Páginas

Fazendo a Brinquedoteca.

Precisamos de um ambiente

sedutor. Repleto de estímulos

que deixem as crianças

entretidas no espaço de leitura.

Um espaço que entenda o brincar como a ocupação da criança,

fonte de diversão e aprendizado.

O brincar pelo brincar, o brincar direcionado

e o brincar pelo desenvolvimento biopsicosocial.

Um espaço de interatividade e desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e de socialização.

Usando a criatividade, dá para se criar este lugar com baixo orçamento. Uma das possibilidades é a utilização de materiais reutilizáveis, barateando o investimento na implantação da sala.

Sugerimos:

-tenda de fantoches (caixa de geladeira ou lençol em varal)

-bonecos (fantoches e dedoches com reutilizáveis)

-jogos de tabuleiro (dama e xadrez com tampas e rolhas)

-jogos de pontaria (tiro ao alvo na bandeja de maça, acerte o nariz)

-jogos de inteligência (jogo da memória, quebra-cabeça, blocos

-instrumetos musicais alternativos de percussão

(chocalhos, paiás, ganzas, reco-reco, pau de chuva, chaves)


Atividades:

-apresentações de fantoches

-momentos musicais

-contação de histórias

-oficinas de criação de brinquedos com embalagens

-empréstimo de brinquedos

-jogos para um aprendizado mais lúdico do currículo

-utilização do espaço para aulas das disciplinas da escola

Por Suzana Gontijo e Rafael Sol

Fonte - Reciclagem divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário