DIA DAS MÃES É SINÔNIMO DE FESTAS, HOMENAGENS, CONFECÇÃO DE PRESENTES E APRESENTAÇÕES NA ESCOLA. DIAS ANTES, AS CRIANÇAS GERALMENTE ELABORAM, COM OS PROFESSORES, OS CONVITES PARA O GRANDE DIA. PORÉM, SERÁ QUE OS EDUCADORES SE LEMBRAM DE QUE NEM TODOS OS ALUNOS POSSUEM MÃE? OU, PELO MENOS, MÃE BIOLÓGICA?
ESPECIALMENTE NESSA ÉPOCA DO ANO, É MUITO IMPORTANTE TRABALHAR ESSE TEMA DE FORMA AMPLA, SEM PRECONCEITOS OU COMENTÁRIOS QUE POSSAM SER MAL INTERPRETADOS. AFINAL, NAS FAMÍLIAS DA SOCIEDADE ATUAL, MUITAS VEZES O PAPEL DE MÃE É DESEMPENHADO PELO PAI, PELA AVÓ, PELO IRMÃO, PELO AMIGO, PELA VIZINHA... CABE AO EDUCADOR VALORIZAR A FIGURA MATERNA, SEJA ELA QUEM FOR. É FUNDAMENTAL PERMITIR QUE OS PEQUENOS TRAGAM TAIS PESSOAS PARA A FESTA DE DIA DAS MÃES NA ESCOLA. PARA ISSO, TAMBÉM É PRECISO ABORDAR ESSA QUESTÃO PREVIAMENTE EM SALA DE AULA, PARA QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM E RESPEITEM OS COLEGUINHAS QUE ESTIVEREM ACOMPANHADOS DE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO A MÃE BIOLÓGICA.
FAÇA A DIFERENÇA!
FERNANDA MONTANO.
PROJETOS ESCOLARES
UMA DATA PRA LÁ DE ESPECIAL
VALORIZE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO APRENDIZADO INFANTIL, ESTIMULANDO A INTERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS E DINÂMICAS.
CONVERSANDO SOBRE MÃES
EIXO TEMÁTICOS: NATUREZA E SOCIEDADE; LINGUAGENS ORAL E ESCRITA; ARTES VISUAIS; IDENTIDADE E AUTONOMIA; MOVIMENTO.
OBJETIVOS: TRABALHAR A AFETIVIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL; COMPREENDER AS DINÂMICAS E AS ESTRUTURAS FAMILIARES POR MEIO DO SIMBÓLICO E DO LÚDICO; VALORIZAR A FIGURA MATERNA.
IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
DIRECIONE OS DIÁLOGOS SOBRE A FIGURA MATERNA PERMITINDO QUE OS ALUNOS TRAGAM AS INFORMAÇÕES DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS. LEVE-OS A PERCEBER QUE NEM SEMPRE É A MÃE QUE CUIDA DAS CRIANÇAS. MUITAS VEZES, ESSES CUIDADOS SÃO RELEGADOS À AVÓ, À TIA, À VIZINHA E ATÉ À IRMÃ MAIS VELHA, ALÉM DOS CASOS NOS QUAIS A FIGURA MASCULINA, COMO TIO, AVÔ, IRMÃO OU VIZINHO FAZ ESSE PAPEL.
FAÇA OS REGISTROS DOS DIÁLOGOS E PRODUZA UMA LISTA COM OS NOMES DAS MÃES. EM OUTRO MOMENTO, TRABALHE ESSA LISTAGEM COM OS ALUNOS, QUESTIONANDO-OS SOBRE A QUANTIDADE DE LETRAS DOS NOMES, QUAL A PRIMEIRA E A ÚLTIMA E QUAIS PALAVRAS SÃO IGUAIS OU PARECIDAS.
JOGO DOS NOMES
MATERIAIS: LÁPIS PRETO, FOLHAS DE PAPEL SULFITE TAMANHO A4, RÉGUA, SACO DE TNT OU CAIXA DE PAPELÃO PEQUENA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
AUXILIE AS CRIANÇAS A TRAÇAR, COM AJUDA DE UMA RÉGUA, DEZ RETÂNGULOS EM PAPEL SULFITE. RECORTE-OS E ORIENTE OS ALUNOS A ESCOLHER DEZ NOMES DA LISTA FEITA NA ATIVIDADE ANTERIOR E ESCREVÊ-LOS NESSES PEDAÇOS DE PAPEL.
RE-ESCREVA TODOS OS NOMES LISTADOS EM PEQUENOS RETÂNGULOS DE PAPEL SULFITE DE 2X8CM, DOBRE-OS E COLOQUE-OS EM UM SACO DE TNT OU EM UMA CAIXA DE PAPELÃO PEQUENA. UM ALUNO POR VEZ DEVE RETIRAR UM PEPEL DO SAQUINHO E, COM SUA AJUDA, FAZER A LEITURA DO NOME. DEIXE, ENTÃO, QUE TODOS VERIFIQUEM SE A PALAVRA LIDA FAZ PARTE DA SUA LISTA INDIVIDUAL. EM CASO POSITIVO, O ALUNO DEVE RISCÁ-LO COM UM "X". DO CONTRÁRIO, AGUARDA O PRÓXIMO NOME SORTEADO. O JOGO PROCEDE DA MESMA FORMA. GUANHA QUEM RISCAR PRIMEIRO TODOS OS NOMES DA SUA LISTA.
AJUDANTE:
MATERIAIS: FOLHAS DE PAPEL SULFITE TAMANHO A4, LÁPIS DE COR.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
REÚNA AS CRIANÇAS E QUESTIONE-AS SOBRE AS COISAS QUE ELAS PODEM FAZER SOZINHAS, AS QUE DEVEM FAZER COM AJUDA DE OUTRAS PESSOAS E AS QUE NÃO PODEM SER FEITAS POR ELAS.
APÓS REGISTRAR ESSAS INFORMÇÕES, PERMITA-LHES QUE FALEM COMO AJUDAM AS MAMÃES EM CASA. PEÇA-LHES QUE DESCREVAM SUAS ATIVIDADES PARA QUE VOCÊ POSSA REGISTRÁ-LAS E ANOTÁ-LAS. EM SEGUIDA, SOLICITE QUE CASA CRIANÇA FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR A TAREFA QUE REALIZA PARA AJUDAR A MAMÃE. AS PRODUÇÕES DEVE COMPOR UM GRANDE MURAL.
GOSTOSURAS DA MAMÃE
MATERIAIS: CARTOLINA; COLA BRANCA; REVISTAS USADAS; TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA:
ORIENTE OS ALUNOS A REALIZAR UMA PESQUISA COM A FAMÍLIA PARA QUE TRAGAM PARA A SALA DE AULA UMA RECEITA PREPARADA PELA MAMÃE OU PELA PESSOA QUE CUIDA DA CRIANÇA.
EM UMA RODA DE CONVERSA, LEIA COM A TURMINHA AS RECEITAS. REGISTRE OS DIÁLOGOS E APROVEITE A OPORTUNIDADE, POIS MUITOS QUESTIONAMENTOS PODEM SURGIR E SERVIR DE ORIENTAÇÃO PARA DIAGNÓSTICOS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DE APRENDIZAGEM.
COM AS RECEITAS EM MÃOS, AJUDE OS ALUNOS A PREPARAR UM GRANDE LIVRO COLETIVO. PARA ISSO, AUXILIE-OS A FAZER A RE-ESCRITA COLETIVA DE CADA RECEITA EM METADE DE UMA CARTOLINA. TRABALHANDO UM TEXTO POR VEZ, PEÇA AOS ESTUDANTES QUE RECORTEM GRAVURAS DE REVISTAS E COLEM NAS PÁGINAS DO LIVRO PARA DECORÁ-LO. DEPOIS DE PRONTO, CADA ALUNO DEVE LEVÁ-LO PARA CASA. DETERMINE A QUANTIDADE DE DIAS QUE CADA CRIANÇA FICARÁ COM O MATERIAL, EXPLICANDO-LHES OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.
A CADA RETORNO, REÚNA A TURMA PARA QUE DESCREVAM AS RECEITAS REALIZADAS, EM CASA, PELAS MAMÃES OU PELAS PESSOAS QUE CUIDAM DELAS.
MÃES DE VOLTA À INFÂNCIA
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONVIDE AS MÃES (OU A PESSOA QUE REPRESENTA TAL PAPEL) A PASSAR UM DIA NA ESCOLA COM SEUS FILHOS, FAZENDO TUDO O QUE ELES FAZEM NA ROTINA ESCOLAR. SOLICITE-LHES QUE USEM ROUPAS CONFORTÁVEIS, LEVEM LANCHE (SE NÃO PUDER SER FORNECIDO PELA ESCOLA), ESCOVA DE DENTE, COPINHO PLÁTICO, TOALHINHA E TUDO O QUE AS CRIANÇAS USAM DIARIAMENTE. SE FOR DIA DE LEVAR UM BRINQUEDO, PEÇA QUE ELAS TAMBÉM LEVEM UM.
DENTRO DO POSSÍVEL, TENTE PREPARAR AS ATIVIDADES O MAIS PRÓXIMO DAS REALIZADAS PELAS CRIANÇAS, COMO A HORA DE CONTAR HISTÓRIAS, A RODA DE CONVERSA, AS BRINCADEIRAS, ETC.
ORIENTE A TURMINHA A AUXILIAR AS MAMÃES NAS SUAS DIFICULDADES. AO FINAL DO DIA, REÚNA TODOS PARA UMA CONVERSA E PERGUNTE, TANTO PARA AS CRIANÇAS QUANTO PARA AS MÃES, O QUE ACHARAM E COMO SE SENTIRAM. FAÇA A ANOTAÇÃO DOS COMENTÁRIOS, FOTOGRAFE E, SE POSSÍVEL, FILME TODO O DECORRER DO DIA. ENTÃO, MONTE UM MURAL COM AS FOTOS E COMENTÁRIOS SOBRE A ATIVIDADE E MANTENHA EXPOSTO DURANTE O MÊS.
MÃE EM CONTO
MATERIAIS: FOLHAS DE PAPEL SULFITE BRANCO, TAMANHO A4, LÁPIS DE COR OU CANETINHAS COLORIDAS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONTE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO EM UMA RODA DE CONVERSA. EM SEGUIDA, SOLICITE QUE AS CRIANÇAS DESCREVAM A MÃE DA PERSONAGEM DA HISTÓRIA E O QUE ELA QUERIA QUE A FILHA FIZESSE, QUAIS FORAM AS ORIENTÃÇÕES, COMO ERA ESSA CASA, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO LOBO, O QUE FAZ UM CAÇADOR E ONDE ELE TRABALHA.
FAÇA O PAPEL DE ESCRIBA E, COM AS CRIANÇAS, RECRIE A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO, FAZENDO UM LIVRO COLETIVO COM DESENHOS QUE POSSAM REPRESENTAR CADA MOMENTO DA HISTÓRIA. FORME UM GRUPO DE CRIANÇAS PARA CONTAR A HISTÓRIA PARA AS OUTRAS SALAS. TRABALHE, TAMBÉM, OS CONTOS NOS QUAIS AS PRINCESAS NÃO TÊM MÃES, COMO A BRANCA DE NEVE, LEVANDO, COM CUIDADO, ESSA QUESTÃO À SALA. NESSE MOMENTO, FALE DA IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA, INCLUINDO A MÃE ADOTIVA.
LEMBRANÇAS PARA A MAMÃE
CORAÇÕES MENSAGEIROS
MATERIAIS: COLA BRANCA, PAPEL LUMINI DE TRÊS CORES DIFERENTES, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI COM 10CM DE LADO E DOBRE-O NA DIAGONAL.
2- ABRA-O E DOBRE-O NOVAMENTE, NA OUTRA DIAGONAL. O PAPEL FICARÁ COM QUATRO MARCAÇÕES.
3- DOBRE UMA DAS PONTAS ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL.
4- DOBRE A PONTA OPOSTA ATÉ EM CIMA, COBRINDO A DOBRA FEITA ANTERIORMENTE.
5- DOBRE AS DUAS PONTAS LATERAIS PARA CIMA.
6- FAÇA UMA PEQUENA DOBRA EM CADA UMA DAS PONTAS, PARA FORMAR O CORAÇÃO.
7- REPITA OS PROCEDIMENTOS COM UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI COM 6CM DE LADO. COLE O CORAÇÃO MENOR SOBRE O MAIOR.
8- RECORTE UM RETÂNGULO DE PAPEL LUMINI COM 18X10CM E DOBRE-O AO MEIO, NO SENTIDO MAIOR. COLE A DOBRADURA SOBRE O CARTÃO PARA FINALIZAR.
COLOCANDO EM PRÁTICA
ORIENTE AS CRIANÇAS A FAZER A DOBRADURA DE CORAÇÃO CONFORME ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO E SOLICITE-LHES QUE ESCREVAM OU DESENHEM UMA MENSAGEM PARA A MAMÃE NA PARTE INTERNA DO CARTÃO, AUXILIANDO-AS NA ESCRITA, SE NECESSÁRIO. FINALIZE O CARTÃO, PEDINDO QUE OS ALUNOS COLEM O CORAÇÃO DE DOBRADURA NA CAPA.
CARTÃO COM FLORES SECAS
MATERIAIS: COLA BRANCA, FLORES SECAS, FOLHAS DE PAPEL SULFITE BRANCO, TAMANHA A4, PAPEL-CARTÃO, PAPEL COLOR SET, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- CORTE UM CÍRCULO DE PAPEL COLOR SET COM 8CM DE DIÂMETRO. COLE SOBRE ELE UM RAMINHO DE FLORES SECAS, QUE AS CRIANÇAS LEVARAM PARA A ESCOLA.
2- CORTE UM RETÂNGULO DE PAPEL - CARTÃO COM 12X24 CM E DOBRE-O AO MEIO, NO SENTIDO DO TAMANHO MAIOR. NA PARTE INTERNA, COLE UM QUADRADO DE PAPEL SULFITE BRANCO, ONDE AS CRIANÇAS ESCREVERÃO UMA MENSAGEM PARA A MAMÃE.
3- NA PARTE FRONTAL, AO CENTRO, COLE A PEÇA FEITA NO PRIMEIRO PASSO. VOCÊ TAMBÉM PODE CRIAR VARIAÇÕES DE MODELOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
UM MÊS ANTES DA ATIVIDADE, SOLICITE QUE AS CRIANÇAS LEVEM À ESCOLA FLORZINHAS PARA SEREM COLOCADAS DENTRO DE UM LIVRO, PARA QUE ELAS SEQUEM. MOSTRE PARA AS CRIANÇAS TODO O PROCESSO E COMO AS FLORES FICARAM. NO DIA PREVISTO PARA A ATIVIDADE, DISTRIBUA UM RAMINHO PARA CADA ALUNO E ORIENTE-OS NO PASSO-A-PASSO. EM SEGUDA, AUXILIE AS CRIANÇAS A ESCREVER UMA MENSAGEM PARA A MAMÃE E DEIXE QUE ELAS LEVEM O CARTÃO PARA CASA PARA PRESENTEAR SUAS MÃES OU RESPONSÁVEIS.
JOGO DOS CORAÇÕES
MATERIAIS: CAIXAS DE FÓSFOROS VAZIAS, CAIXA DE PAPELÃO QUADRADA, COLA BRANCA, CORAÇÕES COLORIDOS (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES), FITA ADESIVA, LÁPIS DE COR, PAPEL COLOR SET AMARELA, AZUL, VERDE E VERMELHO, PAPEL-CARTÃO, PAPEL KRAFT, PINCÉIS, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, TINTAS GUACHE.
COLOCANDO EM PRÁTICA
AJUDE AS CRIANÇAS A MONTAR UM DADO, ENCAPADO A CAIXA DE PAPELÃO COM O PAPEL KRAFT DEPOIS DE FECHAR A CAIXA COM A FITA ADESIVA, SE NECESSÁRIO. APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS PEQUENOS. PARA ISSO, DIVIDA-OS EM PEQUENOS GRUPOS E ENTREGUE-LHES OS PINCÉIS E AS TINTAS GUACHE PARA QUE CADA EQUPE PINTE UMA FACE DO DADO. ORIENTE-OS A ESCREVER O NÚMERO CORRETO QUE CADA LADO REPRESENTARÁ OU DEIXE QUE RECORTEM OS NÚMEROS EM REVISTAS.
APÓS ESSE MOMENTO, MULTIPLIQUE OS CORAÇÕES GRANDES E PEQUENOS (DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDES). COLE-OS EM PAPEL-CARTÃO E RECORTE-OS. PARA CADA GRUPO DE CRIANÇAS, ENCAPE QUATRO CAIXAS DE FÓSFOROS COM O PAPEL COLOR SET, SENDO UMA COR PARA CADA, ENTRE AZUL, VERDE, VERMELHO E AMARELO. ALÉM DAS CAIXAS DE FÓSFOROS ENCAPADAS, CADA EQUIPE DEVE RECEBER UM KIT DESSE MATERIAL. DEPOIS QUE CADA CRIANÇA, DE CADA GRUPO, ESCOLHER SUA COR, O JOGO PODE SER INICIADO. O SORTEADO PARA COMEÇAR A BRINCADEIRA JOGA O DADO. A QUANTIDADE INDICADA NA FACE VIRADA PARA CIMA É O NÚMERO DE CORAÇÕES PEQUENOS, DA COR ESCOLHIDA NO INÍCIO DA BRINCADEIRA, QUE O JOGADOR DEVERÁ PEGAR E GUARDAR EM SUA CAIXINHA. APÓS ALGUMAS RODADAS, ORIENTE OS ALUNOS A FAZER A CONTAGEM DOS CORAÇÕEZINHOS DE SUAS CAIXINHAS. CADA DEZ CORAÇÕES PEQUENOS VALEM UM GRANDE. DETERMINE A QUANTIDADE DE RODADAS ADEQUADA PARA QUE AS CRIANÇAS NÃO FIQUEM ENFADADAS COM A BRINCADEIRA. O IMPORTANTE É QUE OS ESTUDANTES LEVANTEM HIPÓTESES, CONSTRUAM SEUS RACIONCÍNIOS E DIVIRTAM-SE.
MOLDES:
JOGO DAS TRÊS FASES
MATERIAIS: CARTAS COM ILUSTRAÇÕES DOS NÚMEROS E SUA REPRESENTAÇÃO EM LIBRAS (PRONTAS NA FOLHA DE MOLDES), COLA BRANCA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
PARA UTILIZAR A LIBRA COMO RECURSO DIDÁTICO DIFERENCIADO, PARA ENRIQUECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO, MULTIPLIQUE AS 21 CARTAS, QUE POSSUEM TRÊS ESPAÇOS DISTINTOS: A REPRESENTAÇÃO DO NÚMERO EM LIBRAS, O NÚMERO, E UMA LACUNA EM BRANCO, BEM COMO O OUTRO GRUPO DE CARTINHAS QUE SE ENCAIXAM NESSA TERCEIRA COLUNA EM BRANCO, CONTENDO ILUSTRAÇÕES DE CORAÇÕES NAS QUANTIDADES CORRESPONDENTES. ORGANIZE AS CRIANÇAS EM DUPLAS OU EM PEQUENOS GRUPOS E APRESENTE AS CARTAS, UMA A UMA, MOSTRANDO A REPRESENTAÇÃO EM LIBRAS. EM SEGUIDA, ORIENTE-AS A FAZER A CORRESPONDÊNCIA DOS NÚMEROS, ENCAIXANDO AS CARTINHAS NAS COLUNAS CORRETAS. APÓS APRENDEREM O SINAL DE CADA NUMERAL EM LIBRAS, DESAFIE AS CRIANÇAS A CRIAR REGRAS PARA O JOGO.
MOLDES
ENCAPE UMA CAIXA DE PAPELÃO NÃO MUITO GRANDE COM PAPEL KRAFT, OU OUTRO PAPEL DE SUA PREFERÊNCIA, E SEPARE UMA DUPLA DE MÃE E FILHO PARA REPRESENTAR CADA EQUIPE. SOLICITE QUE CADA MÃE RETIRE OS SAPATOS DE SEU FILHO E OS COLOQUE DENTRO DA CAIXA, QUE DEVE SER CHACOALHADA, PARA MISTURAR OS CALÇADOS. FEITO ISSO, DE OLHOS VENDADOS, AS MÃES DEVEM PROCURAR O PAR DE SAPATOS DE SEU FILHO E CALÇÁ-LOS NA CRIANÇA, QUE DEVE ESTAR SENTADA. AS MÃES PODEM SER AUXILIADAS A ENCONTRAR A CAIXA E DEPOIS SEUS FILHOS. VENCE A EQUIPE CUJA MÃE COLOCAR PRIMEIRO OS SAPATOS CORRETAMENTE, NA CRIANÇA.
MURAL COLETIVO
Amei!
ResponderExcluirEstá de parabéns!
bjs
Dayse Ticon
adorei vou usar a idea do coração
ResponderExcluirvou adaptar
pro meus alunos
hihih
bjss mil
Parabéns pelo seu blog!!!
ResponderExcluirÓtimas e criativas idéias!!
Parabéns pelo seu blog!!!
ResponderExcluirAdorei as idéias!!! Muito criativas!!!
Adorei o seu blog!!
ResponderExcluirÓtimas e criativas idéias!!!
Adorei o seu blog!!
ResponderExcluirÓtimas e criativas idéias!!!
Oi Joelma
ResponderExcluirVim te convidar para comemorar comigo a marca das 60.000 visitas no meu cantinho.
Tem selinho pra vc!
Bjus!!!!
Parabens!! lindo seu blog.
ResponderExcluirparabéns adorei essas dinâmicas vou adaptar a minha escola
ResponderExcluirAdorei as ideias para o dia da mamãe!!!
ResponderExcluirOi meu nome é Anity Souza, quero dizer que amei o seu blog, espero aprender muitas coisas com você.
ResponderExcluirAmei td so que eu ueria algo mais pratico....
ResponderExcluir