Curta a nossa página!

terça-feira, 14 de abril de 2009

18 de Abril - dia Nacional do livro infantil.

18 DE ABRIL: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.
Dia Nacional do Livro infantil : Mini-projeto: Sessão pipoca
Monteiro Lobato é o grande homenageado este mês! Para apresentar as personagens (que muitos alunos podem não conhecer ainda), sugerimos a utilização de vídeos para entreter e motivar o
trabalho com todas as turmas. Nesta mídia (vídeo), as cores, o movimento e a linguagem das personagens garantem a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta das deliciosas histórias do escritor é um pequeno passo. .
• Organizar uma sessão de vídeo na escola, com direito a pipoca e refrigerante, alugando na locadora mais próxima um dos episódios da série Sítio do Pica-pau Amarelo: No reino das Águas Claras - Viagem ao céu - Memórias de Emília.
• Após a sessão pipoca, sugerimos uma roda de conversa com os alunos sobre as características do Sítio do Pica-pau Amarelo e suas personagens interessantes: Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta ou sobre seus objetos mágicos: pó de pirlim-pimpim, a canastra da Emília, a pílula do Dr. Caramujo, etc.
Personagens de massinha
• Motivar os alunos a criar em massa de modelar as personagens de que mais gostaram.
• Expor as criações na sala, com os nomes das personagens escritos em letra de imprensa maiúscula.

O Dia do livro: TEXTO INFORMATIVO

O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros - o criador de O Sítio do Picapau Amarelo e suas inesquecíveis personagens.

SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e proponha a confecção de uma boneca de pano, usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda.
VAMOS CANTAR:

Emília, a boneca gente (Baby Consuelo/Pepeu Gome)
De uma caixa de costura pano, linha e agulha nasceu uma menina valente Emília, a boneca gente. No primeiro dia de vida era toda desengonçada. Ficar em pé não podia, caía Não conseguia nada Emília...
Mas a partir do momento Que aprendeu a andar Emília tomou uma pílula e tagarelou tagarelou a falar.
É uma boneca de pano mas pensa como ser humano Esperta e atrevida é uma maravilha! Emília, Emília! Para cada estória ela tem um plano Inventa mil idéias não entra pelo cano
Ah! Essa boneca é uma maravilha!
Fonte: Jogos e brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados