Curta a nossa página!

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA GINCANA DE LEITURA.

GINCANA DE LEITURA

“Ó Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.”

Castro Alves

OBJETIVO DA GINCANA:

Despertar o gosto pela leitura;

Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.

REGULAMENTO DA GINCANA:

1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas na data prevista.

2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10.

3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação,.

4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida entre as indicadas pelos professores.

5) Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.

6) Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la.

7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.

TAREFAS

1) Representando escolher um Roman-ce da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.

Data: ____/____/____ Duração: 15 min.

Valor: 10 pontos

2) Divulgando escolher uma obra para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de uma das obras.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

4) Entrevistando – escolher uma das obras que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os outros participam da entrevista.

5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de uma das obras. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. Lembrando que uma cena envolve ambiente e personagens.

6) Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos Desfilando – organizar um desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem facilmente identificados.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem da história, com fundo musical.

7) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de uma das obras (romance / conto ou poesia).

Toda a equipe deve participar.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

8) Recriando – escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

9) Julgando – escolher um texto que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro será o promotor. Os demais membros for-marão o corpo de jurados. As teses defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

10) Dançando – recontar a história de uma das obras através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.

Data ____/___/_____

Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos

Obras selecionadas:

São distribuídos 10 textos ( romance, conto, crônica, música, poesia) a cada equipe para a realização das tarefas.

FONTE: PROFESSORES SOLIDÁRIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados