BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
·
Diariamente leitura de histórias (.... assim
como poesias, parlendas, notícias) feita
pelo professor, sempre de qualidade e de interesse dos alunos, num clima de
magia e encantamento.
·
Utilizar a lista de nome dos alunos da
classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o
nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de
determinada criança dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa lista de palavras, que logo será
memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas
para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que
sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso
também escrever o CA de CADEIRA.
·
Professor escreve na frente do aluno e lê o
que está escrevendo ou já escreveu (o que vai ter na merenda, o título da
história que será lida, etc.).
·
Os alunos ditam textos memorizados para o
professor escrever (parlendas, poesias, letra de música que
estão aprendendo para ampliar seu repertório, para se divertir ou para uma
apresentação na reunião de pais...).
·
Os alunos escrevem palavras que o professor
propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o
professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu
apontando onde está escrito.
·
Propor que os alunos leiam (antecipando) o
título do livro que vai ser lido, pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança
já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
·
Propor que localize onde está escrito
determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que
lá foi escrito nomes de frutas (o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
·
Propor que localizem onde está determinado
título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
·
O professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO,
CAVALO e CACHORRO), informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer
onde está escrito o quê. Aqui o início e
o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam
se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
·
Fornecer as letras justas, ou seja, todas e
nenhuma a mais nem a menos, de determinada palavra ou verso/estrofe de poesia
ou música, informando que ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O
SAPO NÃO LAVA O PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de
escrita próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
·
Cruzadinhas com banco de
palavras.
As sondagens devem ser feitas na primeira semana de ABRIL, no mês de JUNHO, em SETEMBRO e no
início do mês de NOVEMBRO.
1.
Para realizar a atividade de leitura será necessário entregar para cada criança
a música impressa que será lida e cantada por todos.
2. Ditar as palavras na ordem
abaixo que deverão ser localizadas pelas crianças usando suas próprias
estratégias de leitura.
Solicite que os alunos marquem no texto as
seguintes palavras:
BARATA – FILÓ – SAIAS – É – TEM – DIZ
OBSERVAÇÃO: Para as
próximas sondagens de leitura, serão enviados os textos e as palavras a serem
marcadas pelos alunos.
Segue abaixo a lista de palavras e o gênero proposto para
o ditado e a produção textual individual:
PARA REALIZAR UMA SONDAGEM
ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA, UMA TRISSÍLABA, UMA DISSÍLABA E
UMA MONOSSÍLABA, NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO.
UMA DAS
PALAVRAS DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA
FRASE.
EXEMPLO: Lista de animais
DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI
O GATO DORMIU NA SALA.
PEDE-SE ENTÃO, PARA QUE A CRIANÇA (atividade
individual) ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER. É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA,
APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA.
A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA
SONDAGEM, PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA
HIPÓTESE LINGUÍSTICA.
COMO A SONDAGEM DEVE SER
UTILIZADA
* INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS
HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, COLOCANDO A CRIANÇA
DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
* SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
CONHECER O QUE A
CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA, QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE
MOMENTO PARA ESCREVER;
ANALISAR AS HIPÓTESES
DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA, QUE FAZ PARTE DE UMA
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE, ELA SABE POR QUE E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA
FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É
POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E
FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE
ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.
OBJETIVOS DA SONDAGEM
*INSTRUMENTO PARA MAPEAR O
CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
* REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
*MATERIAL DE PESQUISA PARA
DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
* ELABORAR SEU PLANEJAMENTO,
PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
*OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.
fonte: Sonanny professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário