TREM BÃO!
É TEMPO DE FESTA JUNINA. RESGATE AS TRADIÇÕES E PROMOVA O APRENDIZADO COM MUITA DIVERSÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS, PAIS E PROFESSORES.
PROSEANDO
COLOCANDO EM PRÁTICA
EM UMA RODA DE CONVERSA, CONSIDERE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CRIANÇAS SOBRE AS FESTAS JUNINAS, PROMOVENDO ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE AS MÚSICAS, A QUADRILHA, OS PRATOS TÍPICOS, AS DANÇAS, ETC.
APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA FALAR SOBRE OS BALÕES E OS FOGOS DE ARTIFÍCIOS, TAO COMUNS NESSA ÉPOCA DO ANO, MAS QUE TRAZEM PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS GRAVES PARA AS PESSOAS. PERMITA QUE AS CRIANÇAS QUESTIONEM COM SEUS FAMILIARES SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS E, ENTÃO, REGISTRE AS INFORMAÇÕES TRAZIDAS PELAS CRIANÇAS.
EXPLORE O TEMA POR MEIO DE CONSTRUÇAO DE LISTA DE PALAVRAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, TROCA DE RECEITAS DOS PRATOS TÍPICOS PREPARADOS POR CADA FAMÍLIA E TRABALHE ALGUMAS MÚSICAS TRADICIONAIS DE FESTA JUNINA.
EM SEGUIDA, LEVE A TURMA A PERCEBER, POR MEIO DE IMAGENS OU RELATOS, AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS AO LONGO DO TEMPO NAS CIDADES INTERIORANAS E CENTRAIS. CONVIDE-OS A COLOCAR A MÃO NA MASSA PARA PREPARAR E ENFEITAR A ESCOLA PARA A GRANDE FESTA. NA FOLHA DE MOLDES ANEXA HÁ CARTÕES PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM OS CONVITES DA COMEMORAÇÃO.
NÃO PODE FALTAR
COLOCANDO EM PRÁTICA
EM UMA RODA DE CONVERSA, MOTIVE AS CRIANÇAS A PARTICIPAREM DA ARRUMAÇÃO DA FESTA, QUESTIONANDO-AS SOBRE O QUE ELAS ACHAM QUE DEVE TER EM UMA FESTA JUNINA. CONFORME FOREM MENCIONANDO, VÁ FAZENDO UMA LISTA, EM LETRA BASTÃO, COM O AUXÍLIO DO GRUPO. CERTAMENTE SURGIRÃO O NOME DAS BARRACAS DE JOGOS, DE PRENDAS, DAS COMIDAS, DAS BEBIDAS, AS BRINCADEIRAS E QUEM SABE ATÉ O PASSEIO DE CHARRETE. APÓS COMPLETAR ESSA EXTENSA LISTA, É SÓ COMEÇAR A PRODUZIR A DECORAÇÃO. A SEGUIR, VOCÊ CONFERE UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA TANTO.
PLACAS PARA AS BARRACAS TÍPICAS
MATERIAIS: CANETINHA PRETA, COLA BASTÃO, EMBALAGENS DE PAPELÃO PARA 30 OVOS, PALAVRAS SEPARADAS POR SÍLABAS (PRONTAS NA FOLHA DE MOLDES), PAPEL COLOR SET, TAMPINHAS DE GARRAFA PET DE DIVERSAS CORES, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
SOLICITE COM ANTECEDÊNCIA A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS PARA QUE ENVIEM À ESCOLA TAMPINHAS DE GARRAFA PET E AS EMBALAGENS DE OVOS PARA A CONFECÇÃO DAS PLACAS DAS BARRACAS TÍPICAS REÚNA AS CRIANÇAS E CONTE QUANTAS PLACAS VÃO SER NECESSÁRIAS, A PRINCÍPIO, COM BASE NA LISTA FEITA ANTERIORMENTE. EM SEGUIDA NUMERE-AS, PARA QUE A CONFECÇÃO SEJA FEITA EM UMA ORDEM PREESTABELECIDA E PARA QUE OS ALUNOS PERCEBAM QUAL NUMERAL IDENTIFICA A PRÓXIMA PLACA A SER PRODUZIDA.
APRESENTE ÀS CRIANÇAS AS PALAVRAS QUE NOMEARÃO AS BARRACAS, COMO "BARRACA DO MILHO VERDE", "BARRACA DE BEBIDAS", "BARRACA DE DOCES", "BARRACA DA PESCARIA", "BOCA DO PALHAÇO", "CAIXA-SURPRESA" E " CORREIO ELEGANTE". PARA CADA NOME DE BARRACA, FAÇA UMA PLACA, MAS TRABALHE UMA PALAVRA POR VEZ, COM TRANQUILIDADE, PROVOCANDO OS ALUNOS PARA QUE PERCEBAM SE EXISTE ALGUM PEDACINHO DO SEU NOME OU DO NOME DE ALGUM AMIGUINHO ENTRE AS SÍLABAS UTILIZADAS PARA FORMAR A PALAVRA TRABALHADA.
SEPARE A TURMA EM GRUPOS E DISTRIBUA PARA CADA UM OS "PEDACINHOS DE PALAVRAS" (DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDES) E A QUANTIDADE DE TAMPINHAS CORRESPONDENTE. ORIENTE-OS A RECORTAR COM CUIDADO AS SÍLABAS E COLAR SOBRE AS TAMPINHAS. ENTÃO, ENTREGUE-LHES AS EMBALAGENS PARA OVOS E ENSINE-OS A CONSTRUIR AS PLACAS ENCAIXANDO CADA TAMPINHA EM UMA SALIÊNCIA. EM CASOS DE NOMES COM MAIS DE UMA PALAVRA, COMO PÉ DE MOLEQUE, ORIENTE AS CRIANÇAS A COLOCAR UMA TAMPINHA COM UM PEDAÇO DE PAPEL-CARTÃO COLORIDO, SEM SÍLABA, PARA SEPARAR AS PALAVRAS. CADA PALAVRA DEVERÁ SER ESCRITA EM UMA EMBALAGEM SEPARADA.
AMPLIAÇÃO
AMPLIE A SUGESTÃO DE TRABALHAR COM O NOME DAS BARRACAS A PARTIR DO ITEM "DOCES". DESAFIE SEU GRUPO PARA QUE CONSTRUAM O CARDÁPIO DE DOCES QUE A BARRACA PODE OFERECER. POR EXEMPLO; PÉ DE MOLEQUE, DOCE DE BATATA-DOCE, DOCE DE LEITE, DOCE DE AMENDOIM, BOLO DE FUBÁ, CANJICA, COCADA, PAÇOCA E ARROZ-DOCE. TRABALHE EM UMA LISTA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA ESCRITA DE CADA SUGESTÃO, EM LETRA BASTÃO GRANDE, DANDO UM ESPAÇAMENTO DE 3CM ENTRE UMA PALAVRA E OUTRA, POIS DEVEMOS LEMBRAR QUE A CRIANÇA PEQUENA NÃO TEM O MESMO OLHAR SELETIVO QUE OS ADULTOS E AINDA NÃO DOMINAM A LEITURA E A ESCRITA. SE VOCÊ COLOCAR AS LETRAS E AS PALAVRAS MUITO PRÓXIMAS, TANTO NA HORIZONTAL COMO NA VERTICAL, A CRIANÇA VAI ENTENDÊ-LS COMO UM PUNHADO DE LETRAS JOGADAS SOBRE O PAPEL OU SOBRE A LOUSA, SEM SIGNIFICADO ALGUM. PREZE SEMPRE ESSA OBSERVAÇÃO, POIS NO INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A CRIANÇA PODE TEMER SER SOTERRADA POR UMA IMENSIDÃO DE LETRAS. VOCÊ AINDA PODE FAZER O MESMO COM LETRAS DE MÚSICAS TÍPICAS.
EM SEGUIDA, É SÓ REPETIR O PROCEDIMENTO UTILIZADO PARA A CONFECÇÃO DAS PLACAS COM OS NOMES DAS BARRACAS, TRABALHANDO UMA PALAVRA POR VEZ, APÓS EXPLORÁ-LAS INDIVIDUALMENTE.
QUANDO O CARDÁPIO ESTIVER PRONTO, É SÓ FIXÁ-LO NA PAREDE. FAÇA O MESMO COM A LISTA DO NOME DAS CRIANÇAS.
PARA QUE ELAS POSSAM OBTER SUCESSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES, CERTIFIQUE-SE DOS OBJETIVOS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO, DE FORMA QUE ELE SEJA INDUBITAVELMENTE SIGNIFICATIVO PARA A CRIANÇA. ASSIM COMO UMA ÁRVORE NECESSITA ESTAR BEM ENRAIZADA PARA PRODUZIR BONS FRUTOS, VOCÊ, EDUCADOR, TEM A RESPONSABILIDADE DE GARIMPAR ANTECIPADAMENTE OS CONHECIMENTOS QUE A CRIANÇA JÁ TEM CONSTRUÍDOS, DESCOBRIR DE QUE FORMA ELA CONSTRUIU SEUS SABERES, RESGATÁ-LOS, OFERECER ESTRUTURA PARA A AMPLIAÇÃO E OPORTUNIZAR A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. FAÇA DISSO UMA CONSTANTE NA SUA PRÁTICA. ESSAS ORIENTAÇÕES PODEM MINIMIZAR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM OU AS DIFICULDADES DE ENSINAGEM. SE VOC~E NÃO SE POLICIAR NESSE SENTIDO, DARÁ ABERTURA AO DISCURSO QUE UTILIZA COMO ÁLIBI A FAMÍLIA DESESTRUTURADA, SUA PERMISSIVIDADE OU A AUSÊNCIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO.
CORREDOR DE CAIPIRINHAS
MATERIAIS: CAIXA DE PAPELAO OU CESTA DE VIME, COLA BASTÃO; FITA ADESIVA, LÁPIS PRETO, MATERIAIS DIVERSOS PARA DECORAÇÃO DAS PEÇAS, PAPEL COLOR SET DE DIVERSAS CORES, PAPEL KRAFT, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CORTE PEDAÇOS DE PAPEL KRAFT NA MESMA QUANTIDADE DO ALUNOS DA SALA E CONTORNE COM O LÁPIS O CORPO DAS CRIANÇAS. TODOS OS PEDAÇOS DE PAPEL DEVEM SER DO MESMO TAMANHO, PORTANTO, VOCÊ DEVERÁ TER COMO BASE DE MEDIDA O ALUNO MAIOR. COMPLETE O CONTORNO DE CADA CRIANÇA, FAZENDO, COM A AJUDA DELAS, OS OLHOS, A BOCA E O NARIZ DOS PERSONAGENS. ENTAO, FIXE OS DESENHOS NA PAREDE DO CORREDOR DA ESCOLA, SENDO UM MENINO DE UM LADO E UMA MENINA DE OUTRO, INTERCALANDO DESSA FORMA ATÉ FIXAR TODOS OS DESENHOS. ASSIM, VOCÊ FORMARÁ UMA FILA DE CADA LADO DO CORREDOR, TENDO UM MENINO E UMA MENINA INTERCALADOS. COLE A PONTA DO CORDÃO DE ARGOLINHA, FEITO CONFORME ORIENTAÇÕES DO PASSO A PASSO A SEGUIR, NA MÃO DO PRIMEIRO PERSONAGEM E LEVE ATÉ A MÃO DO DESENHO COLADO À FRENTE. VÁ FAZENDO ESSE ZIGUE-ZAGUE DE UM LADO AO OUTRO COM O CORDAO, DE MODO A FORMAR UM TÚNEL, SOB O QUAL OS PARTICIPANTES DA FESTA PODERÃO PASSAR. COLE OS DESENHOS A UM CERTO DISTANCIAMENTO DO RODAPÉ, PARA QUE OS VISITANTES NÃO BATAM SUAS CABEÇAS OU SE ENROSQUEM NA DECORAÇÃO.
OFICINA JUNINA
MATERIAIS; COLA BASTÃO, COLA QUENTE, FITA ADESIVA, PAPÉIS DE DIVERSAS CORES E TEXTURAS, PAPEL CREPOM, PAPEL DE PÃO, PAPEL DE SEDA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
PROVIDENCIE PAPÉIS COLORIDOS DE VÁRIAS TEXTURAS, RETALHOS DE TECIDOS, BOTÕES, LANTEJOULAS, FITAS, LÃ, BARBANTE, CANETINHAS COLORIDAS E LÁPIS DE COR PARA MONTAR UMA OFICINA JUNINA PARA AS CRIANÇAS E SEUS PAIS. CONFIRA AS SUGESTÕES DOS PASSO A PASSOS A SEGUIR PARA CONFECCIONAR SAIA, CALÇA E CAMISA, EM TAMANHOS PROPORCIONAIS AOS DESENHOS FEITOS ANTERIORMENTE. DURANTE A OFICINA, VOCÊ TAMBÉM PODE CONFECCIONAR OUTROS ADORNOS PARA CARACTERIZAR A FESTA, COMO UM LINDO CHAPÉU CAIPIRA PARA AS CRIANÇAS E ENFEITES PARA A ESCOLA. NO DIA DA FESTA, DISPONIBILIZE ESSAS PRODUÇÕES EM UMA GRANDE CAIXA OU UMA CESTA PARA QUE OS PARTICIPANTES POSSAM VESTIR E CARACTERIZAR OS PERSONAGENS COLADOS NA PAREDEL. ASSIM, AS FAMÍLIAS, AS CRIANÇAS E A COMUNIDADE, AO ENTRAREM NA ESCOLA, PODERAO INTERAGIR COM A DECORAÇÃO, AUXILIANDO A COMPLETAR OS PERSONAGENS AO COLAR AS ROUPAS E OS ACESSÓRIOS CONFECCIONADOS PO ELES MESMOS. NÃO DEIXE DE FOTOGRAFAR E COLHER DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES, QUE CERTAMENTE FICARÃO MUITO FELIZES DE AUXILIAR NA DECORAÇÃO. ESSA ATIVIDADE TRABALHA O CORPO E O MOVIMENTO DA CRIANÇAS, A CRIATIVIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- PARA FAZER A SAIA, É SÓ RECORTAR UM RETÃNGULO DE PAPEL DE SEDA OU PAPEL CREPOM, DE CERCA DE 30X40 CM, E FRANZIR UM DOS LADOS. PARA FAZER A BLUSA, VÁ COLANDO PAPEL DE SEDA AMASSADO NO CORPO DO BONECO.
2- A BLUSA DO CAIPIRA, ASSIM COMO A CALÇA, PODE SER FEITA COM RECORTES DE PAPEL XADREZ OU MESMO TECIDO, CONFORME A CRIATIVIDADE DE CADA UM.
TRANCINHAS
1- AMASSE TRÊS TIRAS DE PAPEL CREPOM E TRANCE-AS PARA FAZER OS CABELOS DA CAIPIRINHA. O CHAPÉU PODE SER FEITO COM UM PEDAÇO DE JUTA RECORTADO NO FORMATO DESEJADO.
CHAPÉU DE CAIPIRA
1- PARA FAZER O CHAPÉU DE CAIPIRA, FAÇA TRANCINHAS COM O PAPEL DE PÃO, COMO FEITO PARA OS CABELOS DA CAIPIRINHA, E VÁ ENROLANDO-AS CONFORME A FOTO.
2- ENQUANTO ENROLA EM FORMATO DE CARACOL A TRANCINHA DE PAPEL DE PÃO, VÁ MODELANDO O FORMATO DO CHAPÉU E COLANDO AS PARTES COM COLA QUENTE, ATÉ A FINALIZAÇÃO.
3- DECORE O MODELO FEMININO COM PAPEL CREPOM. ESTE CHAPÉU DEVE SER USADO NAS PRÓPRIAS CRIANÇAS.
QUADRILHA DIVERTIDA
MATERIAIS: BARBANTE, BEXIGA, CANETINHAS, COLA BRANCA ESCOLAR, COLA GLITTER, JORNAL, PAPEL KRAFT, PINCEL, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, TINTAS GUACHE DE DIVERSAS CORES.
PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- ENCHA UMA BEXIGA DE AR, NÃO DEIXANDO-A MUITO CHEIA, E COM UM PEDAÇO DE BARBANTE AMARRE-A ACIMA DO CENTRO, FORMANDO UMA BOLINHA EM CIMA E UMA PARTE MAIOR EMBAIXO.
2- CUBRA TODA A BEXIGA COM VÁRIAS CAMADAS DE PEDAÇOS DE JORNAL E COLA. DEIXE A PEÇA SECAR BEM.
3- DEPOIS DE SECA, CORTE O FUNDO DA PEÇA COM UMA TESOURA E ENCHA-A COM PEDAÇOS DE JORNAL AMASSADO PARA QUE FIQUE FIRME.
4- FAÇA AS ROUPAS COM TINTA GUACHE E COLA GLITTER E OS DETALHES DO ROSTO COM CANETINHAS. ENTÃO, FAÇA O CABELO DOS CAIPIRINHAS COM PAPEL KRAFT E COLE POR CIMA OS CHAPÉUS, AMBOS FEITOS DA MESMA FORMA QUE OS PASSOS DADOS ANTERIORMENTE, MAS EM TAMANHO PROPORCIONAL AOS BONEQUINHOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APÓS A CONFECÇÃO DA QUADRILHA DE CABAÇA, CONFORME ORIENTAÇÕES DO PASSO A PASSO, REÚNA AS CRIANÇAS EM UMA RODA DE CONVERSA E QUESTIONE-AS SOBRE O TRABALHO FEITO: SE GOSTARAM, SE ACHARAM DIFÍCIL, SE ACHARAM DEMORADO, SE FICARAM IMPACIENTES, JÁ QUE AS PEÇAS DEMORAM UM POUCO PARA SECAR. FAÇA OUTROS QUESTIONAMENTOS PERTINENTES, RELEMBRANDO A SEQUÊNCIA DO TRABALHO: O QUE VEIO PRIMEIRO E O QUE VEIO DEPOIS. ENFIM, PERMITA-LHES QUE FALEM SOBRE AS IMPRESSÕES A RESPEITO DA PRODUÇAO, O QUE SENTIRAM NO DECORRER DO TRABALHO E SOBRE A FINALIZAÇAO DA PEÇA. AO FINAL DESSE MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO, CONVIDE A TURMA A MONTAR UMA MAQUETE, QUE DEVERÁ FICAR EXPOSTA NO DIA DA FESTA. FOTOGRAFE OS PEQUENOS COM A "MÃO NA MASSA" DURANTE TODO O DECORRER DO TRABALHO E FAÇA UM MURAL COM AS FOTOS PARA EXPOR PRÓXIMO À MAQUETE. APÓS AS FESTIVIDADES, ENTREGUE AS PEÇAS PARA AS CRIANÇAS LEVAREM PARA A CASA.
DOMINÓ DE CABO DE GUERRA
MATERIAIS: COLA BASTÃO, DOMINÓ DE CABO DE GUERRA (PRONTO NA FOLHA DE MOLDES), PAPEL-CARTAO, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DEPOIS DE RECORTAR E COLAR AS PEÇAS SOBRE O PAPEL-CARTÃO, ENTREGUE O JOGO PARA AS CRIANÇAS, EXPLICANDO-LHES COMO SE BRINCA DE DOMINÓ. FAÇA UM PLACAR COM O AUXÍLIO DOS PEQUENOS PARA AMPLIAR O TRABALHO COM OS NUMERAIS E INCENTIVE-OS A SE ORGANIZAREM PARA QUE TODOS BRINQUEM.
eita trem bom
ResponderExcluirhihihi
bjs mil
Adorei as idéias!!!!!!!!!!
ResponderExcluirElas serão muito úteis!!!!
Bjs
eieieei tem q tomar coragem
ResponderExcluirsim de fazer
tnho certeza q tu ta escondendo talento
um otimo dia!!!!
bjs