Curta a nossa página!

CINCO-MARIAS EM EVA. PASSO A PASSO COM MOLDE.

 OI GENTE, TROUXE HOJE PARA VOCÊS O JOGO DAS CINCO-MARIAS, QUEM NÃO LEMBRA DESSE JOGUINHO??? POIS É, EU TAMBÉM JOGUEI MUITO E PARA RESGATAR AS BRINCADEIRAS INFANTIS ESSE PAP OU PASSO A PASSO DA REVISTA ARTE COM AS MÃOS ESPECIAL JOGOS EDUCATIVOS. EU NÃO IA POSTAR AGORA... MAS COMO ESTOU SEM TEMPO DE FAZER O MEU, NÃO AGUENTEI E TROUXE LOGO PARA VOCÊS.... MAIS PROMETO QUE QUANDO FIZER O MEU EU POSTO AQUI NO BLOG OK?

ESPERO QUE GOSTE DE MAIS ESSA SUGESTÃO... EU AMEI E VAMOS VOLTAR SER CRIANÇA... APROVEITEM A SUGESTÃO PARA FAZER NO DIA DAS CRIANÇAS ... BJOS. FIQUEM COM DEUS. JOELMA  COUTO.

 JOGO PARA TREINAR A CONCENTRAÇÃO, A ATENÇÃO E A COORDENAÇÃO MOTORA

MATERIAIS

* RETALHO DE TECIDO DE ALGODÃO FLORAL
* 1 RETÂNGULO DE 33X13 CM DE EVA BRANCO
* 10 CM DE FITINHA BRANCA DE CETIM NR. 1
* CORTADOR DE FLOR
* COLA PVA EXTRA
* PINCEL 
* TESOURA
* RÉGUA
* LÁPIS
* CANETA PERMANENTE PONTA FINA
* COLA INSTANTÂNEA
* BOTÃO
* MILHO DE PIPOCA
* MOLDES  

FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DOS 7 ANOS
NR. DE JOGADORES: UM OU MAIS
OBJETIVO: ESTIMULAR O CÁLCULO MENTAL PARA OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SEQUENCIAIS, TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA, A ORIENTAÇÃO ESPACIAL E O SENSO DIRECIONAL. 
REGAS: OS PARTICIPANTES LANÇAM AS FLORZINHAS PARA O ALTO E TÊM DE APANHAR AS OUTRAS DO CHÃO, INICIALMENTE UMA POR UMA. QUANDO TODAS ESTIVEREM NA MÃO, O JOGADOR DEVE JOGAR UMA PARA O ALTO E IR DEVOLVENDO AS PEDRINHAS AO CHÃO. O GRAU DE DIFICULDADE VAI AUMENTANDO CONFORME O NÚMERO DE FLORZINHAS A SEREM RECOLHIDAS AUMENTA. PODE SER JOGADO INDIVIDUALMENTE OU EM PEQUENOS GRUPOS. 

 PASSO A PASSO (PARA SALVAR CLIQUE NAS IMAGENS)
 









CARTÃO DE EVA PARA O DIA DOS PAIS / PASSO A PASSO COM MOLDE.

OLHA AI AMIGOS, UMA SUGESTÃO DE CARTÃO PARA O DIA DOS PAIS, ESSA SUGESTÃO FOI CRIADA E EXECUTADA PELA ARTESÃ LESKKA E A FONTE DESSE PASSO A PASSO SINIMBU FITAS. 


Lista de material:
  • EVA na cor de sua preferência
  • Fita Sinimbu a escolher
  • Cola de EVA ou cola instantânea
  • Tesoura
  • palito de churrasco
  • caneta permanente
 PASSO A PASSO

Primeiro de tudo, você imprime os moldes em papel A4 e passa os moldes para uma papel mais durinho, tipo cartolina, caixa, ou papel cartão e recorta.


Coloque os moldes cortados sobre a folha do EVA azul e risque com palito de churrasco.
Recorte cada molde do EVA, eles vão ficar assim, como na foto abaixo:


Depois de cortar os moldes no EVA é hora de fazer a decoração do cartão, cole a fita  Sinimbu na gravatinha e no bolso, como na foto abaixo:


 Agora monte o cartão, colando a gravatinha e o bolso:


 Agora, faça pontilhado em todo do cartão, do bolsinho, e da gola, com caneta permanente:



 E para finalizar, é só colocar um cartãozinho com uma mensagem bem bonita para o papai:

 

VAMOS AS ARTES??? EMÍLIA E VISCONDE DE PALITO DE PICOLÉ.

 VAMOS AS ARTES???

DANDO CONTINUIDADE O PLANO DE AULA DO DIA DO LIVRO QUE PUBLIQUEI AQUI, TRABALHAMOS NA AULA DE ARTE OS PERSONAGENS ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS. EMÍLIA E VISCONDE. 

MATERIAL UTILIZADO:

PALITO DE PICOLÉ
TINTA GUACHE
COLA DE ISOPOR
PINCEL
TNT
EVA SELLER

E O RESULTADO É FRUTO DA CRIATIVIDADE DE TODOS OS MEUS ALUNOS. 

GOSTO MUITO DE PUBLICAR ESSES TRABALHOS, POIS MOSTRA QUE É POSSÍVEL FAZER UM PLANEJAMENTO DA SEMANA INTERLIGANDO AS MATÉRIAS E SEUS CONTEÚDOS E QUE NOSSOS ALUNOS CONSEGUEM FAZER COISAS MARAVILHOSAS QUANDO O PROFESSOR DÁ OPORTUNIDADES... 

BJOS. JOELMA COUTO.

















EMÍLIA E VISCONDE DE PALITO DE PICOLÉ, DIA DO LIVRO, MONTEIRO LOBATO, FOLCLORE, ARTE, ATIVIDADE MANUAL COM OS ALUNOS.

PRÁTICA DE LEITURA - TURMA 4º ANO.




A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos damos conta.

Sendo a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da cultura.

 Educadores que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo pela leitura, conhecem as características do processo de leitura, selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras interpretações de uma determinada obra.


Quando se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.

(Trechos do Artigo prática de leitura)

Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.

Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.


ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.



OBJETIVOS:

ESSA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.

PROCEDIMENTOS: 

BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)

PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)

A ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.

A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.

A ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA PROPOSTA.

O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).

DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA. 

AS FOTOS DA TURMA NO MOMENTO DA AULA. 












ESSA ATIVIDADE FOI REALIZADA NA TURMA DA PROFESSORA JOELMA COUTO (EU) NO 4º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE FÁTIMA LIRA. ESPERO QUE GOSTEM DE MAIS UMA SUGESTÃO DO BLOG AMIGA DA EDUCAÇÃO. BJOS. FIQUEM COM DEUS.



BILBOQUÊ MONSTRINHO GULOSO PASSO A PASSO E MOLDE PARA O DIA DAS CRIANÇAS.

 BOA NOITE, DEPOIS DE 3 DIAS SEM NET (AFE...) HOJE VENHO POSTAR PARA VOCÊS UM PASSO A PASSO RETIRADO DA REVISTA ARTE COM AS MÃOS EVA ESPECIAL JOGOS EDUCATIVOS, JÁ PENSANDO NA SEMANA DAS CRIANÇAS. ESSE ANO COMBINEI COM MEUS ALUNOS FAZER UM BRINQUEDO CADA DIA ... E O PRIMEIRO QUE A GENTE VAI FAZER É ESSE BILBOQUÊ, JÁ CONHECEMOS O TRADICIONAL ESSE É UM MONSTRINHO GULOSO. ESPERO QUE GOSTEM. E VAMOS NOS PREPARAR PORQUE DAQUI A POUCO CHEGA OUTUBRO. KKKK

AJUDA NA COORDENAÇÃO MOTORA E NA ATENÇÃO.

MATERIAIS
* 1 GARRAFA PET DE 2 LITROS COM TAMPA
* ESTILETE
* TESOURA
* FERRO DE PASSAR
* TINTA GUACHE NAS CORES VERMELHA, MARROM, LARANJA E VERDE
* COLA BRANCA
*PINCEL
*RETALHOS DE EVA AMARELO, BRANCO, PRETO, MARROM E VERMELHO
* MIÇANGAS COLORIDAS
* COLA INSTANTÂNEA
* FERRO DE SOLDA
*CHAPINHA
* 1 BOLA DE ISOPOR COM 25 MM DE DIÂMETRO
* GIZ PASTEL SECO VERMELHO E MARROM
* TESOURA DECORATIVA
* PINTA-BOLINHAS
* 50 CM DE BARBANTE
* PINCEL MACIO
* MOLDES ( CADERNO DE RISCOS )

FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DOS 4 ANOS
NR. DE JOGADORES:INDIVIDUAL
OBJETIVO: TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA. ESTIMULAR A AGILIDADE, PERCEPÇÃO, ATENÇÃO E A ORIENTAÇÃO ESPACIAL.
REGRAS: A CRIANÇA DEVERÁ IMPULSIONAR O DOCINHO, PRA CIMA E PRA FRENTE, PARA ENCAIXAR NA BOCA DO MONSTRO.


PARA SALVAR O PASSO A PASSO CLIQUE NAS IMAGENS. 

 












MOLDES 


MENINAS, ESSE AQUI FOI EU QUE FIZ... A PARTE DO DOCINHO FIZ DIFERENTE, COLEI A TAMPA NO EVA E CORTEI O CÍRCULO, DEPOIS CORTEI UM RETÂNGULO E COLEI NAS BORDAS DO CÍRCULO E DEPOIS COLEI NA BOLA. CADA UM ESCOLHE A MANEIRA MAIS SIMPLES E RÁPIDA DE FAZER. OLHA COMO FICOU...

ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM...







BILBOQUÊ MONSTRINHO, BILBOQUÊ EVA, DIA DAS CRIANÇAS, PASSO A PASSO BRINQUEDO DE GARRAFA PET, MOLDE DO BILBOQUÊ, MOLDES, DATAS COMEMORATIVAS.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados