Curta a nossa página!

MUNDO PRÉ-HISTÓRICO - AMIGO DINOSSAURO.

DESENVOLVA ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLICAR A VIDA DESSES ANIMAIS EM NOSSO PLANETA.
FASCINANTE E CURIOSO, O MUNDO DOS DINOSSAUROS É UM TEMA QUE DESPERTA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS. PARA TRABALHÁ-LO EM SALA DE AULA, É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA O QUE OS PALEONTÓLOGOS, ESPECIALISTAS EM FÓSSEIS, DIZEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSES ANIMAIS. CONHAÇA AS PRINCIPAIS DELAS.

PRIMEIRAS ESPÉCIES

HÁ 230 MILHÕES DE ANOS, NA REGIÃO QUE HOJE É A FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA, SURGIRAM AS PRIMEIRAS ESPÉCIES, O HERRERASAURUS, O EORAPTOR E O STAURIKOSAURUS, O QUAL VIVEU NO RIO GRANDE DO SUL. ELAS ERAM DESCENDENTES DE PEQUENOS ANIMAIS, PARECIDOS COM LAGARTIXAS BÍPEDES QUE ANDAVAM APOIADAS NAS PONTAS DOS DEDOS. ALÉM DO TAMANHO E DO PESO, OS DINOSSAUROS DESTACARAM-SE PELA SUA RÁPIDA CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO, O QUE PERMITIU QUE SOBREVIVESSEM POR MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS.

OS MAIS CONHECIDOS

CARNÍVOROS OU HERBÍVOROS, OS DINOSSAUROS VIVERAM EM TRÊS PERÍODOS HISTÓRICOS, TRIÁSSICO, JURÁSSICO E CRETÁCEO, QUE REMONTAM À HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO DE NOSSO PLANETA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO CARTAZ DE MOLDE. ENTRE OS MAIS FAMOSOS, TEMOS O TYRANNOSAURUS REX, QUE TINHA 13M E PESAVA 6 TONELADAS; O ARTENTINOSAURUS, DE 35M E 90 TONELADAS, E O VELOCIRAPTOR, DE 2M E QUE CHEGAVA A PESAR 25KG.
SEGUNDO O PLEONTÓLOGO FELIPE ALVES, UMA GRANDE CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AOS DINOSSAUROS É SUA FORMA DE REPRODUÇÃO. "MESMO OS MAIORES BOTAVAM OVOVS, QUE ERAM BEM PEQUENOS EM COMPARAÇÃO COM O TAMANHO DE SEUS CORPOS. O MAIOR OVO TINHA O TAMANHO DE UMA BOLA DE BASQUETE", AFIRMA.

EXTINÇÃO

COMO OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM? O PALEONTÓLOGO FELIPE CONTA QUE O CHOQUE DE UM ASTERÓIDE, COM 10KM DE DIÂMETRO, COM A TERRA CAUSOU UMA GRANDE EXPLOSÃO QUE AFETOU A VIDA DESSES ANIMAIS, LEVANDO-OS À EXTINÇÃO. MUITOS ESTUDIOSOS, PORÉM, CONSIDERAM AS AVES DINOSSAUROS REMANESCENTE. "ESSES DOIS GRUPOS DE ANIMAIS COMPARTILHAM MUITAS CARACTERÍSTICAS, COMO OS OSSOS OCOS, O PESCOÇO EM FORMATO "S", O OSSINHO DA SORTE, ALÉM DA PENUGEM, ENCONTRADA EM ALGUNS FÓSSEIS DE DINOSSAUROS", EXPLICA FELIPE.
DISCUSSÕES COMO ESSA MOSTRAM QUE A PALEONTOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE DESVENDAR SOBRE A VIDA DESSES ANIMAIS QUE SOBREVIVERAM A DIVERSAS MUDANÇAS NO CLIMA. VALE LEMBRAR QUE OS FÓSSEIS, RESULTADO DE "PETRIFICAÇÃO" DOS SERES VIVOS, SÃO O REGISTRO QUE PODE GARANTIR ESSAS DESCOBERTAS, REVELANDO TAMBÉM A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
PENSANDO EM EXPLORAR O TEMA DA MELHOR FORMA COM A TURMA, PROPOMOS UMA SÉRIE DE ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS, QUE VOCÊ CONFERE LOGO A SEGUIR. NO CARTAZ COLORIDO, ESTÃO DISPONÍVEIS IMAGENS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS, COM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. APROVEITE-O PARA ENRIQUECER A AULA.

1- PARA AQUECER A DISCUSSÃO SOBRE ERAS GEOLÓGICAS, ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS E SEUS HÁBITOS, QUE TAL PREPARAR COM A TURMA UMA DIVERTIDA ATIVIDADE?
2- DIVIDA A SALA EM PEQUENOS GRUPOS E PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE ESSES ANIMAIS. VOCÊ PODERÁ DISPONIBILIZAR A ELES REVISTAS, PÔSTERES, LIVROS E, EM SEGUIDA, PEDIR PARA QUE DESENHEM COM CANETA ESFEROGRÁFICA OU DE RETROPROJETOR NOS PEDAÇOS RECORTADOS DE MARGARINA AQUELES BICHOS QUE PREFERIRAM. ORIENTE-OS DE QUE É FUNDAMENTAL SEGUIR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS BEM DEFINIDAS DE CADA ANIMAL (POR EXEMPLO, PERNAS COMPRIDAS, TRÊS DEDOS, FOCINHO FINO, ETC) E QUE É PRECISO CAPRICHAR NO CONTORNO, POIS ISSO IRÁ DAR PISTAS PARA DESCOBERTAS FUTURAS.
3- DEPOIS, O DESENHO DEVERÁ SER RECORTADO, RESPEITANDO O CONTORNO DO ANIMAL. AJUDE-OS A RECORTAREM A GARRAFA PET AO MEIO E UTILIZEM A BASE PARA SERVIR DE MOLDE PARA O FÓSSIL QUE SERÁ CONSTRUÍDO. ENSINE-OS A PREPARAR O GESSO, DILUINDO O PÓ COM ÁGUA.
4- ELES DEVERÃO COLOCAR UM POUCO DO GESSO UMEDECIDO DENTRO DO FUNDO DA GARRAFA RECORTADA. EM SEGUIDA, PEÇA PARA COLOCAREM OS MOLDES DE ANIMAIS FEITOS DE PLÁSTICO SOBRE O GESSO. DEPOIS, ELES DEVERÃO COBRI-LO COM MAIS GESSO, CUIDANDO PARA QUE O ANIMALZINHO FIQUE ENTRE DUAS CAMADAS.

5- QUANDO O GESSO SECAR, A TURMA DEVERÁ CORTAR A GARRAFA PARA RETIRAR O MOLDE DE GESSO.
6- TROQUE OS MOLDES ENTRE OS GRUPOS. A TAREFA DE CADA UM SERÁ ESCAVAR O FÓSSIL QUE SE FORMOU. PARA ISSO, É INTERESSANTE AS EQUIPES TEREM PEQUENOS MARTELOS, FORMÕES, ESCOVINHAS E PINCÉIS. LEMBRE-AS DE QUE MANIPULAR ESSES MATERIAIS EXIGE CUIDADO E ATENÇÃO. ALÉM DAS FERRAMENTAS, ELAS PRECISARÃO DE CADERNOS DE ANOTAÇÕES PARA REGISTRAR OS DADOS SOBRE O ANIMAL. EXPLIQUE QUE ELAS ESTÃO TRABALHANDO COMO VERDADEIRAS PALEONTÓLOGAS.
7- QUANDO ENCONTRAREMOS OS ANIMAIS, DEVERÃO ANOTAR SUA CARACTERÍSTICAS E TENTAR DESCOBRIR EM QUAL HABITAT VIVIAM (TERRESTRE, AÉREO, MARINHO), COMO SE LOCOMOVIAM, O QUE COMIAM DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO, ETC.
8- AS CRIANÇAS PERCEBERÃO QUE OS FÓSSEIS FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS BICHOS PRÉ-HISTÓRICOS E QUE SÃO OS MAIORES INSTRUMENTOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOBRE ELES.
9- APROVEITE A ATIVIDADE, PROPONDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE UM FÓSSIL DAS MÃOS (VEJA ABAIXO)
1- COMO AO TRABALHAR O TEMA DINOSSAUROS, FALAMOS EM MILHARES DE ANOS, É NECESSÁRIO LOCALIZAR AS CRIANÇAS NO TEMPO.
2- NO CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ ENCONTRA UMA LINHA DO TEMPO COM AS ERAS GEOLÓGICAS: PRÉ-CAMBRIANA, PALEOZÓICA, MESOZÓICA E CENOZÓICA. DENTRO DE CADA UMA DELAS, HÁ SUBDIVISÕES PARA INDICAR OS PERÍODOS HISTÓRICOS. FAÇA CÓPIAS E AS ENTREGUE AOS ALUNOS.
3- PEÇA PARA PESQUISAREM NA INTERNET E EM LIVROS OS DINOSSAUROS QUE VIVERAM EM CADA PERÍODO. ELES DEVEM REPRODUZI-LOS NA FORMA DE DESENHOS, RECORTÁ-LOS E PINTÁ-LOS. SE PREFERIR, PODERÃO IMPRIMIR OS DESENHOS DE SITES. DEPOIS, AS FIGURINHAS PODEM SER COLADAS EM EVA OU PAPEL-CARTÃO PARA SEREM DISTRIBUÍDAS NA LINHA DO TEMPO. CONFORME AS CRIANÇAS FOREM PREENCHENDO AS ERAS, TERÃO UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO SOBRE A QUAL DELAS CADA DINOSSAURO PERTENCEU.
1- ALÉM DE ABORDAR ERAS, PERÍODOS, HÁBITOS E COSTUMES, PODEMOS APROVEITAR O TEMA DOS DINOSSAUROS PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA. PARA ISSO, PREPARAMOS UM JOGO EM QUE OS ALUNOS IRÃO CONHECER DADOS E COMPARÁ-LOS.
2- TIRE CÓPIAS DAS FICHAS (DINOCARTAS), DISPONÍVEL NO CARTAZ DE MOLDE, E ENTREGUE ÀS CRIANÇAS.
3- PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE OS DINOSSAUROS EM LIVROS, REVISTAS, INTERNET. COM OS DADOS OBTIDOS, ELAS DEVERÃO PREENCHER AS FICHAS/CARTAS, DESENHAR O DINOSSAURO PESQUISADO E PINTÁ-LO.
4- PARA QUE AS CARTAS TENHAM MAIOR DURABILIDADE, VOCÊS PODERÃO PLASTIFICÁ-LAS COM PAPEL CONTACT TRANSPARENTE. QUANDO ELAS ESTIVEREM PRONTAS, JUNTE-AS E AS DISTRIBUA ENTRE TODA A TURMA.
5- JUNTOS, ESCOLHAM UM ALUNO PARA INICIAR O JOGO. ELE DEVERÁ OBSERVAR UMA INFORMAÇÃO QUE CONSIDERA "FORTE" EM SEU "DINO". EM SEGUIDA, DEVERÁ PEDIR AOS COLEGAS PARA OBSERVAREM ESSA MESMA INFORMAÇÃO EM SUAS CARTAS. AQUELE QUE TIVER O VALOR MAIS ALTO DO DADO ESCOLHIDO FICA COM AS CARTAS DOS DEMAIS, MAS DEVE COLOCAR TODAS DE LADO.
6- O JOGO TERMINA QUANDO AS CARTAS DOS JOGADORES ACABAREM. PARA CONHECER O VENDEDOR, BASTA CONTAR COM QUANTAS CADA PARTICIPANTE FICOU.

FONTE: BICHOS ATIVIDADES ESCOLARES EXTRA. N. 1 2009.

Um comentário:

  1. amei suas sugestões sobre os dinossauros,dificil achar trabalhos sobre esse assunto. Estou trabalhando esse projeto com minha turma do 2º ano e eles estão amando!!Parabéns e obrigada pelas idéias,vou executa-las.Prof.ª Ana Lúcia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados