Páginas

PROJETO FESTA JUNINA.


PROJETO FESTA JUNINA

DISCIPLINAS: Português, matemática, geografia, história e religião.

DESENVOLVIMENTO:
Já estamos aproximando o mês de junho. Neste mês temos festas animadas em todas as escolas e em algumas ruas. Quem saberia me dizer que festa é esta? Vamos então observar este cartaz. Assim vocês saberão.

Durante o ano comemoramos varias datas importantes. Dentre elas a festa de São João. Vamos falar sobre as festas que são comemoradas em nossa cidade começando do mês de FEVEREIRO: Temos o animado carnaval. Cada um com a sua fantasia, tentando se distrair. È uma festa folclórica.

Já no mês de ABRIL: Acontece a encenação da morte e ressurreição de Jesus, na semana santa.Não é uma festa, mas uma apresentação que envolve muitas pessoas.

No mês de MAIO: É um mês muito bonito, pois se comemora o mês de Nossa Senhora, a Festa do Divino, dia das mães. Mês movimentado e de muita fé, onde as famílias se reúnem para rezar o terço, são feitas coroações, etc.

No mês de JUNHO: Temos o dia de Santo Antonio (casamenteiro) e de São João, com animadas quadrilhas em diversas ruas.

No mês de JULHO: Comemoramos a festa de Nossa Senhora do Rosário, que é a festa mais tradicional da nossa cidade. Ela é religiosa e traz pessoas de longe para assistirem as tradições e costumes, embaladas pelas danças dos caboclos, marujos, catopés, congados etc. Uma verdadeira manifestação cultural. Isto é muito importante para a nossa cidade, principalmente para o seu desenvolvimento cultural, pois ela é visitada por turistas de varias cidades, é uma verdadeira integração de municípios, por si tratar de uma cidade histórica.

CIÊNCIAS:
Para cada festa há um ritual diferente, ou seja, os vestuários são diferentes:
Ex: Carnaval: roupas leves; festa do divino: roupas pomposas; festa junina: roupas caipiras; festa do Rosário: cada dança com um tipo diferente.

Devemos assim agasalhar de acordo com cada estação do ano, para ao corrermos o risco de adoecer. Se não vestirmos blusas de frio, podemos ter pneumonias, gripes etc...

Se agasalharmos muito o tempo de calor pode-se ocorrer uma desidratação. Temos que ficar atentos e saber escolher o vestuário adequado de acordo com as condições do tempo.

Na festa Junina é característicos o uso de vestidos de chita, chapéu de palha, lenço na cabeça ou no pescoço, calças remendadas, etc...Representando a concepção da vida da roça. Elas são pessoas que trabalham na lavoura, para os seus próprios sustentos, para as suas próprias sobrevivências, onde a riqueza e a luxuria passam longe. Muitos deles ainda vivem fora da realidade da vida da cidade, por falta de condições financeiras, de adquirirem uma televisão, rádios, etc... Suas únicas distrações são os bailes e festas na roça, onde tentam de uma forma ou de outra se distrair, podendo dar graças a Deus pela bela colheita, fruto dos seus trabalhos. Eles colhem: milho de pipoca e de canjica, o amendoim, a mandioca, o quentão feito com a pinga e outros.

Com esta explicação e através do cartaz temos a oportunidade de avaliar as diferentes formas de viver e fazer comparações dos avanços e retrocessos da tecnologia, que a cada dia proporciona para o homem uma vida digna e necessária para todos.

HISTÓRIA:
Vamos agora refletir sobre os avanços e retrocessos:
-Lamparina: luz elétrica.
- Moinho: moinho elétrico.
- Forno a lenha: forno elétrico.
- Carro de boi: caminhão.
- Banheiro: vaso sanitário, chuveiro.
- Bica, fonte: água canalizada.
- Moedor: liquidificador.
- Ferro a brasa: ferro elétrico.
- Fraudas de pano: frauda descartável.
- Sacos de papel: sacos plásticos.

Tudo isso tem o seu lado positivo e negativo. Refletir sobre os gastos para manter todos eles, mostrando que na roça eles tem facilidade para encontrar lenha, mas para que possam usar um gás é necessário dinheiro. A frauda mesmo, dá um pano pra manga no questionamento, no que se refere ao lixo. As sacolas de supermercado hoje se tornaram preocupação mundial, devido ao seu tempo de deterioração.
Tudo isso sem falar na economia, sem desperdício da energia elétrica, da água etc.

AVALIAÇÃO:
Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como, confecção de bandeirolas e realização de uma quadrilha com os alunos da escola.











































































Fonte-Mistura de Alegria.

3 comentários:

  1. Joelma percebo que vc gostou mesmo dos meus projetos. Obrigada. É uma pena que vc não me adicionou nos seu blogs favoritos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JOELMA,GOSTEI MUITO DE SEU PROJETO SOBRE A FESTA JUNINA.IREI APROVEITAR ALGUMAS IDÉIAS NA ELABORAÇÃO DO MEU PROJETO.

    PARABÉNS E FIQUE COM JESUS.

    ResponderExcluir
  3. PROJETO BACANA. PARABÉNS!!!! TEMAS INTERESSANTES!!! UM BRAÇO!!!

    ResponderExcluir