POR VANESSA PRATA - GUIA PRÁTICO ED. INFANTIL NR. 96
OBJETIVOS:
- ENSINAR AS CRIANÇAS A BRINCAR NO PÁTIO DE FORMA SEGURA E COM RESPEITO MÚTUO.
-ELABORAR REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO PÁTIO
-ORIENTAR OS ALUNOS A RESPEITAR ESSAS REGRAS E RESOLVER DE FORMA PACIFICA OS CONFLITOS QUE VIEREM A ACONTECER.
FAIXA ETÁRIA: 4 A 5 ANOS.
DURAÇÃO: O RECREIO (CERCA DE 45 MINUTOS)
NÃO É MUITO DIFÍCIL QUE ALGUMAS BRINCADEIRAS ACABEM VIRANDO MOTIVO DE CHORO, OU PORQUE UMA CRIANÇA FOI EMPURRADA E SE MACHUCOU, OU PORQUE UM AMIGUINHO XINGOU O OUTRO OU SIMPLESMENTE PORQUE ALGUÉM FICOU DE FORA DO TIME. COMO A PROFESSORA DEVE REAGIR NUMA SITUAÇÃO DESSAS E FAZER COM QUE AS PRÓPRIAS CRIANÇAS APRENDAM A LIDAR COM ESSAS DIFICULDADES? ESSE É UM DOS TEMAS ABORDADOS PELO LIVRO 25 SITUAÇÕES-PROBLEMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAPÍTULO O PÁTIO DO RECREIO, QUE FOI BASE DA PROPOSTA SUGERIDA PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA CELINA BOTANA E PELA PSICÓLOGA EDUCACIONAL ISABEL CRISTINA ROCHA, DA ESCOLA O MUNDO DA CRIANÇA, EM SÃO PAULO (SP).
O PÁTIO DO RECREIO
-DUAS VEZES POR SEMANA, DEIXE AS CRIANÇAS BRINCAR LIVREMENTE NO PÁTIO, CRIANDO SUAS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS E SE DIVERTINDO SOB A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.
-UMA VEZ POR SEMANA, PEÇA QUE AS CRIANÇAS TRAGAM BRINQUEDOS DE CASA. DEIXE-AS BRINCAR LIVREMENTE, SOZINHAS OU EM GRUPO, E TAMBÉM PARTICIPE DAS BRINCADEIRAS QUANDO SOLICITADO.
-DUAS VEZES POR SEMANA, FAÇA UM RECREIO DIRIGIDO, COM AS PROFESSORAS E MONITORAS SUGERINDO ATIVIDADES, SEMPRE VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E MELHORANDO A SUA SOCIABILIDADE. PROPONHA VÁRIAS BRINCADEIRAS, COMO CORRE CUTIA, A GALINHA DO VIZINHO, ELEFANTE COLORIDO, BRINCADEIRAS DE RODA, EU SOU POBRE, POBRE DE MARRÉ, MARRÉ, ESTÁTUA, CIRCUITO NOS BRINQUEDOS DO PÁTIO, ENTRE OUTRAS.
-ANTES DA SAÍDA PARA O RECREIO, EM QUALQUER UM DOS CASOS ACIMA, ESTABELEÇA ALGUMAS REGRAS NUMA RODA DE CONVERSA COM O GRUPO. POR EXEMPLO: -NÃO EMPURREM OS AMIGOS
-NÃO BRIGUEM
-NÃO GRITEM COM OS AMIGOS
-TOMEM CUIDADO PARA NÃO MACHUCAR OS COLEGAS
-AGUARDEM A SUA VEZ DE SUBIR NOS BRINQUEDOS
-NÃO EXCLUAM COLEGUINHAS DAS BRINCADEIRAS
-BRINQUEM TODOS JUNTOS OU RESPEITE QUANDO O AMIGO QUISER BRINCAR SOZINHO
-NESSAS RODAS, ESTIMULE OS ALUNOS A RESPEITAR E A SER RESPEITADO E ORIENTE-OS, QUANDO SURGIREM CONFLITOS, A RESOLVER A SITUAÇÃO CONVERSANDO COM O COLEGA.
-QUANDO AS CRIANÃS NÃO CONSEGUIREM RESOLVER O CONFLITO, ORIENTE-AS A CHAMAR A PROFESSORA OU OUTRO ADULTO PARA QUE ELE AJUDE A ESCLARECER O CONFLITO E RESOLVÊ-LO.
AO CONVERSAR COM OS ALUNOS:
-REFORCE PORQUE É IMPORTANTE RESPEITAR AS REGRAS PARA EVITAR BRIGAS E DISCUSSÕES.
-ENFATIZE A IMPORTÂNCIA DE TODOS SEREM AMIGOS E QUE, ÀS VEZES, É NECESSÁRIO CEDER A SUA VEZ PARA O COLEGA BRINCAR, EXERCENDO ASSIM A SOLIDARIEDADE.
-EXPLIQUE TAMBÉM QUE A VIOLÊNCIA É PREJUDICIAL E ESTIMULE O ALUNO A FALAR O QUE SENTE VERBALMENTE AO COLEGA ANTES DE AGREDI-LO FISICAMENTE.
- REFORCE ESSES CONCEITOS DE RESPEITO E CIDADANIA NÃO APENAS NAS RODAS DE CONVERSA, MAS NO DIA A DIA, NA ROTINA ESCOLAR E POR MEIO DE BRINCADEIRAS COM BONECOS, FANTOCHES ETC.
Adorei as idéias, realmente nossos pequenos precisam de ajuda na hora do recreio.
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Ótimo feriado, bjs... da Bia!