Páginas

05 de Junho - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Sugestão de Projetos do Meio Ambiente

Fonte: Lions Clubs Internacional



Terra


Recicle (papel, vidro, alumínio, plástico e todos os outros produtos recicláveis)
Compre no atacado. Elimine embalagens desnecessárias.
Adquira produtos de papel reciclado.
Recicle o óleo usado do motor em vez de descartá-lo em depósitos de lixo.
Use fraldas de pano para bebês.
Dê a tinta excedente a um amigo. Não descarte esse material tóxico em um depósito de lixo.
Utilize baterias recarregáveis. Baterias de cádmio e de mercúrio vazam em depósitos de lixo.
Utilize sacos recicláveis ou sacolas feitas de fibra no supermercado. Evite sacolas descartáveis.
Coma mais frutas, vegetais e grãos. A produção agrícola requer menos área do que a criação de gado.
Evite o consumo de produtos feitos de espécies em extinção. Os itens incluem marfim, casca de tartaruga, coral, peles de répteis e peles de animais selvagens.
Evite adquirir produtos de madeira que esgotam a floresta tropical, incluindo teca, pau-rosa, mogno, ébano e iroko. Em vez dessas, escolha o carvalho, pinho, cerejeira, bétula ou bordo.
Evite comprar animais ameaçados de extinção, como cacatuas, macacos, jibóias, iguanas, tartarugas dos pés vermelhos, araras e onças pintadas.


Ar

Dirija menos. Ande, utilize bicicleta ou transporte solidário.
Faça a manutenção do carro e de outros equipamentos motorizados para evitar emissões perigosas.
Faça manutenção dos condicionadores de ar de casa e do carro. Vazamento de condicionadores de ar automobilísticos são a fonte número 1 de CFC na atmosfera nos EUA.
Evite plásticos poliestirenos. Quando o poliestireno se quebra ou é derretido, ele libera CFCs na atmosfera, que por sua vez destroem a camada de ozônio.
Verifique se há vazamentos de gás radônio em sua casa. Sele todas as rachaduras de fundação.
Isole sua habitação para reduzir a perda de energia.
Ao plantar árvores em sua propriedade pessoal, plante árvores decíduas na parede sul. As árvores fazem sombra no prédio no verão e permitem que o calor do sol incida sobre o prédio no inverno. Plante árvores perenes no lado norte para proteger o prédio dos ventos frios.
Tenha consciência de quanto a fumaça do cigarro e a queima de folhas ou de lixo poluem o ar.


Água

Economize água ao escovar os dentes, tomar banho ou ao lavar louças. Lave somente cargas completas de roupa na máquina de lavar.
Instale dispositivos para economizar água nos chuveiros e vasos sanitários.
Use detergentes com baixo teor de fosfato.
Reduza a temperatura do aquecedor de água em 10 graus.
Antes de jogar fora, corte os anéis da embalagem plástica que circundam as embalagens de seis ou oito bebidas. Na água, esses anéis são invisíveis. Animais aquáticos normalmente morrem por ficarem presos nessas armadilhas.
Denuncie indústrias e indivíduos responsáveis por ações que ameaçam de maneira adversa o suprimento geral de água.


Aqui estão algumas sugestões de atividades:

Entre em contato com agências em prol do meio ambiente ou com centros de reciclagem. Ajude em seus esforços na comunidade. Se não existir uma agência desse tipo, considere a formação de um grupo de ação básico em prol do meio ambiente. Se o projeto for grande demais para seu clube, solicite a assistência de outros Lions clubes ou de outros grupos de serviços locais.
Se sua comunidade precisar, inicie um programa de reciclagem. Considere papel, alumínio, vidro, plástico e outros produtos recicláveis.
Considere a possibilidade de apoiar programas de reciclagem não disponíveis em sua comunidade (por exemplo, um programa de reciclagem de listas telefônicas).
Crie um depósito de adubo para sua comunidade.
Adote uma estrada e mantenha-a livre de detritos.
Adote um parque e mantenha-o livre de detritos.
Organize um projeto de plantação de árvores. As árvores absorvem a umidade em volta de estradas de acesso, lagos, rios, áreas de mineração, etc. Árvores frutíferas fornecem absorção, sombra e alimento.
Árvores são monumentos vivos ideais. Plante árvores em homenagem a aniversários ou morte de uma pessoa querida.
Patrocine um concurso de arte ou de composições sobre o Dia da Árvore (dia tradicional de plantação de árvores). Plante uma árvore em homenagem ao vencedor. Forneça uma placa gravada com o nome do vencedor.
Patrocine um clube da natureza ou ecológico em uma escola local. Peça a um professor de ciências ou de biologia para atuar como conselheiro.
Inicie o clube ecológico coletando todos os copos, pratos descartáveis, etc. da escola por um mês. Exiba esta montanha de lixo como evidência irrefutável da necessidade de reciclagem nas escolas.
Estabeleça um programa de reciclagem para a escola. Forneça contêineres para materiais recicláveis, lixo orgânico e lixo não reciclável.
Incentive os estudantes e os trabalhadores a utilizarem caixas de lanches e frascos de bebida reutilizáveis. Desincentive o uso de copos, utensílios e sacos plásticos descartáveis, etc.
Patrocine uma feira ou concurso ecológico. Ofereça um prêmio para a melhor idéia acerca do meio ambiente.
Apóie a inclusão de currículo sobre o meio ambiente nas escolas.
Patrocine um concurso acerca do meio ambiente em nível de comunidade. Ofereça prêmios aos grupos que mais contribuírem com a sustentação da área. Divulgue o concurso na mídia local. Ofereça a todos os grupos participantes uma placa de Estrela Verde adequada para exposição.
Ao patrocinar atividades de serviço do Lions, providencie compartimentos para o descarte de materiais recicláveis, como alumínio e papel.
Utilize transporte solidário para ir a eventos do Lions.
Organize um dia de limpeza comunitária de uma estrada, parque, floresta, praia, etc.
Desincentive o lançamento de balões na área. Resíduos de balões estourados normalmente provocam sufocação nos animais.
Trabalhe com a mídia local. Forneça informações sobre os esforços do clube para melhorar a qualidade de vida e incentive os outros a participarem.
Conduza um programa educacional sobre poluição sonora e seus efeitos na audição. Ofereça conselhos sobre soluções para reduzir níveis de ruído.

PROJETO NATUREZA

Fonte: Cantinho Alternativo



I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM, Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram o tema também como nome para o Grupo.
A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.

II – OBJETIVOS GERAIS: Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
 Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
 Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento cooperativo;
 Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
 Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;
 Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
 Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações diretas de contato;
IV - CONTEÚDOS:

1. CONCEITUAIS: Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;
 Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
 Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;
 Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
 Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
 Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais

2. PROCEDIMENTAIS: Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
 Realizar experiências com pequenos insetos e plantas;
 Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;
 Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
 Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
 Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
 Criar uma horta suspensa;
 Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.


3. ATITUDINAIS Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
 Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
 Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
 Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
 Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.
 Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um delicioso chá.


VI - ETAPAS PREVISTAS VISANDO ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:

Linguagem oral e escrita
 Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
 Produção coletiva de pequenos textos;
 Escrita espontânea;
 Atividades com alfabeto móvel;
 Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
 Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;

Linguagem Visual Desenho livre e de observação;
 Recorte e colagem;
 Dobraduras;
 Modelagem com areia e argila;
 Técnicas de pintura;
 Mini maquetes;
 Jogo da memória;

Linguagem Musical  Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;
 Ginástica historiada ;
 Coleção Calendário Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;

Pensamento Lógico - matemático Seqüência de idéias;
 Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
 Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade Observação do ciclo da água;
 Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
 Passeio ao redor do CMEI, observando a ação da chuva e da seca;
 Experiência do pé de feijão e do alpiste;
 Terrário e formigueiro portátil;
 Horta suspensa;
 Vídeos que abordam o tema.
 Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não preservado;
VII - AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período de realização do projeto.
 Observação dos alunos durante todas as experiências;
 Interesse e participação na confecção de todas as atividades;
 Através de relato oral ou escrito;
 Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e o resultado das produções;
 Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com a Natureza.

VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O Projeto foi desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas comuns a estes meses.

Quadro de cognição


Aqui, elaboramos através de imagens o dia a dia de como nosso trabalho seria realizado.

Mural do Conhecimento



JOGO DO MEIO AMBIENTE


Fonte: Paixão de Educar



Objetivos:

- Identificar algumas representações de meio ambiente construídas pelas pessoas, através de um jogo de formação de palavras;
- Elaborar conceitos sobre o tema.
- Discutir as possibilidades do jogo como atividade educativa que pode superar a fragmentação e linearidade das disciplinas.

Procedimento:

- Reunir os grupos e distribuir 3 folhas de papel em branco, demonstrando como as mesmas vão ser dobradas, sempre ao meio, formando 32 retângulos iguais;

- Escrever nos retângulos as letras do alfabeto utilizando os restantes para repetir 3 vezes cada vogal, e ainda alguma das consoantes mais utilizadas, como o “s”, “r”, “c”, etc.

- Explorar o material com os participantes deixando-os forma as palavras que desejarem.

- Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;

- Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: MEIO AMBIENTE. O tempo de duração será determinado pelo professor;

- Ao final do jogo, recolhe-se os alfabetos e o representante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou painel de parede;

- Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.

- O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;

- O professor questiona o grande grupo sobre o que poderia ser feito com as palavras resultantes do jogo.

Sugestões:

Montar um mapa conceitual a partir das palavras formadas definindo os conceitos ecológicos - elementos bióticos e abióticos do meio, principais ecossistemas, cadeias e teias alimentares, biodiversidade de espécies, ciclos biogeoquímicos - e sócio-ambientais - ações antrópicas sobre este meio (poluição, desmatamento, etc.). Pesquisar e definir os principais conceitos em fontes bibliográficas (livros, revistas, Internet). Construção de frases utilizando as palavras; separação de sílabas; pesquisar alguns aspectos históricos, artísticos, religiosos, metafóricos, e assim por diante, relacionados ao ambiente. Formar conjuntos dos fatores (bióticos e abióticos), etc.

A LENDA DO GIRASSOL

Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo Sol que era a primeira a aparecer de tardinha, antes que ele se escondesse.

E toda vez que o Sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
A Lua falava com a estrelinha que assim não podia ser. Que a estrela nasceu para brilhar à noite e que não tinha sentido esse amor.
Mas a estrelinha amava cada raio de sol como se fosse a única luz de sua vida. Esquecia até sua própria luzinha.

Um dia ela foi falar com o Rei dos Ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o Sol, sentindo o seu calor eternamente.
O Rei dos Ventos disse que seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
A estrelinha não pensou duas vezes: virou uma estrela cadente e caiu na Terra em forma de semente.

O Rei dos Ventos plantou esta sementinha com muito carinho e regou com as mais lindas chuvas.

A sementinha virou planta. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do Sol no Céu.
É por isso que os girassóis até hoje explodem seu amor em lindas pétalas amarelas.



Propostas de Atividade:

1 – Trabalhar com Sementes de Girassol - Articulando Meio Ambiente e Arte;

2 - Depois de contar a Lenda do Girassol, propor aos alunos interpretá-la através de desenhos e pinturas;

3 - Reproduzir vasinhos de girassol, reaproveitando garrafas PET(atividade sobre reciclagem de lixo);

4 - Trabalhar com os alunos:

- Sementes e a Germinação.

Levantamento de Hipóteses:

- O que é germinação?
- O que é uma semente?
- O que a planta necessita para sobreviver?

5 - Experimentação - Organização em grupos de 6 alunos.

Material Necessário:

- Vasinhos
- Terra Vegetal
- Sementes de Girassol

É importante no final da experiência o registros das observações e conclusões.

6 – Colocar as Músicas de Girassol – Jane Duboc & Grupo Cidade Negra e a Campanha pela Paz.

7:

- Leitura de artigos de jornal e relatos das crianças sobre Guerras e Violência;

- Roda de conversa - momento das crianças falarem. Suas opiniões sobre Guerras e Violência;

- Registro da atividade.

- Apreciação das músicas e a interpretação através de desenhos: Campanha pela Paz.

- Propor aos alunos que produzam textos no final de todas as vivências.

Idéias Interessantes:

- Apresentação do Site de Van Gogh e livros sobre sua vida.-

Quadros: Os Girassóis e Auto-Retrato



"...A verdade prova que o tempo é o Senhor
dos dois destinos, dos dois destinos
já que para ser homem tem que ter
a grandeza de um menino, de um menino
no coração de quem faz a guerra
nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário