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ATIVIDADES FAVORÁVEIS DE ACORDO COM O NÍVEL DE CADA ALUNO.

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ATIVIDADES FAVORÁVEIS DE ACORDO COM O NÍVEL DA

PSICOGÊNESE EM QUE SE ENCONTRAM OS ALUNOS:

HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA:

Avanços:

· Diferenciar o desenho da escrita;

· Perceber letras e sons;

· Identificar e escrever o próprio nome completo;

· Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.

Atividades favoráveis

· Desenhar e escrever o que desenhou;

· Usar o nome em situações significativas: marcar atividades. Objetos, utilizá-los em jogos, bilhetes, etc.

· Ouvir leitura diariamente pela professora e poder recontá-la;

· Ter contato com diferentes portadores de texto;

· Reconhecer e ler o nome próprio em situações significativas: chamadas, jogos, etc.

· Conversar sobre a função da escrita;

· Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; bingo de letras;

· Produção oral de histórias;

· Escrita espontânea;

· Textos coletivos tendo o professor como escriba;

· Aumentar o repertório de letras;

· Ler nomes das crianças da turma, quando isto for significativo;

· Comparar e relacionar palavras;

· Produzir textos de forma não convencional;

· Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;

· Recitar textos memorizados: parlendas, quadrinhas, poemas, músicas;

· Atividades que seja preciso reconhecer a letra inicial e final;

· Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;

· Completar palavras usando a letra inicial e final;

· Escrever listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem na festa de aniversário, etc.


HIPÓTESE SILÁBICA:

Avanços:

· Atribuir valor sonoro às letras;

· Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever apenas o necessário para representar a fala.

· Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.

Atividades favoráveis

· Todas as atividades do nível anterior,

· Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;

· Escrever pequenos textos memorizados ( parlendas, quadrinhas, músicas, trava-língua...)

· Completar palavras com letras para evidenciar seu som:

CAMELO = C____M____L____ ou ____A____E____O

· Relacionar personagens a partir do nome escrito;

· Forca;

· Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.

· Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas;

· Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;

· Leitura de textos conhecidos e já trabalhados;

· Cruzadinhas;

· Caça-palavras;

· Completar lacunas em texto e palavra;

· Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo

· Evidenciar rimas entre as palavras;

· Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;

· Jogos variados para associar o desenho e seu nome;

· Contar a quantidade de palavras de uma frase.

HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA

Avanços:

· Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário.

· Atribuir o valor sonoro das letras;

Atividades favoráveis

· As mesmas do nível anterior;

· Separar as palavras de um texto;

· Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: Associar o “GA” do nome da “GABRIELA” para escrever “GAROTA”, “GAVETA”...;

· Ditado de palavras conhecidas;

· Ditado de grade;

· Forca;

· Produzir pequenos textos;

· Reescrever histórias;

· Pesquisar os usos da ordem alfabética em nossa sociedade;

· Discutir em atividades coletivas a importância do uso da ordem alfabética como recurso organizador em vários instrumentos sociais, como catálogo telefônico, lista de alunos; fichário; arquivo, dicionário, etc;

· Procurar desenvolver o próprio pensamento das crianças para que percebam o que é provável e o que é impossível encontrar na linguagem escrita;

· Pesquisar palavras que têm ou não acento, dentro de um pequeno texto. É fundamental que o professor trabalhe por investigação. Toda descoberta vai sendo discutida e registrada. Não se deve dar a “receitas” prontas ao aluno;

· Pesquisar quais maneiras possíveis de terminar palavras.

· Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece.

· Pesquisar as letras de imprensa minúsculas, apenas e tão somente, para a leitura. As crianças jamais irão utilizá-las para registras seus textos, apenas para serem capazes de ler, sem dificuldade. Pedir aos alunos para recortar de revistas e organizar as letras, fazendo correspondência termo a termo entre os dois tipos de letras: maiúsculas, minúsculas. Pode apresentar listas em imprensa minúscula. Pode proceder da mesma forma, pedindo para transcrever frases até pequenos textos. É uma apropriação lenta e gradual, que pode transcorrer com calma durante todo o estágio silábico-alfabético.

· Cruzadinhas utilizando fotografias;

· Formação de frases;

· Pesquisa sobre o significado de nome das crianças, seguindo a ordem alfabética;

· Escrever uma lista de nomes e discutir como colocá-los em ordem alfabética.

· Fazer acrósticos, trabalhando coletivamente, tendo o professor como escriba, fazendo o registro no quadro;

· Fazer caça-palavras, imprimindo maior grau de dificuldade a essa atividade, como: na vertical, na diagonal, em ordem inversa, etc.

HIPÓTESE ALFABÉTICO

Avanços:

· Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).

· Usar a letra cursiva.

Atividades favoráveis

· Todas as anteriores;

· Leituras diversas;

· Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;

· Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;

· Jogos diversos como bingo de letras e palavras; forca...

ALFABETIZAÇÃO COM SUCESSO

Luzia Bontempo

ALFABETIZAÇÃO LÚDICA – CAIXA DE FERRAMENTAS

Gláucia Perreira / Tathiana Campos / Vera Lima

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