Páginas

VOLTA ÀS AULAS!

ANO TERMINANDO E A GENTE COMEÇA A PENSAR NA VOLTA DOS NOSSOS ALUNOS, O QUE VOU FAZER? O QUE VOU INOVAR? O QUE VOU APROVEITAR? KKK ! ACHO QUE TODOS SÃO ASSIM, ENTÃO O AMIGA DA EDUCAÇÃO TAMBÉM JÁ ESTÁ PENSANDO E PROCURANDO MATÉRIAS E MATERIAIS PARA QUE AJUDEM VOCÊS... HOJE TRAGO UMA MATÉRIA DO GUIA PRÁTICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM... BEIJOS. FELIZ ANO NOVO!!!


Volta às aulas


O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar


Por Sâmia Gabriela Teixeira


Objetivos:
Desenvolver a interação entre os alunos
Valorizar a amizade
Desenvolver o ser participativo e atuante
Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar


A volta às aulas transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais. Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes, a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas específicas de casa escola. A pedagoga Gisele Lemos, da Escola Bloom de Educação Infantil, do Rio de Janeiro (RJ), explica como planeja o acolhimento dos alunos que retornam das férias ou ainda dos que iniciam os estudos: “Os professores participam de dinâmicas de grupo assim como da realização de um brainstorming, conhecido como ‘tempestade de ideias’. Essa interação, que deve ser realizada com a equipe da escola, é importante para compartilhar a criatividade entre todos os funcionários”.
De acordo com Gisele, o professor que participa dessas reuniões “estabelece os conteúdos e regras, troca experiências profissionais, interage com outros docentes e, principalmente, cria melhores projetos e atividades para o mês de trabalho ou planejamento anual de atividades”



Dica de leitura!
Camila e a Volta às Aulas
Camila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?
Autora: Aline de Pétigny
Ilustrações: Nancy Delvaux
Assuntos: educação e vida em sociedade






PASTA PARA ATIVIDADES ESCOLARES



Materiais:
Papelão
Estilete ou tesoura
Cola quente
Papel color set
Plástico transparente bem resistente ou papel celofane
Elástico
pedaço de fita ou viés
4 botões grandes



 PASSO A PASSO







1. Corte e dobre o papelão conforme o molde (MOLDE NÃO DISPONÍVEL). Em seguida, encape-o com o papel color set.
2. Cole a transparência, os botões e o viés ou fita. No botão superior, cole o elástico
 
COMO NÃO TENHO ESSE MOLDE, MAIS SÓ PELA FOTO JÁ TEM UMA IDÉIA DE COMO FAZER EU TROUXE ESSE AQUI ABAIXO DA AMIGA DIVA DO BLOG http://divartes.blogspot.com. QUE TAMBEM É SIMPLES E DE EVA. 
VAMOS LÁ...
 
Material utilizado:
  • Folha de EVA em diversas cores
  • Tinta para tecido, nas cores marrom, laranja, pele, rosa, preto e branco
  • pincel
  • cola quente
  • olhos móveis - pequeno
  • cordão preto para as pernas, anteninhas e o braço da abelhinha
  • caneta permanente
  • velcro para fechar
 COMO ELA FEZ ESSAS PASTINHAS PARA AS CRIANÇAS COLOCAREM A BÍBLIA, TEMOS QUE REVER AS MEDIDAS DO PAPEL A4 PARA QUE SEJA ADAPTADA PARA AS ATIVIDADES DAS NOSSAS CRIANÇAS. MAIS JÁ DÁ PARA TER UMA IDÉIA DE COMO FAZER E INOVAR EM 2012 COM AS PASTINHAS DAS CRIANÇAS, TAMBÉM PODEMOS PEGAR UMA PASTINHA PRONTA E TIRAR O MOLDE POR ELA. 




 Prepare um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos
Por Marcella Naressi, escola Espaço Aberto
Procedimentos práticos
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Marcella Naressi, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Aberto, de São Paulo (SP), sugere que algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. “Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais”, explica Marcella.

Dias de adaptação

A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Patrícia Marques, coordenadora pedagógica do CEI Vila Nova Curuçá, de São Paulo (SP), afirma que a elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os alunos oferece cooperação e autoconhecimento da turma e dos professores. “Geralmente os alunos menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos”, diz Patrícia.
 
 
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA MATÉRIA!
BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA SE DEUS QUISER.
JOELMA COUTO.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário