Curta a nossa página!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

VAMOS BRINCAR!!! DOMINÓ COLORIDO, CORRIDA DAS ARANHAS, CULINÁRIA E OUTRAS ATIVIDADES PARA EMPOLGAR AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS.



LEVE NOVOS JOGOS, ATIVIDADES E BRINCADEIRAS PARA DIVERTIR E ESTIMULAR OS ALUNOS QUE VÃO PERMANECER COM VOCÊ NO MÊS DE JULHO.

OBJETIVOS:
*PROPOR BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DIFERENTES, QUE ESTIMULEM AS CAPACIDADES DAS CRIANÇAS, MAS, ACIMA DE TUDO, AS DIVIRTAM NAS FÉRIAS.
*TRATAR CAPACIDADES FÍSICAS COMO RESISTÊNCIA, FORÇA, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO.
*INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE.

JULHO É O MÊS DE FÉRIAS ESCOLARES, MAS NEM TODAS AS CRIANÇAS COSTUMAM PASSAR ESSE PERÍODO LONGE DA ESCOLA, POIS OS PAIS TRABALHAM E NÃO TEM COM QUEM DEIXAR OS FILHOS. DE ACORDO COM ROSANA ZIEMNIAK, COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO MAGISTER, DE SÃO PAULO (SP), MAIS DE 70% DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM O PERÍODO INTEGRAL NÃO COSTUMAM SE AFASTAR EM JULHO, POIS AS FAMÍLIAS PREFEREM TIRAR FÉRIAS NO VERÃO. "MAS ELES PERCEBAM QUE É UM PERÍODO DIFERENTE PORQUE PARTE DOS COLEGUINHAS SE AUSENTA E PORQUE A ESCOLA OFERECE ATIVIDADES MAIS LÚDICAS E DE MENOS CUNHO PEDAGÓGICO NESSA ÉPOCA", EXPLICA ROSANA, QUE COMPLEMENTA: "NOSSO OBJETIVO EM JULHO É FAZER COM QUE A CRIANÇA QUEIRA VIR PARA A ESCOLA MESMO SEM TODOS OS COLEGUINHAS PRESENTES, POR ISSO SELECIONAMOS BEM AS BRINCADEIRAS OFERECIDAS". ABAIXO, A PROFESSORA JOYCE FONTANA, DO CURSO PARA RECREADORES DA FILIAL SÃO PAULO DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA, E AS PROFESSORAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO INSTITUTO ALANA, TAMBÉM DA CAPITAL PAULISTA, DÃO IDEIAS DE ATIVIDADES E BRINCADEIRAS PARA APLICAR DURANTE O CURSO DE FÉRIAS, COMO TAMBÉM É CONHECIDO ESSE PERÍODO.



TODOS PARA COZINHA

CRIANÇA ADORA COZINHAR! DE ACORDO COM ROSANA ZIEMNIAK, ELAS NEM SE DÃO CONTA QUE DURANTE O PROCESSO DE MEDIR INGREDIENTES, ADICIONÁ-LOS UM A UM E MISTURÁ-LOS COM AS MÃOS ESTÃO APRENDENDO MUITOS CONCEITOS. "DURANTE A AULA DE CULINÁRIA AS CRIANÇAS ABSORVEM UMA SURPREENDENTE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES, ALÉM DE FICAREM MAIS PERCEPTIVAS A NOVOS SABORES E TEXTURAS". VEJA ABAIXO UMA RECEITA DE BISCOITOS DE AVEIA QUE ESTÁ APROVADA PELOS ALUNOS DO COLÉGIO MAGISTER.

POTE DOS BISCOITOS

CADA ALUNO PODE PREPARAR O SEU PRÓPRIO POTE.
DEPOIS QUE OS BISCOITOS ESTIVEREM PRONTOS, DISTRIBUA UM POUCO EM CADA POTE PARA QUE AS CRIANÇAS LEVEM PARA CASA PARA COMER COM OS PAIS. É UMA FESTA!
MATERAIS:
1 LATA VAZIA DEVIDAMENTE HIGIENIZADA DE ACHOCOLATADO COM TAMPA SEM O RÓTULO,
COLA BRANCA,
PINCEL,
LÃ OU BARBANTE COLORIDO.



1- PASSE A COLA EM VOLTA DA LATA COM O PINCEL E LOGO EM SEGUIDA COLE A LÃ OU O BARBANTE.
2- COMECE DE CIMA PARA BAIXO COM CUIDADO PARA QUE O FIO FIQUE BEM RENTE O ANTERIOR. FAÇA ISSO ATÉ COBRIR TODA A LATA.



O CAÇADOR

DE ACORDO COM JOYCE FONTANA, DO CURSO PARA RECREADORES DA FILIAL SÃO PAULO DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA, ESTÁ BRINCADEIRA ESTIMULA A DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA E PODE SER REALIZADA NA SALA DE AULA OU AO AR LIVRE SE NÃO ESTIVER MUITO FRIO.

1- CONVIDE AS CRIANÇAS PARA SENTAREM-SE EM RODA.
2- ESCOLHA COM O GRUPO UMA CRIANÇA PARA SER O CAÇADOR E DAR INÍCIO À BRINCADEIRA.
3- O CAÇADOR FICARÁ A TODO O MOMENTO SENTADO NA RODA, PORÉM DE COSTAS PARA O GRUPO E COM OS OLHOS VENDADOS.
4- COMBINE O SEGUINTE: QUANDO VOCÊ DER O COMANDO "MIA GATO", SOMENTE: A CRIANÇA PARA A QUAL O EDUCADOR APONTAR DEVERÁ MIAR E OS OUTROS DEVEM FICAR EM SILÊNCIO. O CAÇADOR DEVERÁ DESCOBRIR QUEM É O GATO, O GATO PODE MIAR ATÉ TRÊS VEZES E ENTÃO O CAÇADOR DÁ O SEU PALPITE. SE ELE ACERTAR, O GATO VIRA CAÇADOR.
5- CANTEM JUNTOS DURANTE A BRINCADEIRA:
SENHOR CAÇADOR
PRESTE BEM ATENÇÃO
NÃO VÁ SE ENGANAR
QUANDO O GATO MIAR
MIA GATO (NESTE MOMENTO O EDUCADOR DEVERÁ APONTAR PARA UMA CRIANÇA DA RODA PARA ELA MIAR).

EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO.

ESSA BRINCADEIRA, QUE TRABALHA CAPACIDADES FÍSICAS COMO RESISTÊNCIA, FORÇA, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA, É MUITO SIMPLES E, SEGUNDO JOYCE FONTANA, UM SUCESSO ENTRE AS CRIANÇAS.

1- DIGA: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E AS CRIANÇAS RESPONDEM: O QUÊ?, O QUÊ?, O QUÊ?
2- RESPONDA: PULAR COM UM PÉ SÓ ( TODOS ENTÃO PULAM COM UM PÉ SÓ).
3- DIGA NOVAMENTE:
EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO. E AS CRIANÇAS RESPONDEM: O QUÊ?, O QUÊ?, O QUÊ?
4- RESPONDA: ENCOSTAR A BARRIGA NA PAREDE! (TODOS ENCOSTAM A BARRIGA NA PAREDE).
5- RESPONDA: IMITAR UM LEÃO? (TODOS IMITAM UM LEÃO).
6- RESPONDA: ABRAÇAR O MEU AMIGO.
7- SIGA CRIANDO VÁRIOS COMANDOS DE ACORDO COM A FASE DE DESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS.

CORRIDA DOS CANGURUS
PROPOSTA DA EDUCADORA JOYCE FONTANA, ESSA BRINCADEIRA TRABALHA COM VELOCIDADE, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA. TAMBÉM ESTIMULA O TRABALHO EM EQUIPE E PODE SER REALIZADA AO AR LIVER OU NA QUADRA.
1- DIVIDA A TURMA EM EQUIPES IGUAIS, QUE DEVEM FORMAR FILEIRAS, DISTANTES UMAS DAS OUTRAS. A PRIMEIRA CRIANÇA DE CADA EQUIPE RECEBERÁ UMA BOLA.
2- EXPLIQUE QUE, AO SEU SINAL, O PRIMEIRO ALUNO PASSARÁ A BOLA POR CIMA DA CABEÇA, ENTREGANDO-A AO COLEGA DE TRÁS, ATÉ QUE ELA CHEGUE AO ÚLTIMO ALUNO. QUANDO A ÚLTIMA CRIANÇA RECEBER A BOLA, DEVERÁ COLOCA-LÁ ENTRE OS JOELHOS E DESLOCAR-SE PULANDO COMO UM CANGURU, ATÉ CHEGAR Á FRENTE.
3- O ALUNO OCUPARÁ, ENTÃO, O PRIMEIRO LUGAR DA FILA COM A BOLA ENTE OS JOELHOS E, COM AS MÃOS, PASSARÁ A BOLA POR CIMA DA CABEÇA PARA O COLEGA DE TRÁS, ATÉ CHEGAR NO ÚLTIMO. ESTE, POR SUA VEZ, DEVERÁ DESLOCAR-SE DA MESMA FORMA E ASSIM SUCESSIVAMENTE. VENCE A EQUIPE CUJOS ALUNOS RETORNAREM MAIS RAPIDAMENTE AO SEUS LUGARES INICIAIS.





DOMINÓ DAS CORES

UMA BOA IDÉIA PARA O CURSO DE FÉRIAS, DE ACORDO COM A PROFESSORA JOYCE FONTANA, É CONFECCIONAR OS JOGOS COM AS CRIANÇAS. ELES PODEM SEGUIR AS MESMAS REGRAS DOS JOGOS CONVENCIONAIS (INUSTRIALIZADOS), PORÉM AS CRIANÇAS SE SENTEM MAIS VALORIZADAS E COM A AUTOESTIMA FORTALECIDA BRINCANDO COM JOGOS QUE ELAS MESMAS CONFECCIONARAM, COMO ESSE DOMINÓ DAS CORES.



2 E 3 ANOS
VAMOS PULAR

OS ALUNOS DE 2 E 3 ANOS DA PROFESSORA ANNE CAROLINE MOREIRA DOMINGOS, DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO INSTITUTO ALANA, ADORAM QUANDO ELA DIZ " VAMOS PULAR!". AO SOM DE MÚSICA ANIMADA, ELES PULAM DESCALÇOS SOBRE PLÁTICO - BOLHA, BUSCANDO PULAR NO RITMO E SENTIR NAS PLANTAS DOS PÉS O EFEITO DOS PULOS SOBRE AS BOLINHAS (QUE ESTOURAM).

TÚNIO SONORO

OS BEBÊS DE ATÉ DOIS ANOS SE DIVERTEM E APRENDEM MUITO COM ESSA BRINCADEIRA. ELES PASSAM POR BAIXO DE UMA ESTRUTURA DE MADEIRA ONDE SE PENDURAM GARRAFAS PET COM DIFERENTES CONTEÚDOS (AREIA, GRÃO DE BICO, PEDRINHAS, ÁGUA, ARROZ ETC). O OBJETIVO É PERCEBER DIFERENTES SONS.

DANÇA COM FITAS

NESSA FAIXA ETÁRIA AS CRIANÇAS ADORAM DANÇAR. VOCÊ PODE ENFEITAR A SALA COM VÁRIAS FITAS COLORIDAS PRESAS AO TETO, E AS CRIANÇAS DANÇAM AO SOMM DE MÚSICA ANIMADA MUDANDO DE LUGAR E SEGURANDO AS FITAS. ATENÇÃO: AS FITAS DEVEM SER BEM PRESAS AO TETO, PARA NÃO TER RISCO DE SE SOLTAREM.

CARETA NO ESPELHO

OS PEQUENOS ESTÃO DESCOBRINDO O MUNDO E A SI MESMOS. COLOQUE-OS DE FRENTE A UM ESPELHO DE PREFERÊNCIA BAIXO E LONGO - E ESTIMULE-OS A INVENTAR EXPRESSÕES E CARETAS ENGRAÇADAS.



MOLDES:



GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. JULHO 2010. ANO 8 N. 89.

4 comentários:

  1. Parabéns seu blog é 10!!!
    Gostei muito dos joguinhos e brincadeiras.
    bjs
    Dayse Ticon

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu blog é 10!!!
    Gostei muito dos joguinhos e brincadeiras.
    bjs
    Dayse Ticon

    ResponderExcluir
  3. Joelma,tem um selo especial pra vc no Vivendo com Arte. Passe lá! Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, principalmente o jogo dominó em cores! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados