Curta a nossa página!

Projeto carnaval. Comemore o carnaval com as crianças por meio de muita folia e atividades lúdicas.


Projeto carnaval

Comemore o carnaval com as crianças por meio de muita folia e atividades lúdicas.

obs: matéria da revista coleção Educação infantil nr. 33.



O início do ano letivo é marcado pela festa mais tradicional de nosso país: o Carnaval. Não podemos deixar de comemorar e aproveitar o tema para apliar os conhecimentos de nossos alunos. É interessante resgatar a tradição das fantasias e o do baile de máscaras, além de apresentar à turma algumas marchinhas carnavalescas. 
De forma alegre e divertida, a comemoração do Carnaval ajuda no período de adaptação e permite que as crianças desenvolvam a criatividade e expressem seus sentimentos. O carnaval é um dos temas mais ricos a cultura popular brasileira. E é uma referência no calendário mundial. 
O Brasileiro é conhecido por sua alegria e samba no pé. Em todas as regiões do país, manifestações animam a população que pula, brilha, canta, samba e emociona. Desenvolver um miniprojeto ou sequência de atividades sobre essa festa faz com que os alunos se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas e hipóteses, imaginando soluções para copreendê-lo, manifestando opniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias. 

"Refletir com os alunos sobre os excessos praticados nessa época do ano e os males que eles podem causar aos foliões renderá as crianças uma prática futura de comemoração carnavalesca saudável."








* Respeite sempre as curiosidades, necessidades, interesses e ideias das crianças.
* Valorize a livre expressão.
* Desenvolva a oralidade e amplie ao máximo o vocabulário dos alunos. 
* Adapte as atividades a realidade e faixa-etária de sua turma.

"O brincar funciona para a criança como o fantasiar e o refletir. A brincadeira é uma forma essencial de comunicação."










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados