PLANO DE ENSINO.
Série:4º
ano
Disciplina: Ensino Religioso
Livro
base: Crescer com Alegria e Fé
As
aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Objetivos
:
Os Parâmetros
Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental de Ensino
Religioso que os alunos sejam capazes de:
conhecer os diferentes significados dos
símbolos religiosos na vida, na convivência com as pessoas e nos grupos
sociais, compreendendo-os;
•
perceber que os símbolos religiosos expressam a idéia do Transcendente de
maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os;
•
valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e
principalmente, inteligente;
•
entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do
convívio para além do mundo familiar;
•
conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na
vida e convivência com o outro;
•
compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o
outro;
•
perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas
pelos símbolos religiosos;
•
perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de
maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
•
adotar no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de
cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
•
conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das
experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e escolar);
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das
diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que
têm na liberdade o seu valor inalienável;
•
refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e
expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
•
formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas
adequadas embasadas nas informações obtidas;
•
perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se
constituem no valor supremo de uma cultura;
•
desenvolver seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação
de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania;
•
eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a
injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas
de atuação nas diferentes
situações da vida;
•
conduzir-se coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de
princípios de que estas regras representam valores morais;
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das
diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições
religiosas;
•
refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno
religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.
Conteúdo
Ø
1º Bimestre
Ø Sinceridade
Ø Amigo
Fiel
Ø 2ºBimestre
Ø Projeto
Ø Dedicação
Ø 3ºBimestre
Ø Companheirismo
Ø Compartilhar
Ø 4º Bimestre
Ø Entrega
Ø Acreditando
em Jesus
Ø Desenvolvimento
·
Aula
expositiva e dialogada, atividades em sala, atividades em casa, trabalhos e
pesquisas.
·
Formas
de avaliação
·
Os temas das aulas partiram da busca de
construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão, utilizando-se de
textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares
(Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola
·
A avaliação
ocorrerá de forma processual e progressiva, sendo que no final de cada bimestre
o aluno terá uma avaliação escrita sobre os conceitos assim assimilados por ele
de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do
estudante no cumprimento das atividades, leituras e discussões, além da interação
e empenho em seu grupo.
CRÉDITOS: EMAIL ELIENE AVELINA.
Amei a sugestão deste planejamento.
ResponderExcluirConvido para fazer uma visita aos educadores multiplicadores.
É só digitar :
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ ou clicar o link que etá no blog- na lateral.
São pessoas especiais que são convidadas a fazer esta parceria.
Adorei tudo q vi nest planejamento.
ResponderExcluirMuito bom, obrigada por me ajudar.
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