Curta a nossa página!

PROJETO ENSINO RELIGIOSO.


PROJETO ENSINO RELIGIOSO


3º ano B do Ensino Fundamental
Escola __________________________
Lema: “Vivendo com valores”
Professora responsável: Ailce Ribeiro Silva Amaral (FONTE)
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)
2012




 
Fundamentação Pedagógica
O projeto tem o objetivo de contribuir para uma educação de qualidade cumprindo assim o que consta no artigo 32 da Lei de diretrizes e bases da educação, 1996. Que o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Como também: a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no artigo 33 reconhece o Ensino Religioso como parte integrante da formação básica do cidadão, assegura, o respeito à diversidade cultural-religiosa do Brasil e veda quaisquer formas de proselitismo. Considerando o que consta na lei às atividades serão fundamentadas nos princípios da cidadania, do entendimento do outro. Respeitando a tradição religiosa trazida de suas famílias como também a liberdade de expressão religiosa de cada um.
Desenvolvimento das atividades – Procedimentos Metodológicos
RECURSOS:
Músicas
Poemas
Histórias
Parábolas bíblicas


Abordagens por Bimestre
1º Bimestre
Descobrindo a amizade, o Amor, a Doçura e o Bom humor 

Objetivo geral da abordagem: Oportunizar ao educando, através de ações diárias, situações que os levem a desenvolver relações de amizade, buscando construir vínculos de respeito, partilha e coleguismo.
2º Bimestre
 Vivendo com Respeito, Carinho e Cooperação
Habilidades: Saber ouvir, cuidado com o outro e com o meio em que vive.
Aprimorar a paciência, amizade, ser natural, apreciar as coisas pequenas da vida.

Objetivo geral desta abordagem: Estimular no educando o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos.

3º Bimestre
Vivendo com Comprometimento, Coragem e Disciplina
Habilidades: Desenvolver hábitos de estudos, responsabilidade, compromisso.
4º Bimestre
 Bondade, Compaixão, Solidariedade e Fé.
Objetivo geral desta abordagem: Proporcionar ao educando reflexões e atitudes que visem o desenvolvimento da solidariedade,  a fim de formar seres mais fraternos.

Objetivos específicos

      - Oportunizar aos educando diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, possam desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
      - Proporcionar aos educando o desenvolvimento da autonomia, através de estímulos com atividades que visem à expressão individual e coletiva.
      - Propiciar aos educando o desenvolvimento de virtudes e valores indispensáveis à formação humana, através da ação pedagógica, para uma melhor atuação da vida em sociedade.
      - Estimular nos educando a imaginação, a expressão e a sensibilidade para entender e aceitar o diferente.
      - Incentivar os educando a argumentarem e expressarem seus pontos de vista com clareza, para a formação de uma boa convivência social.
      - Oportunizar aos educando hábitos de investigação, de conhecimento, de responsabilidade, de cooperação e de criatividade, visando desenvolver atitudes que favoreçam o desenvolvimento da responsabilidade social individual.
      - Oportunizar dinâmicas que possibilitem aos educando valorizar e participar de atividades de resgate das brincadeiras infantis, para que, através da ludicidade, possam demonstrar atitudes de amizade, cooperação e respeito.
      - Intensificar junto ao educador o trabalho sobre os valores cristãos de modo a oportunizar ao educando reflexões e atitudes que visem o bem estar das relações, o cuidado com a vida e a formação de uma cultura da paz.
Objetivo Específicos
1° Bimestre
      - Estimular nos educando atitudes de respeito pelo EU, pelos outros e pelo meio ambiente, a fim de estabelecer uma relação harmônica na vida.
      - Proporcionar situações onde os educando possam reconhecer que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas em prol da paz, buscando uma postura de comprometimento com a vida, em todas as suas formas.
2° Bimestre
      - Possibilitar aos educando o entendimento de “comprometimento como uma expressão de interesse e como a habilidade de tomar conta de si mesmo”, visando à formação da autonomia em cada um e da responsabilidade social individual.
     
 3° Bimestre
- Oportunizar vivências diferenciadas, onde os educando possam identificar “comprometimento como o modo de ser responsável pelos seus atos em relação à escola, à sociedade e ao meio ambiente”, visando o desenvolvimento de atitudes de cidadania.


4° Bimestre
      - Propiciar aos educando momentos de reflexão e partilha que os levem a perceber a grandeza da vida, pela sua simplicidade e a valorizarem a vida ao nosso redor.
      - Estimular os educando a entender a importância da simplicidade e da humildade em cada um, para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza.
Desenvolvimento das atividades – Procedimentos Metodológicos
RECURSOS:
Músicas
Poemas
Histórias
Parábolas

AVALIAÇÃO Bimestral
10 Questões para responder sobre os valores.

AVALIAÇÃO contínua...
Avaliar o desempenho global do aluno a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação individual e em grupo, observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização e a avaliação escrita.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muito se fala sobre a questão do Ensino Religioso e o respeito pela diversidade religiosa nas Escolas, o Ensino religioso nas escolas de Ensino Fundamental é parte integrante da formação básica do cidadão.
 O importante é conhecer que precisamos nos respeitar sem constranger quem pensa de um modo diferente do nosso. Assim o ensino religioso deve enfatizar o respeito pelo outro, o trabalho com aqueles que se encontram em situação de exclusão social, valores como a honestidade, amor, justiça, amor ao próximo, solidariedade e bondade.

“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês”
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
Coleção Valores de A a Z










2 comentários:

  1. Belo Projeto... Desejo paz e amor a todos os envolvidos! Suuuper beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o projeto, gostaria de saber onde posso adquirir essa coleção

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados