(Clique nas imagens para melhor visualização)
Para comemorar o 7 de setembro, trabalhe com os alunos atividades que envolvam os símbolos nacionais, como a bandeira e o mapa, e desperte, desde cedo, o interesse pela história do nosso País.
Eixos temáticos: Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita.
Responsáveis: Izildinha Houch Micheski, pedagoga e jornalista.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento da história nacional e desenvolver o sentimento de amor à Pátria.
Idade: a partir de 5 anos.
Número de participantes: Todos os alunos.
Tempo de preparação: 1 hora.
Tempo de execução: 1 Semana
Conheça também: o livro 7 de setembro de 1822: a Independência do Brasil (Cecília H. de S. Oliveira, Ed. Nacional).
2- Ao lado de cada figura, escreva a cor correspondente a ela em português e, embaixo desta palavra, em inglês. Ou seja, próximo ao losango, "amarelo" e yellow"e, ao lado círculo, "azul" e "blue".
1- Depois de confeccionar o cartaz segundo o passo-a-passo descrito acima e fixá-lo na parede da sala de aula, converse com os alunos sobre as diferentes formas geométricas e a maneira que se escreve cada uma das cores. Então, estimule-os a fazerem sua própria bandeira. Para isso, entregue para cada criança uma folha de sulfite e um kite de giz de cera. Em seguida, diga para começarem a desenhar e a pintar a bandeira, com base na referência das cores e formas presentes no cartaz. Depois da ilustração pronta, peça que os alunos recortem-na.
2- Solicite que as crianças colem um palito de churrasco sem ponta no verso da lateral esquerda da bandeira, formando o mastro.
QUEBRA-CABEÇA
MATERIAIS: Molde do quebra-cabeça (está pronto na folha de moldes); papel adesivo transparente; tesoura com ponta arredondada.Oriente os alunos a pesquisar com suas famílias e em materiais bibliográficos os símbolos na cionais, como a bandeira e quem a idealizou, o brasão, a moeda da época da independência e a de hoje, o primeiro selo, o Hino da Independência e seu autor. Trabalhe os significados da frase "Ordem e Progresso" e da letra do Hino Nacional. Em seguida, comente sobre a constelação, dizendo que, por exemplo, as estrelas são designadas por letras do alfabeto grego (alfa, beta, gama, delta etc.), de acordo com o brilho que elas têm. Por fim, proponho a montagem do quebra-cabeça da bandeira do Brasil. Para isso, tire cópias do modelo presente na folha de moldes e recorte-as, de forma a entregar um exemplar para cada criança. Solicite que elas montem o quebra-cabeça, seguindo o desenho da bandeira do Brasil.
JOGO DAS ESTRELINHAS COLORIDAS
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR
MEU ESTADO
TEATRINHO
Materiais: big giz cera triangular, com 12 unidades, da acrilex, caixa de papelão; cola branca; fita adesiva transparente; 4 folhas de papel kraft; papel celofane azul; papel crepom nas cores verde e marrom; papel espelho; roupas usadas.
COLOCANDO EM PRÁTICA
1- Alguns dias antes de iniciar a atividade, peça aos pais das crianças que mandem roupas de adultos usadas e acessórios como chapéus, cintos, bolsas, brincos, colares, sapatos, sombrinhas, fitas e luvas para a realização de uma peça de teatro. Então, no dia marcado, conte novamente a "HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA" e "provoque" as crianças para elas se colocarem como os personagens do conto e expressarem o que fariam em diferentes situações. Convide-as, então, para realizar uma oficina de teatro. Ensaie com os alunos que querem participar da peça e, aos mais tímidos, dê tarefas como montar o cenário, auxiliar nas vestimentas etc. Não deixe ninguém de fora. Una, pelas laterais, as 4 folhas de papel kraft com fita adesiva transparente e entregue-as, com o restante do material, para as crianças desenharem e "decorarem" o cenário da Independência.
2- Fixe o cenário pronto na parede da sala de aula. Em seguida, encape uma caixa de papelão com o papel espelho e diga que ela será o guarda-roupa dos personagens. Coloque as roupas trazidas de casa dentro dela e peça para as crianças se "fantasiarem" de acordo com o papel que têm na história. Promova a apresentação da peça. Isso beneficiará o precesso de aquisição da autoconfiança e da desinibição.
Fonte: Projetos escolares ed. infantil. nº 5.
JOGO DAS ESTRELINHAS COLORIDAS, TEATRINHO DA INDEPENDÊNCIA, QUEBRA-CABEÇA DA BANDEIRA, BANDEIRA DO BRASIL, HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, ATIVIDADES DA INDEPENDÊNCIA, ATIVIDADES DE 7 DE SETEMBRO.
MOLDES DA BANDEIRA:
Adorei suas idéias, aliás o seu blog. Vou continuar visitando e copiando....
ResponderExcluirQue DEUS te abeçoe
Naianne Cavalcante Marco _ Ceará
Adorei o Blog.É " Uma mão na roda ", como dizem aqui na minha cidade!
ResponderExcluirDeus abençoe a todos vcs!
Maira Matos
Gostei muito de seu blog. Parabéns! O nosso Brasil precisa de mais professores como você!
ResponderExcluirQue Deus continue te abençoando!
Um grande abraço!
Silvana
excelente blog, parabéns pelas ideias criativas.
ResponderExcluiramiga muito obrigada por existir ,gostaria de um modelo de carta para enviar aos meus alunos do grupo 2 para compor os envelopes com as atividades feitas por eles durante o ano . Vc pode me ajudar? meu email é prozinhaganem@hotmail.com grata
ResponderExcluirpor favor gostaria de receber um modelo de carta para enviar a meus alunos de 2 anos para compor os envelopes das atividades no final do ano . Muito grata
ResponderExcluiradorei ,era realmente o que estava precisando.Amiga vc poderia mandar um modelo da roupa de D Pedro I no dia da independência,poistenho que caracterizar meu aluno.Meu emailé: professorabia2009@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada