Como crianças e artes formam uma dupla perfeita, aproveite para estimular a criatividade e a imaginação infantil, a partir de um mix de atividades que podem contemplar, ao mesmo tempo, as diversas datas comemorativas do mês de agosto.
Mas, lembre-se que só incentivar a criação pelo simples ato em si não basta. Ainda hoje, poucos educadores notam que, quando trabalhada adequadamento, a Arte proporciona aos alunos dispositivos para reagir aos apelos sensoriais e cognitivos que o mundo contemporâneo impõe, devido à capacidade que ela tem de fazê-los pensar!
Dia Nacional das Artes, do Artista de Teatro e do Folclore.
A primeira comemoração se dá no dia 12, a segunda no dia 19 e a terceira em 22 de agosto. Mas, considerando que a Arte é entendida como uma manifestação de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção das emoções e ideias, é possível aliar a primeira comemoração ao Dia do Artista de Teatro - que, por sua vez, não se restringe somente a uma celebração em honra do ator, pois, para uma peça chegar até o público, é necessário o envolvimento de muitos profissionais (o autor, o diretor, o responsável pela iluminação, pelo som ou pela parte cênica, o figurinista etc) - e ao Dia do Folclore.
Dessa forma, a partir dos passos que seguem, além de criar um pequeno cenário porta-lápis e dedoches ponteiras, inspirados no folclore, as crianças poderão montar pequenos esquetes. Para tanto, elas terão que elaborar uma pequena história escrita, a partir da qual vivenciarão novas formas de expressão para promover uma encenação real.
" As atividades que exigem habilidades artísticas favorecem a criatividade e a autoconfiança infantil."
Passo a passo teatrinho porta-lápis com caixa de leite.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, "o universo da Arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo".
Passo a passo Dedoches ponteiras inspirados no folclore.
IMAGINAÇÃO CRIADORA
É ela que permite ao ser humano conceder situações, fatos, ideias e sentimentos que se realizam como imagens internas. De acordo com essa concepção, visualizar situações que não existem, mas que podem vir a existir, oportuniza possibilidades que estão além da experiência imediata e que tornam possíveis tanto o desenvolvimento da criança quanto a evolução do homem.
Dia dos demais Artistas
Em 24 de agosto, são homenageados todos aqueles que, graças ao dom natural ou talento adquirido, passaram a se dedicar à arte, independente da forma de expressão adotada por cada qual. Afinal, não dá para imaginar o mundo sem o colorido das pinturas, a beleza das esculturas, a leveza da dança, a emoção das grandes interpretações, a harmonia do canto etc. Como as opções são muitas, que tal sugerir a criação de uma tela muito especial só para celebrar a data?
A ARTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
De acordo com o Ministério de Cultura e Educação (MEC), durante o ciclo escolar, o aluno deveria desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (artes visuais, dança, música e teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidas ao longo da história e na contemporaneidade.
Como fazer Tela abstrata texturizada
O ENSINO DE ARTE
No Ensino Fundamental, ele deveria ser organizado para tornar os alunos capazes de se expressar artisticamente, mantendo uma atitude de busca pessoal, a partir da qual articulariam a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão, ao realizar e fruir produções artísticas.
MOLDES DOS DEDOCHES FOLCLORE.
Saci
Curupira
Iara
Mula Sem Cabeça
Boto Cor-de-rosa
Cuca
Cabra cabriola
Lobisomem
postagem original revista guia prático do professor ensino fundamental I. nr. 109.
Nenhum comentário:
Postar um comentário