CONTEÚDO:
TEXTO PUBLICITÁRIO,
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
1º AULA.
OBJETIVO: CONHECER E EXPLORAR ESSE TIPO DE GÊNERO TEXTUAL.
TRABALHAR O TEXTO ABAIXO:
TEXTO RETIRADO DO LIVRO: A AVENTURA DA LINGUAGEM 4º ANO.
ATIVIDADE SOBRE O TEXTO:
1- NESSE CONJUNTO DE TEXTO E IMAGEM O QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO? EXPLIQUE.
2- ESSA PROPAGANDA APRESENTA UM SLOGAN EM LETRAS GRANDES: "NÃO DEIXE A NATUREZA IR EMBORA". QUAL É A INTENÇÃO DO AUTOR AO USAR ESSE SLOGAN?
3- A IMAGEM QUE ILUSTRA O TEXTO É A DE UM SAPO SUBINDO POR UMA CORDA. O QUE ESSA IMAGEM SUGERE?
4- NO TEXTO DA PROPAGANDA, O AUTOR AFIRMA QUE PÁSSAROS, PLANTAS E ANIMAIS ESTÃO FICANDO RESTRITOS A PEQUENAS MANCHAS VERDES. O QUE ELE QUER DIZER COM A EXPRESSÃO "PEQUENAS MANCHAS VERDES"?
5- SEGUNDO O AUTOR, NOSSO OXIGÊNIO TAMBÉM ESTÁ INDO EMBORA. POR QUE ELE CHAMA TAL FATO DE UM "ADEUS INVISÍVEL, MAS SENSÍVEL"?
6- SEGUNDO O TEXTO, COMO VOCÊ PODE AJUDAR A REVERTER O PROBLEMA DO DESMATAMENTO?
7- A ATITUDE A SER TOMADA É SIMPLES. O AUTOR DEMONSTRA ISSO ATRAVÉS DE DETERMINADAS PALAVRAS. QUAIS SÃO ELAS?
8- QUE OBJETIVO O AUTOR PRETENDE ATINGIR COM ESSA PROPAGANDA?
RESPOSTAS:
1- POSSIVELMENTE A RESPOSTA SERÁ A IMAGEM, TANTO PELO ESPAÇO OCUPADO, COMO PELA FORMA COMO O SAPO ESTÁ REPRESENTADO.
2- A INTEÇÃO É MOSTRAR QUE, SE O HOMEM CONTINUAR DESRESPEITANDO OS RECURSOS NATURAIS COMO VEM FAZENDO, A NATUREZA DESAPARECERÁ, COMO O SAPO QUE ESTÁ INDO EMBORA.
3- O SAPO VIVE TANTO NA ÁGUA, COMO NA TERRA. MAS TANTO UMA QUANTO A OUTRA ESTÃO SENDO DEVASTADAS PELA AÇÃO DO HOMEM. O SAPO NA CORDA SUGERE A IMAGEM DE FUGA, OU QUE ELE ESTÁ NA "CORDA BAMBA", OU SEJA, AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.
4- A EXPRESSÃO "PEQUENAS MANCHAS VERDES" SUGERE QUE AS FLORESTAS E BOSQUES, ONDE VIVEM OS ANIMAIS E PÁSSAROS, ESTÃO DIMINUINDO E AS PLANTAS ESTÃO DESAPARECENDO.
5- O ADEUS É INVISÍVEL COMO O AR E SENSÍVEL PORQUE PODEMOS SENTIR OS EFEITOS DESSE ADEUS, TANTO NA PAISAGEM QUANTO NA SAÚDE DAS PESSOAS.
6- ENTRANDO NO SITE INDICADO PARA QUE UMA ÁRVORE SEJA PLANTADA.
7- AS PALAVRAS SÃO "FACILMENTE" E "GRATUITAMENTE" .
8- PRESERVAR O VERDE, ATRAVÉS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA.
2º AULA.
CONTEÚDO: TEXTOS PUBLICITÁRIOS.
OBJETIVO: EXPLORAR A ORALIDADE E A PARTICIPAÇÃO DA TURMA SOBRE O TEMA PESQUISADO.
DISCUTIR SOBRE OS ANÚNCIOS PESQUISADOS.
3ª AULA.
CONTEÚDO: TEXTOS PUBLICITÁRIOS.
OBJETIVO: TRABALHAR A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS E AVALIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS.
PROPOR AOS ALUNOS A ELABORAÇÃO DE UM ANÚNCIO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR UM PRODUTO.
APRENDER A TRABALHAR EM GRUPO.
EXPLORAR A ORALIDADE DO GRUPO.
CADA GRUPO IRÁ CONFECCIONAR O SEU ANÚNCIO, CRIAR SEU SLOGAN E APRESENTAR PARA A TURMA.
ABAIXO AS FOTOS DE COMO FOI ESSE 3º DIA DE TRABALHO COM ESSE TEMA E A APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS.
MAIS UM TRABALHO REALIZADO COM MUITO AMOR POR TODOS OS MEUS ALUNOS DO 4º ANO. PARABÉNS MEUS ANJOS. VOCÊS FORAM D++++++++++++++.
AGORA É HORA DE APRECIAR...
Olá. Estiva visitando o seu blog, gostei muito e me tornei seguidora.
ResponderExcluirEu também tenho um blog, o “Super Promonauta”. Se puder me faça uma visitinha também, e se por acaso gostar e quiser me seguir, será uma honra.
Obrigado e parabéns pelo site!
http://super-promonauta.blogspot.com.br