. 054, nº 08, olhos móveis e tesoura.

Modo de fazer:
a) Pinte o rolinho com a Tinta Fosca para Artesanato vermelha.

b) Passe a Crystal cola Glitter Cristal no feltro vermelho. Depois de seco, corte o gorro do Papai Noel e a roupa. Cole
uma tirinha de feltro branco na parte inferior do rolinho e nas beiradas das roupas do velhinho.

c) Pinte a bolinha de isopor com a Tinta Acrílica fosca. Cole no rolinho com a Cola de EVA e isopor.

d) Cole as roupas do Papai Noel, o cinto, barbas, bigode, nariz e boca. Finalize colando os olhos móveis. 



3) Boneco de Neve
Material: rolinho de papel higiênico, bolinha de isopor, arame, EVA, feltro, Cola de Eva e isopor, Tinta PVA branca, pincel ref. 054, nº 08, Crystal cola Brilliant preta e Glitter Cristal, Super cola pano e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte o rolinho e a bolinha de isopor com a Tinta PVA branca. Cole no rolinho.

b) Faça a cartola do boneco de Neve com EVA vermelho ou preto. Pinte o EVA com a Crystal cola Glitter Cristal. Recorte uma tirinha de feltro verde e cole na cartola e outra mais larga e mais comprida para fazer o cachecol.

c) Recorte uma tira de feltro de mais ou menos 2 cm de largura, coloque um pedaço de arame no meio e passe Super cola pano para fazer os braços do boneco. Cole em volta do rolinho. Finalize com a Crystal cola Brilliant preta fazendo olhos, boca, botões.



4) Gnomo

Material: rolinho de papel higiênico, bolinha de isopor, Cola para EVA e isopor, Crystal cola Glitter Cristal e verde, Crystal cola Brilliant preta, Tinta Fosca para artesanato verde, Tinta Acrílica fosca pêssego, feltro vermelho, branco, verde e bege, pincel ref. 054, nº 08 e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte o rolinho de papel higiênico com Tinta Fosca para artesanato verde e a bolinha de isopor com Tinta Acrílica
pêssego. Cole-a no rolinho com a Cola de EVA e isopor.

b) Recorte o feltro vermelho (vestes), branco, cinto e gola da roupa, verde (chapéu do gnomo), pêssego (orelhas). 

c) Pinte o chapéu com a Crystal cola Glitter Cristal e espere secar.  Cole na cabeça do gnomo.

d) Faça texturas com a Crystal cola Glitter verde na roupa do gnomo. Cole no rolinho. Faça os detalhes com Crystal cola Brilliant preta. 



5) Árvore de Natal

Material: rolinho de papel higiênico, Tinta Fosca para artesanato verde, EVA verde (vários tons), Crystal cola, Cola para EVA, fita, lantejoulas, feltro e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte o rolinho com a Tinta PVA verde. Cole um pedaço de feltro marrom na parte inferior.

b) Recorte no EVA verde as partes da árvore. Faça texturas com Crystal cola. Cole as partes com a Cola de EVA e
isopor sobrepondo-as. 

c) Cole a árvore no rolinho. Finalize com lantejoulas e laço.



6) Papai Noel 

Material: rolinho de papel toalha, Tinta Fosca para artesanato vermelha, Crystal cola Metallic branca, Cola pano, EVA preto e branco, feltro (bege e branco), pincel ef. 054, nº 08 e tesoura.

Modo de fazer:
a) Pinte o rolinho de papel toalha com a Tinta Fosca para artesanato vermelha. Com a Crystal cola Metallic branca faça movimentos com o pincel do final do rolinho para dentro (barra da calça do papai Noel). 

b) Corte dois círculos e duas botas em EVA preto e cole nas laterais do rolinho.

c) Corte o rosto e as mãos com feltro bege, a barba e o bigode no feltro branco. Cole com Cola pano.

d) Recorte o gorro e a mangas do paletó do Papai Noel com EVA vermelho. Monte o Papai Noel e cole sobre o rolinho.



7) Embalagens porta doces

Material: rolinhos de papel higiênico, Tinta Fosca para artesanato vermelha, Textura Snow (867 Nevasca), cortador com motivo natalino, espátula, cartolina, fita, cola quente e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte o rolinho com a Tinta Fosca para artesanato vermelha. Num dos lados passe com a espátula, a Textura Snow (867 – Nevasca).

b) Pegue um pedaço de cartolina e, com um cortador com motivo natalino, vaze-o. Coloque essa cartolina vazada sobre o rolinho e passe com a espátula a Textura Snow. Retire.

c) Cole a parte inferior com cola quente. Finalize colando a fita (alça), na parte superior.
 Coloque balas, pirulitos, bombons, mensagens, etc e presenteie as crianças.



8) Velas natalinas

Material: rolinhos de papel alumínio, Tinta PVA, Textura Criativa vermelha, Textura Snow  (845 – NEVE), Tinta Confetti, Pincel ref. 054 – 08, espátula, EVA vermelho e amarelo e tesoura.

Modo de fazer:

a) Corte o rolinho em tamanhos diferentes. Pinte com Tinta Fosca para artesanato vermelha.

b) Cole um círculo de EVA em um dos lados.

c) Coloque Textura Criativa vermelha na parte superior da vela, estendendo-se para baixo. Depois de seco. Faça detalhes com Textura Snow (Neve).

d) Chama da vela - Recorte uma gota em EVA amarela e pinte com Tinta Confetti. Cole sobre a vela.
Junte as velas e monte um arranjo natalino bem bonito.



9) Árvore de Natal

Material: rolinhos de papel higiênico, papel toalha e papel alumínio, Tinta Fosca para artesanato verde, Tinta Confetti, Textura Snow (876 – NEVE GLITTER), Cola branca, tesoura, fitas, EVA vermelho e amarelo e papel color set verde.

Modo de fazer:
a) Corte os rolinhos em tamanhos diferentes para montar a árvore. Pinte-os com a Tinta Fosca para artesanato verde. Decore-os com a Textura Snow (Neve Glitter).

b) Recorte vários círculos no EVA vermelho e uma estrela com o EVA amarelo. Passe Tinta Confetti e espere secar.

c) Recorte o papel color set verde em formato de árvore. Cole os rolinhos sobre ele para montar a árvore.

d) Cole as bolinhas, a estrela no topo e finalize com um laço de fita.



Obs: As atividades 01 a 06 foram desenvolvidas pela prof. Fernanda Estefano Bortolazo de Capivari – SP, as demais por Ivete Raffa.

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
www.iveteraffa.com.br

E A POSTAGEM ORIGINAL PERTENCE AO SITE DA ACRILEX http://acrilex.com.br/

ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM DESSA DICA QUE ENCONTREI NESSE SITE. SUPER LINDO. AMEI... É UMA PENA QUE NÃO DÊ MAIS TEMPO PARA FAZER COM MEUS ALUNOS, POIS NA PRÓXIMA SEMANA VAI SER DE AVALIAÇÕES. 
BJOS. JOELMA COUTO. 

OBS. ESTE BLOG TEM FINALIDADE DE AJUDAR PROFESSORES, ARTESÃS, ALUNOS E PAIS, COM POSTAGENS PRÓPRIAS E POSTAGENS RETIRADAS DE OUTROS BLOGS ONDE TODAS TERÃO SEUS CRÉDITOS. POIS TUDO QUE ENCONTRO DE BOM EU COMPARTILHO COM VOCÊS MEUS ACHADOS, POIS TEM PESSOAS QUE NÃO TEM TEMPO DE FICAR PROCURANDO HORAS E HORAS NA INTERNET E EU FICO MUITO E MUITO TEMPO PROCURANDO COISA QUE ME INTERESSE QUE EU ACHO QUE VAI INTERESSAR PARA VOCÊS E AMO COMPARTILHAR TUDO. OBRIGADA PELA COLABORAÇÃO DE TODOS NAS POSTAGENS DO BLOG. QUEM QUISER ENVIAR SUGESTÕES E POSTAGENS É SÓ MANDAR NO EMAIL teliearteamiga@gmail.com. 
E COLOCAR NO ASSUNTO COLABORAÇÃO. 


PAPAI NOEL FEITO COM PINCEL!!!



OLHA UMA LINDA SUGESTÃO, POIS EU JÁ VI TANTA CRIATIVIDADE E ACHEI SUPER MARAVILHOSO ESSA DICA PAPAI NOEL FEITO COM PINCEL. VEJAM OS MODELOS.

ESPERO QUE GOSTEM....

RETIRADO http://www.betterbudgeting.com/christmasornaments08/paintbrushsanta.htm


RETIRADO http://suzyssitcom.com/


RETIRADO http://amoremensinar.blogspot.com.br/2008/11/pincel-papai-noel.html




GOSTARAM??? FIQUEM COM DEUS. JOELMA COUTO.

DIPLOMA, BOLETIM DE DESEMPENHO / MODELOS.




BOLETIM DE DESEMPENHO, MODELO DE DIPLOMA, FORMATURA.

FONTE: NANCY BORGES ( PROFESSORES SOLIDÁRIOS)

ATIVIDADE AVALIATIVA 4º ANO CIÊNCIAS.






ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS PARA O 4º ANO. TEMA ANIMAIS. CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR. ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS.

FONTE: ANAEL FERREIRA (EMAIL)

OFICINA DE ARTES DE NATAL!!!

BOM DIA!!! HOJE TRAGO MAIS UMA OFICINA DE ARTES DOS MEUS ALUNOS DO 4º ANO B DA ESCOLA MARIA DE FÁTIMA LIRA. OFICINA DE ARTES DE NATAL. 

FIZEMOS UMA MOBILIZAÇÃO NA NOSSA SALA PARA CONFECCIONAR ALGUMAS ARTES E SOCIALIZAR E DECORAR A NOSSA ESCOLA. 

NESSE DIA FIZEMOS 2 GUIRLANDA DE CD, 1 ÁRVORE DE NATAL DE GARRAFA PET E CD, 3 ANJOS DE EVA, CARTOLINA E PAPEL LAMINADO. 

NEM PRECISO DIZER QUE FOI UM SUCESSO... PORQUE TODAS AS OFICINAS COM ESSES ALUNOS SÃO UM SUCESSO, O RESULTADO É ENCANTADOR... E ENCANTOU A ESCOLA TODA. 

TODOS OS MATERIAIS FORAM ELES QUE TROUXERAM, CD´S VELHOS USADOS, GARRAFA PET E TUDO MAIS... FOI MUITO LINDO... 

SEGUE ABAIXO AS FOTOS DOS TRABALHOS REALIZADOS POR ELES. O QUE ESTOU VENDO DE DIFERENTE QUANTO ENSINA TURMA DE 1º ANO É QUE ELES FAZEM SOZINHOS AS ARTES E É MUITO GRATIFICANTE QUANDO O ALUNO DIZ ASSIM PARA A PROFESSORA (AMO AS AULAS DE ARTE DA SENHORA). A GENTE PERCEBE O QUANTO ELES TEM PARA NOS ENSINAR NESSAS AULAS. COMO É BOM SAIR UM POUCO DA ROTINA E COLOCAR A MÃO NA MASSA JUNTO COM ELES. ENTÃO GENTE, PENSEM NISSO, VAMOS TRAZER A ARTE PARA NOSSA SALA. BJOS. FIQUEM COM DEUS. JOELMA COUTO.