Curta a nossa página!

quinta-feira, 25 de março de 2010

PÁSCOA COM SENTIDO!!!

FESTEJE ESSA DATA COM HISTÓRIAS, ARTE E CULINÁRIA.

O MÊS DE ABRIL COMEÇA COM UMA DATA RELIGIOSA MUITO IMPORTANTE, A PÁSCOA, E AS ESCOLAS NUNCA A DEIXAM DE FORA DO SEU CALENDÁRIO LETIVO. VAI ANO, VEM ANO, E AS CRIANÇAS SEMPRE BRINCAM, VESTEM-SE DE COELHOS E GANHAM OVOS DE CHOCOLATE. TUDO ISSO FAZ SENTIDO, UMA VEZ QUE A PÁSCOA É CHEIA DE SÍMBOLOS. O DESAFIO DO PROFESSOR É RECICLAR AS ATIVIDADES E PROPOR ALGO INOVADOR PARA OS ALUNOS. VEJA AS SUGESTÕES A SEGUIR E TENHA UMA BOA PÁSCOA!

HORA DA HISTÓRIA
TODA CRIANÇA GOSTA DESSE MOMENTO. A PROFESSORA ESCOLHE UMA HISTÓRIA BEM DIVERTIDA E A LÊ COM BASTANTE ENTUSIASMO. ÀS VEZES ELA FALA DE PRINCESAS E PRÍNCIPES, OUTRAS DE CASTELOS, MONSTROS, PERSONAGENS DO FOLCLORE... MAS TAMBÉM PODE FALAR COM PÁSCOA, EXPLICANDO O SEU SENTIDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E DE FÁCIL COMPREENSÃO PARA OS PEQUENOS. COMO EXPLICAR PARA OS ALUNOS QUE ESTA É UMA DATA CRISTÃ, NA QUAL SE CELEBRA A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO? A HISTÓRIA TRAZIDA NA FICHA DE CONTOS ABAIXO, PODE AJUDÁ-LA NESSA TAREFA. ELA É DE AUTORIA DO ESCRITOR ROBSON A. SANTOS, MESTRE EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA, E FALA TAMBÉM DO MITO DO COELHINHO DA PÁSCOA. LEIA PARA SUA TURMA NA SEMANA DAS COMEMORAÇÕES.

TEXTO EM GRUPO

"OS OVOS ENCANTADOS"! ESSE PODE SER O NOME DA HISTÓRIA OU DA POESIA QUE SEUS ALUNOS VÃO CRIAR DE MANEIRA COLETIVA. DEPOIS DE SUGERIR O TÍTULO, INSTIGUE-OS A DAREM IDÉIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO ENREDO. SENTE-OS EM RODA E VÁ ANOTANDO CADA IDÉIA NA LOUSA PARA DEPOIS LIGAR OS FATOS E FINALIZAR A HISTÓRIA.

PRESENTES DE CHOCOLATE

CRIANÇA SEMPRE ASSOCIA PÁSCOA COM CHOCOLATE. NATURALMENTE, AFINAL OS MERCADOS E PADARIAS FICAM REPLETOS DESSA DELÍCIA DURANTE ESSE PERÍODO. O QUE ELAS TALVEZ NÃO SAIBA É QUE O OVO SE TORNOU UM SÍMBOLO PASCAL POR REPRESENTAR O NASCIMENTO.
AS AULAS DE CULINÁRIA DÃO SEMPRE MARGEM PARA MUITOS APRENDIZADOS MULTIDISCIPLINARES. ENTÃO, QUE TAL PREPARAR ALGUNS BOMBONS OU OVOS DE CHOCOLATE COM OS ALUNOS? DEPOIS DE PRONTOS, ELES PODERÃO SER EMBRULHADOS E LEVADOS DE PRESENTE PARA A FAMÍLIA. VOCÊ PODE CANTAR ALGUMAS MÚSICAS COM ELES ENQUANTO REALIZAM AS RECEITAS, OU DECLAMAR PARLENDAS, COMO ESTA QUE SUGERIMOS ABAIXO. FORMEM UM CORO DE VOZES E DIVIRTAM-SE!
PARLENDA
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA, ESTÁ NA COZINHA.
FAZENDO CHOCOLATE PARA A MADRINHA.
POTI, POTI, PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICA-PAU.
VAMOS AGRADECER?
ESTAMOS ACOSTUMADOS A PEDIR, PEDIR E PEDIR, NÃO PE MESMO? FALE PARA OS ALUNOS QUE AGORA FAREMOS DIFERENTE. ELES PODERÃO ESCREVER UMA CARTA PARA O COELHO DA PÁSCOA, COM AGRADECIMENTOS. ELES VÃO AGRADECER POR TUDO O QUE QUISEREM, COMO, POR EXEMPLO, POR ELE TRAZER OVOS GOSTOSOS NESSA ÉPOCA DO ANO. VALE SEMPRE A DICA: O ALUNO QUE AINDA NÃO SABE ESCREVER, PODE DESENHAR!
TRABALHOS TEMÁTICOS
COELHO DE GARRAFA
MATERIAIS:
BOLA DE ISOPOR
GARRAFA PET MÉDIA
CARTOLINA AMARELA
TINTA PLÁSTICA OU ACRÍLICA AMARELA, BRANCA E PRETA
ALGODÃO
CANETINHAS
PALITO DE CHURRASCO
PASSO A PASSO (NÃO DISPONHO DO MOLDE)






QUADRO DE PALITOS
CADA CRIANÇA PODE FAZER O SEU E LEVAR PARA CASA. PENDURE ALGUNS NA SALA DE AULA.
MATERIAIS
PALITOS DE SORVETE
FITA CREPE
TINTA ACRÍLICA OU PLÁSTICA
MASSA DE MODELAR
COLA
DESENHO SURPRESA (NÃO DISPONHO DO MOLDE)

MARCADOR DE COELHO COM CLIPES (NÃO DISPONHO DO MOLDE)

PÁCOA DOS VALORES
OBJETIVO
COMPREENDER O SENTIDO E A IMPORTÂNCIA DA PÁSCOA, CONSIDERANDO O UNIVERSO LÚDICO DA CRIANÇA.
CONTE UMA HISTÓRIA PARA OS ALUNOS, ENFATIZANDO QUE O COELHO DA PÁSCOA, ALÉM DE COMER CENOURA, GOSTA MUITO DE FRUTAS. AH, E QUE NA ÉPOCA DE PÁSCOA, ELE VISITA OS LUGARES COM AROMA DE FRUTAS. DEPOIS DA NARRATIVA, PROPONHA AOS ALUNOS QUE FAÇAM, COLETIVAMENTE, UMA DELICIOSA SALADA DE FRUTAS. ASSIM, O COELHO, ATRAÍDO PELO CHEIRINHO, VAI SE APROXIMAR DA SALA DE AULA.
SALADA DE FRUTAS
INGREDIENTES:
MAMÃO - AMIZADE
BANANA - SOLIDARIEDADE
ABACAXI - RESPEITO
LARANJA - PAZ
MORANGO - AMOR
CENOURA - ALEGRIA
COM ANTECEDÊNCIA, ENVIE UMA CARTINHA AOS PAIS SOLICITANDO QUE CADA CRIANÇA TRAGA UMA FRUTA PARA A ESCOLA NO DIA DA ATIVIDADE.
COM OS ALUNOS, EXPLIQUE QUE CADA FRUTA SIMBOLIZA UM VALOR. POR EXEMPLO: O MAMÃO É A AMIZADE; A BANANA, A SOLIDARIEDADE; A LARANJA, A PAZ; E ASSIM POR DIANTE.
MODE DE FAZER:
DEIXE TODOS OS INGREDIENTES PICADINHOS, UM EM CADA RECIPIENTE. PEÇA PARA OS ALUNOS MISTURAREM TODOS, USANDO UMA COLHER GRANDE. COLOQUE A MISTURA EM UM RECIPIENTE E DECORE COM AS CENOURAS. DEIXE A SALADA NA SALA DE AULA.
A VISITA DO COELHO
SAIA COM OS ALUNOS PARA UMA ATIVIDADE NO PÁTIO. QUANDO AS CRIANÇAS RETORNAREM, ELAS ENCONTRARÃO PATINHAS DE COELHO NO CHÃO. PEÇA PARA ALGUÉM DESENHAR ENQUANTO VOCÊ DISTRAI A TURMA. SE PREFERIR, EM VEZ DAS PATINHAS, ELAS PODEM SE DEPARAR COM UM COELHO DE VERDADE. OVINHOS DE CHOCOLATE PODEM SER DISTRIBUÍDOS NAS CARTEIRAS NESSE INTERVALO, COMO SE O COELHINHO OS TIVESSE TRAZIDO. DEPOIS DA ILUSTRE VISITA, AS CRIANÇAS PODEM SABOREAR A SALADA DE FRUTAS.

PÁSCOA COM SENTIDO, PÁSCOA, ATIVIDADES PARA PÁSCOA.
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORAS EDUCAÇÃO INFANTIL. N. 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados