Páginas

PLANEJAR - O CAMINHO PARA UMA BOA AULA!!!


Oi, meus amigos... ontem foi dia de planejamento na escola em que trabalho a tarde! Foi muito produtivo, fizemos várias reflexões sobre nossa prática e uma delas foi sobre PLANEJAMENTO. Abaixo o texto que recebemos da nossa coordenadora pedagógica Joseana Fernandes (Beijos amiga). Espero que todos tirem bom proveito.

PLANEJAR: O CAMINHO PARA A BOA AULA

SÓ ENSINA BEM QUEM SABE AONDE QUER LEVAR OS ALUNOS E SE PREPARA PARA CHEGAR LÁ.

COMO VOCÊ SABE, TODA AULA COMEÇA MUITO ANTES DO MEMONTO DE ENTRAR EM CLASSE. ALGUMAS VEZES É PRECISO GASTAR HORAS PARA ORGANIZAR OS CONTEÚDOS, MATERIAIS E ENCONTRAR AS ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA. EM OUTRAS, BASTAM ALGUNS MINUTOS PARA QUE TUDO ISSO SE REALIZE. MAS SEMPRE EXISTE UM ESFORÇO DE PREPARAR O TRABALHO PARA OS ALUNOS. MESMO OS PROFESSORES MAIS EXPERIENTES, MAS INTUITIVO PRECISA FAZER PLANOS.

A ATIVIDADE DE PLANEJAR, INVISÍVEL PARA OS ALUNOS, É CONSIDERADA COMPLICADA, CHATA E BUROCRÁTICA. DURANTE MUITAS DÉCADAS O PROFESSOR (A) FOI OBRIGADO A FAZER PLANEJAMENTOS QUE NÃO TINHAM NADA A VER COM O SEU DID-A-DIA. "PARA MUITA GENTE PLANEJAR SIGNIFICAVA COPIAR O ÍNDICE DO LIVRO DIDÁTICO OU COPIAR SUAS ATIVIDADES NO CADERNO PARA APLICAR AO ALUNO. FELIZMENTE ESSE ENGANO ESTÁ SENDO DESFEITO. PRECISA SER DESFEITO.

ASSIM COMO NÃO SE LEVANTA UM PRÉDIO SEM PLANTAS E CÁLCULOS, NÃO SE CONTRÓI EDUCAÇÃO SEM PLANEJAMENTO. A FÓRMULA PARA PLANEJAR É SIMPLES. PRIMEIRO DEFINE-SE OS OBJETIVOS, PENSANDO NO INTERESSE E NAS POSSIBILIDADES DO ALUNO. DEPOIS O CAMINHO PARA ALCANÇÁ-LO, COM OS MATERIAIS, TÉCNICAS E ESPAÇOS DISPONÍVEIS. ENTRE O PRIMEIRO E ÚLTIMO PONTO É PRECISO CAMINHAR MUITO, MAS QUEM FAZ O PERCURSO ENCONTRA A CHAVE DO SUCESSO.

DICAS PARA UM PLANEJAMENTO

1º - ESQUEÇA A BUROCRACIA - O PLANEJAMENTO NÃO ESTÁ NOS LIVROS DIDÁTICOS, ESTÁ NAS NECESSIDADES DA SUA TURMA. HOJE O PROFESSOR TEM O ESPAÇO PARA CRIAR...

2º - CONHEÇA BEM DE PERTO SEU ALUNO - PARA PLANEJAR É PRECISO CONHECER AS CONDIÇÕES E OS INTERESSES DA TURMA. PERGUNTE-SE SEMPRE: O QUE MEU ALUNO DEVE E PODE APRENDER?

3º - FAÇA TUDO OUTRA VEZ - O PLANEJAMENTO É UM PROCESSO. ELE DEVER SER SEMPRE ALTERADO, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA TURMA.

4º - ESTUDE BEM PARA ENSINAR BEM- UMA PESSOA SÓ PODE ENSINAR AQUILO QUE SABE. POR ISSO VEJA SE VOCÊ CONHECE BEM OS ASSUNTOS DE QUE VAI TRATAR. CLARO QUE TAMBÉM É PRECISO SABER ENSINAR.

5º - COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE - QUANDO PENSAR NUMA AULA COLOQUE-SE NO LUGAR DO ALUNO. IMAGINE SE VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER AQUELE TIPO DE AULA.

6º - DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE - DIFICILMENTE SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR TODOS OS CONTEÚDOS COM TODA A TURMA. OS CRITÉRIOS PARA ESTABELECER O QUE É MAIS IMPORTANTE ENSINAR DEVEM SER AS NECESSIDADES E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS.

7º - PESQUISE EM VÁRIAS FONTES - TODA AULA REQUER MATERIAL DE APOIO. É NECESSÁRIO TEMPO PARA PESQUISAR. BUSQUE INFORMAÇÕES EM LIVROS, REVISTAS JORNAIS, INTERNET OU EM QUALQUER FONTE LIGADA A SEU PLANO DE TRABALHO, SEM PRECONCEITOS.

8º - USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO - O PROFESSOR DEVE APLICAR DIFERENTES MÉTODOS, COMO AULA EXPOSITIVA, TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM GRUPO, PESQUISAS... COMBINAR VÁRIAS FORMAS DE TRABALHO É A ESSÊNCIA DA ARTE DE ENSINAR.

9º - CONVERSE E PEÇA AJUDA - O COORDENADOR PEDAGÓGICO É UM PONTO DE APOIO E PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SEU TRABALHO. CONVERSAR COM OS COLEGAS, TROQUE IDÉIAS...

10º - ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA - UMA BOA IDÉIA PARA ANALISAR O QUE ESTÁ DANDO OU NÃO ESTÁ DANDO CERTO EM SEU TRABALHO É FAZER ANOTAÇÕES DE TUDO QUE FOR OBSERVADO DURANTE AS AULAS, SUAS DÚVIDAS, E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

POR FIM... RECOMECE TUDO OUTRA VEZ...

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO:
REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS


PLANEJAMENTO ESCOLAR

PLANEJAMENTO ANUAL PARA 5 ANOS- JARDIM II

Um comentário:

  1. Olá amiga...achei super interessante o seu espaço e com dicas excelentes para o cotidiano da sala de aula! Parabéns!

    ResponderExcluir