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PORTFÓLIOS.

PORTFÓLIOS





Portfólio é uma estratégia importante para melhor conhecer e entender o progresso de cada aluno à medida que o tempo passa.
Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança.

TIPOS DE PORTFÓLIO

1 - Portfólio Particular
2 - Portfólio de Aprendizagem
3 - Portfólio Demonstrativo

1 - Portfólio Particular
Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)

2 - Portfólio de Aprendizagem
Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais

3 - Portfólio Demonstrativo
União do portfólio particular e de aprendizagem
É utilizado pela escola e por todos professores

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM

Contém:
Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.

Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.


PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO

É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.
Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.
No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.

Contém:
Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem.


PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO

1 - Estabelecer uma política de portfólio;
2 - Coletar amostras de trabalhos;
3 - Tirar fotografias;
4 - Conduzir entrevistas;
5 - Realizar registros sistemáticos;


POLÍTICA DE PORTFÓLIO:

É um propósito definido e claro
É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)


DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA

= É necessário:
* Conhecimento das crianças (individualmente);
* Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;
* Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento;
* Conhecimento sobre diversidade.

= É necessário:
* Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);
* Conhecer a proposta de trabalho para as crianças
(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)


ITENS DO PORTFÓLIO

+ Amostra de trabalhos;
+ Trabalhos artísticos;
+ Produtos de avaliação de desempenho;
+ Fotografias;
+ Diários de aprendizagem;
+ Registros escritos;
+ Entrevistas com a criança;
+ Registros sistemáticos;
+ Registros de caso;
+ Registros de reuniões de análise de portfólio;
+ Relatos narrativos.


DIÁRIO DE APRENDIZAGEM

Nome: Professora:
Data: Ano/Série:

O que tenho aprendido:

O que quero Aprender mais:

Planejo Fazer:

Comentários do professor:


AMOSTRA DE TRABALHO

(Comentário da criança)
Nome: Data:
Trabalho:

Como fiz esse trabalho:

O que gosto nele:

O que gostaria de mudar nele:

Quero tentar fazê-lo de novo


AMOSTRA DE TRABALHO

(Comentário do professor)
Nome: Data:
Trabalho:

___ Iniciado pelo professor ____ Iniciado pela criança

Habilidade/conceito:

Referência:
____ Iniciante _____ Em desenvolvimento

____ Domínio ______ Avançado
Obs.


REGISTRO DE CASO

Nome: Data:

Evento:

Situação:

Detalhes:

Comentários:



REGISTRO SISTEMÁTICO

Nome: Data:
Observador: Hora:

Atitude ou comportamento:

Situação:

Detalhes:

Razão para observação:

Comentários:

Documentação através de álbuns
Comentários das crianças (em forma de texto)
Eu critico:
Eu felicito:
Eu proponho:

Opinião dos alunos sobre os trabalhos realizados, leituras feitas e textos produzidos


(opinião em forma de texto)


POLÍTICA DISCUTIDA

Coleta de material para o portfólio:

Desenvolvimento do esquema corporal
Desenvolvimento do Desenho
Desenvolvimento da escrita
Interpretação de textos
Produção de textos
Problemas


OBSERVAÇÕES
Todo o material deve conter:

O nome da criança;
Data em que foi elaborado;

Identificação da fase de referência do trabalho;
Observações da professora sobre o trabalho;
Observações da criança

Bibliografia Consultada:

Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.

A expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa- Pedagogia Freinet. SANTOS, Maria Lúcia. Editora Scipione São Paulo 1993.

PORTFÓLIOS


Em educação, o Portfólio apresenta várias possibilidades:
uma delas é a sua construção pelo aluno. Neste caso, o portfólio é uma coletânea de suas produções, as quais apresentam as evidências da sua aprendizagem. É organizado por ele próprio para que ele e o professor, em conjunto, possam acompanhar o seu progresso.

Para que serve

Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias idéias, faça escolhas e não apenas cumpra as prescrições do professor e da escola. Nesse contexto a avaliação se compromete com a aprendizagem de cada aluno e deixa de ser classificatória e unilateral. O portfólio é uma das possibilidades de criação da prática avaliativa comprometida com a formação do cidadão capaz de pensar e de tomar decisões.


Como construí-lo

Alguns princípios–chave orientam a sua construção:

- O primeiro deles, como se percebe, é o da sua construção pelo próprio aluno, possibilitando- lhe fazer escolhas e tomar decisões.

- Essa construção é feita por meio da reflexão, porque o aluno analisa constantemente as suas produções. Além disso, ele é estimulado a realizar atividades complementares, por ele selecionadas.

- Esse processo favorece o desenvolvimento da criatividade, porque o aluno escolhe a maneira de organizar o porta-fólio e busca maneiras diferentes de aprender.

- Enquanto assim trabalha, ele está permanentemente avaliando o seu progresso. A auto-avaliação é, então, um componente importante.

- O trabalho pedagógico e a avaliação deixam de ser de responsabilidade exclusiva do professor. A parceria passa a ser um princípio norteador das atividades.

- A vivência desse processo dá oportunidade ao aluno de desenvolver sua autonomia frente ao trabalho pedagógico. Ele percebe que pode trabalhar de forma independente e não ficar sempre aguardando orientação do professor. Forma-se, assim, o cidadão e o trabalhador capaz de ter inserção social crítica.

- O trabalho com o portfólio tem início com a formulação dos seus propósitos, para que todos saibam claramente em que direção irão trabalhar. Poderá haver propósitos comuns ao grupo de aluno se outros criados por cada um deles, para que atendam seus interesses individuais.



Como avaliá-lo

É necessário que professores e alunos, em conjunto, definam os descritores (critérios) de avaliação, levando em conta, entre outros aspectos, os propósitos. Como os dois segmentos avaliam a construção do portfólio, ambos devem se basear nos mesmos critérios.


Considerações finais

A adoção adequada do portfólio favorece a prática da avaliação formativa, voltada para o desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. Além disso, o seu uso permanente faz com que deixe de ser apenas um instrumento de avaliação e passa ser a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da “sala de aula”.


Texto de Benigna de Freitas Villas Boas
Da Faculdade de Educação da UNB


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