A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos damos conta.
Sendo a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da cultura.
Educadores que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo pela leitura, conhecem as características do processo de leitura, selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras interpretações de uma determinada obra.
Quando se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.
Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.
ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.
OBJETIVOS:
ESSA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.
PROCEDIMENTOS:
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)
PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)
A ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.
A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.
A ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA PROPOSTA.
O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.
AS FOTOS DA TURMA NO MOMENTO DA AULA.
ESSA ATIVIDADE FOI REALIZADA NA TURMA DA PROFESSORA JOELMA COUTO (EU) NO 4º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE FÁTIMA LIRA. ESPERO QUE GOSTEM DE MAIS UMA SUGESTÃO DO BLOG AMIGA DA EDUCAÇÃO. BJOS. FIQUEM COM DEUS.
Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com boa intenção.
ResponderExcluirGostei do que li e achei um blog abençoado, onde se aprende muito.
Sou António Batalha, tenho um blog peregrino e servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
PS. Se seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para segui-lo também.
Que a Paz de Jesus seja sempre consigo.
Vim fazer uma visitinha. Uma boa semana!
ResponderExcluir