Era
uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história,
por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a
história não seja bem essa.
Alguns
acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com
suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi
chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
O
Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o
Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
O
filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o
Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando
nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe.
Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que
retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às
margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e
gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem
do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E
todos sonharam em viverem felizes para sempre.
Abaixo uma matéria super legal para trabalhar a Independência do Brasil!
Créditos:
Viva a Independência do Brasil!
Atividades para comemorar o 7 de setembro com criatividade e patriotismo
Por Juliana Lambert
Objetivos:
★ Introduzir o tema Independência do Brasil no repertório dos alunos
★ Formar na criança o conceito de pátria
★ Despertar o sentimento de patriotismo
★ Formar a atitude de respeito aos símbolos do Brasil
★ Estimular o reconhecimento da bandeira como símbolo da pátria
Faixa etária: 4 a 6 anos
Por Juliana Lambert
Os pequenos mal sabem o
significado da palavra independência, sequer imaginam o que é uma
colônia e nem sonham que um dia o Brasil já teve um príncipe. Trabalhar o
tema 7 de setembro na Educação Infantil é um desafio que requer boa
dose de criatividade.
Que tal começar com a fuga da família real portuguesa para o
Brasil, em novembro de 1807 e a chegada aqui em janeiro de 1808? As
crianças podem até não entender a relação entre metrópole e colônia,
mas, provavelmente, ficarão ávidas por detalhes de uma aventura que teve
até ataque de piolhos. A partir daí, vale preparar um enredo com os
melhores momentos que antecedem a Independência do Brasil (7 de setembro
de 1822). Entre eles, vale destacar o Dia do Fico (9 de janeiro de
1822), que ficou marcado pela famosa frase de D. Pedro I: "Se é para o
bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Para
a educadora Janaina Spolidorio, da rede pública de São Bernardo do
Campo (SP), é importante trabalhar o tema desde muito cedo, não só para
preparar a criança para o Ensino Fundamental, mas para despertar o
espírito patriótico nos pequenos. O melhor caminho para envolver a turma
ainda é a boa e velha historinha. "Não é possível se ater completamente
aos fatos ocorridos, e o educador deve adaptar a história de acordo com
a faixa etária dos alunos. Só o fato de D. Pedro I ser um príncipe já
ajuda bastante na narrativa infantilizada. Na imaginação das crianças, a
história irá permanecer, mesmo que de um modo ainda rústico, auxiliando
na compreensão e na formação de bases históricas nacionais", explica.
A professora Olianda Luiz Machado Pimenta, do Centro Municipal
de Educação Infantil Costa e Silva, de Rialma (GO), ressalta a
necessidade de aproveitar a data comemorativa para resgatar valores
cívicos e incentivar o respeito aos símbolos do Brasil. Recorrer ao
mundo da fantasia é sempre uma ideia bem-vinda: "O teatro é uma arte
apaixonante e pode ser uma boa opção para trabalhar o tema na Educação
Infantil. Os alunos e o professor podem se transformar em personagens
diferentes e fazer coisas que, normalmente, não fariam na vida real. Ele
abre para as crianças um novo universo, ampliando o vocabulário, a
capacidade de memorização, a socialização, a coordenação e a
criatividade", comenta a professora, que também aposta na contação de
histórias, atividades para ilustrar o Hino Nacional e teatrinho.
Acompanhe as sugestões do Centro Municipal de Educação Infantil para trabalhar o 7 de setembro com os pequenos:
Vamos ilustrar o Hino Nacional?
|
1. Providencie um aparelho de som e uma gravação ou
CD com o Hino Nacional.
2. Entregue uma folha de papel para cada aluno e canetinhas nas cores azul, amarela e verde. 3. Coloque a música para tocar e peça que as crianças prestem bastante atenção. 4. Repita a canção e solicite que desenhem enquanto escutam o Hino. 5. Ao final da atividade, organize a turma em círculo e promova uma conversa. Pergunte se gostaram do Hino, se alguém já tinha escutado aquela canção, se já cantaram algum trecho e em quais ocasiões o Hino Nacional é executado (jogo de futebol, solenidades etc.). 6. Explique o significado de algumas palavras e sugira que expliquem o desenho que fizeram. |
Espada de papel
Materiais:
★ fotocópia dos moldes
★ cola e fita adesiva
★ lápis de cor
★ palito de churrasco
1. Recorte os moldes da lâmina e do cabo da espada.
2. Pinte as partes que compõem a espada.
3. Cole a lâmina e o cabo.
4. Coloque um palito de churrasco no verso e cole com fita adesiva para dar sustentação para a espada.
Cavalinho de cabo de vassoura
Materiais:
★ fotocópia dos moldes
★ cola e fita adesiva
★ lápis de cor
★ lã amarela
★ cabo de vassoura
1. Recorte os moldes da cabeça do cavalinho. Pinte-os com lápis de cor.
2. Recorte pedaços pequenos de lã amarela e cole com fita adesiva para fazer a crina.
3. Cole as laterais dos dois lados da cabeça do cavalinho.
4. Encaixe a cabeça no cabo de vassoura e cole.
Materiais:
★ fotocópia dos moldes
★ cola e fita adesiva
★ lápis de cor
★ palito de churrasco
2. Pinte as partes que compõem a espada.
3. Cole a lâmina e o cabo.
4. Coloque um palito de churrasco no verso e cole com fita adesiva para dar sustentação para a espada.
Cavalinho de cabo de vassoura
Materiais:
★ fotocópia dos moldes
★ cola e fita adesiva
★ lápis de cor
★ lã amarela
★ cabo de vassoura
2. Recorte pedaços pequenos de lã amarela e cole com fita adesiva para fazer a crina.
3. Cole as laterais dos dois lados da cabeça do cavalinho.
4. Encaixe a cabeça no cabo de vassoura e cole.
todos os créditos estão nas imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário