Curta a nossa página!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FAZENDO A DIFERENÇA!!! TRABALHOS DOS MEUS ALUNOS!


Mais um trabalho realizado com minha turma do 4º ano vespertino da Escola Municipal Maria de Fátima Lira, e mais uma vez um sucesso, como estamos trabalhando este mês o tema FOLCLORE pensei um aulas diferenciadas para sair da rotina trabalhei com lendas / mitos, leitura, audio e produção textual, como?
Tivemos uma tarde para leitura e audio das lendas e dos mitos, em seguida em dupla trabalhamos com produção textual, eles criaram sua lenda ou mito e ilustraram, em seguida socializamos todas as produções foi uma tarde muito produtiva e encantadora. Abaixo algumas produções (SEM CORREÇÃO). Espero que vocês gostem aproveitem mais uma sugestão de atividade de produção textual. CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAR.





Outro trabalho realizado com este mesmo tema FOLCLORE foi um trabalho manual dos personagens, utilizando também material reciclável como : rolinho de papel higiênico, pote de sorvete, garrafa pet com tinta, papel, cartolina, eva, cola, papel laminado e outros.
O objetivo desse trabalho é explorar a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais aliando ao tema que estamos estudando. Foi super maravilhoso e eles amaram mais uma vez a aula de arte. 


















 Na culminância do projeto vamos expor todos os trabalhos e os alunos irão falar sobre esses personagens do folclore que foram criados por eles. Boitatá, Curupira, Bumba meu boi, Saci, Mula sem cabeça. 

Depois de toda produção artística vamos ao nosso registro, mais uma produção textual, eles irão fazer o relatório de como foi a aula, o que eles aprenderam, quais os materiais utilizados, qual o personagem que ele criou e falar um pouco sobre esse mesmo personagem. Mais depois posto para vocês algumas produções. Espero que vocês tenham gostado de mais um poste do Amiga da Educação para melhoria da nossa prática em sala de aula, onde sabemos que é difícil realizar esses tipos de trabalhos, mais é possível quando a gente não desiste, vamos em frente que o trabalho final vale a pena. Faça a diferença para cada um dos seus alunos. Beijos. Joelma Couto.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

PRODUÇÃO DE TEXTO EM QUADRINHOS - CHICO BENTO E A MULA SEM CABEÇA.

ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO, FOLCLORE. CHICO BENTO E A MULA SEM CABEÇA.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Se é possível fazer diferente, FAÇA!!! vale muito!!!

Boa noite amigos, como fico feliz toda vez que tenho aula de arte com meus alunos, eles demonstram muita felicidade e como é bom ver a satisfação deles, já ouvi tantos alunos na minha sala dizendo que ama as aulas de artes, as aulas de informática, as aulas na sala de leitura, tudo que pode ser diferente para sair da rotina e hoje trago para vocês mais uma aula de arte da minha turma, agora com tela, alguns tiveram condições de trazer a tela outros a gente combinou em fazer nos pratinhos de isopor e nada impediu o nosso trabalho. Espero que vcs apreciem as artes dos meus alunos. bjos. Joelma Couto.
Se é possível fazer diferente, FAÇA!!! vale muito!!!

 A linguagem da arte na educação tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Os alunos aprendem a encorajar a criatividade e a maneira de se expressar, desenvolvendo assim auto- confiança, tornando-se mais capazes e competentes para seu desenvolvimento. Com as aulas de artes, se desenvolvem os eixos de aprendizagem significativa da criança: fazer, apreciar e refletir sobre arte individualmente ou em grupo aprendendo e interligando as diversas linguagens, transformando e ampliando a percepção, a sensibilidade, o conhecimento, a imaginação e a capacidade de produzir manifestações artísticas e refletir sobre elas. O objetivo maior é deixar que, através da imaginação, as crianças possam desenvolver suas habilidades, tornando-se mais independentes, seguras e aprendendo a tomar iniciativas.



















 Já estou esperando o próximo trabalho que vai ser amanhã, tema FOLCLORE... Vai ser mais uma experiência maravilhosa ... Joelma Couto.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

JOGO DAS SETE COBRAS!

JOGO DAS SETE COBRAS

COMO JOGAR E OS OBJETIVOS DO JOGO.

7 cobras
material: 2 dados, lápis e papel
conteúdo: soma de dados, leitura e grafia de números
Escreve-se a seqüência numérica na folha de papel (2 a 12). Na sua vez de
jogar, o jogador soma os dados e marca com um X o número sorteado. Se a
soma der 7, o jogador desenha uma cobra no seu papel. Quem marcar todos
os números primeiro, com o menor número de cobras é o vencedor. Quem
obter 7 cobras sai do jogo.

2
4- Cobra:
Material: folha de papel, 1 ou 2 dados, lápis
conteúdo: seqüência numérica, soma, grafia e identificação de numerais
Joga-se em duplas ou pequenos grupos. Cada um desenha uma cobra dividida
em pedacinhos onde serão escritos os números (1 a 6 – se for jogado com
apenas 1 dado) (2 a 12 se com 2). Na sua vez de jogar, o participante joga os
dados e faz um X ou pinta o pedacinho da cobra que contém a quantia
sorteada. Ganha quem pintat a cobra primeiro.

ATIVIDADES COM CALENDÁRIO.


ATIVIDADE COM CALENDÁRIO, SEQUÊNCIA NUMÉRICA, CONTAGEM, ATIVIDADES DE MATEMÁTICA. ATIVIDADES EMAI.

NUNCA ERRE A CEDILHA!!! REGRINHAS!

PARA SALVAR CLIQUE NA IMAGEM. USO DO CEDILHA, FONTE: ROSELI DE FÁTIMA.

ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM LISTAS.
















CONTRIBUIÇÃO EDIVANIA TENÓRIO.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados