VIAJANDO NA SACOLA
MÁGICA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
TRATA-SE DE UM PROJETO DE PRÁTICA DE LEITURA ONDE OS ALUNOS LEVARÃO PARA CASA UMA SACOLA CONTENDO ALGUNS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS E UM CADERNO DE REGISTRO, ONDE TERÃO QUE REGISTRAR E RECONTAR A HISTÓRIA LIDA; USANDO ESCRITA, COLAGEM, DESENHOS E TUDO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.
DEPOIS, CADA ALUNO APRESENTARÁ SUA CRIAÇÃO AOS COLEGAS.
JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as hisstórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que LER É UMA VIAGEM MARAVILHOSA E NÃO APENAS MAIS UMA DAS ATIVIDADES DE ESCOLA.
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
TRATA-SE DE UM PROJETO DE PRÁTICA DE LEITURA ONDE OS ALUNOS LEVARÃO PARA CASA UMA SACOLA CONTENDO ALGUNS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS E UM CADERNO DE REGISTRO, ONDE TERÃO QUE REGISTRAR E RECONTAR A HISTÓRIA LIDA; USANDO ESCRITA, COLAGEM, DESENHOS E TUDO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.
DEPOIS, CADA ALUNO APRESENTARÁ SUA CRIAÇÃO AOS COLEGAS.
JUSTIFICATIVA
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as hisstórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que LER É UMA VIAGEM MARAVILHOSA E NÃO APENAS MAIS UMA DAS ATIVIDADES DE ESCOLA.
OBJETIVOS
Proporcionar situações de leitura compartilhada.
Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, jornais e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
Participação em situação de conto e leitura de histórias.
Escuta atenta e interessada de histórias.
Observação e manuseio de livros.
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
METODOLOGIA BÁSICA
Proporcionar situações de leitura compartilhada.
Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, jornais e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
Participação em situação de conto e leitura de histórias.
Escuta atenta e interessada de histórias.
Observação e manuseio de livros.
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
METODOLOGIA BÁSICA
Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, POR UMA SEMANA.
O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola
e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de
desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.
Poderá levar
lembrancinhas para os colegas.
CONTEÚDO
DOS TRABALHADOS
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
CRONOGRAMA
Durante todo o ano de 2012
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.
Professora
Samantha Alvarenga
Projeto muito bom. O projeto desenvolvido é parecido com o que eu realizo com meus alunos na creche em que trabalho as diferenças são: eles levam uma pasta contendo um livro de histórias já contado, uma folha branca para desenho da história,, giz de cera e um questionário para os pais responderem sobre o projeto. Levam final de semana para que os pais participem e devolvem na segunda-feira. Após todos terem participado da primeira fase do projeto troco a história e incluo um fantoche.
ResponderExcluiradorei esse projeto e vou usar na minha escola.
ResponderExcluirMuito bom esse projeto adorei.!!!!
ResponderExcluir