Curta a nossa página!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO O TAPETINHO E SEUS NOZINHOS - MATEMÁTICA.



UTILIZE COMO EXEMPLO UMA SITUAÇÃO COTIDIANA, COMO A COMPRA DE PÃES, PARA DESENVOLVER, DE MANEIRA LÚDICA, O CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO DOS ALUNOS.
EIXOS TEMÁTICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA, MOVIMENTO, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, IDENTIDADE E AUTONOMIA E NATUREZA E SOCIEDADE.
RESPONSÁVEIS: IZILDINHA HOUCH MICHESKI.
OBJETIVO: TRABALHAR, DE FORMA LÚDICA, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E DA PERCEPÇÃO TÁTIL.
IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: TODOS OS ALUNOS.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA MELHOR VISUALIZAR.


MATERIAIS: BARBANTE, COLA BRANCA, FITA ADESIVA COLORIDA, FITA DUPLA-FACE, PAPELÃO, PINCÉIS, PISTOLA DE COLA QUENTE, RÉGUA, REVISTAS, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA, TINTAS GUACHE.
MATERIAIS ALTERNATIVOS: FIOS DE LÃ COLORIDA.
PASSO - A - PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS.


1- PARA A CONFECÇÃO DO TAPETINHO, DISPONIBILIZE AOS ALUNOS QUADRADOS DE PAPELÃO COM 40 CM DE LADO. SOLICITE QUE ELES PINTEM ESSAS PLACAS COM TINTAS GUACHE DE TONALIDADES VIBRANTES, COMO AZUL, VERMELHO OU VERDE, E QUE ESPEREM SECAR.

2- FIXE PEDAÇOS DE FITA DUPLA-FACE COM 1 CM DE LARGURA AO LONGO DAS BORDAS DO PAPELÃO.

3- ORIENTE OS ALUNOS A CONFECCIONAR OS QUILLINGS (TRABALHO MANUAL REALIZADO COM TIRAS ENROLADAS DE PAPEL). PARA ISSO, PEÇA QUE RETIREM ALGUMAS FOLHAS DE REVISTAS E QUE AS DOBREM AO MEIO, VINCANDO BEM. ENTÃO, ELES DEVEM CORTAR A PÁGINA SEGUINDO A MARCAÇÃO DO VINCO E DOBRAR ESSAS TIRAS AO MEIO, POR DUAS OU TRÊS VEZES, ATÉ QUE ELAS FIQUEM COM CERCA DE 1CM DE LARGURA.

4- ORIENTE AS CRIANÇAS A ENROLAR ESSAS FAIXAS EM FORMATO DE CARACOL E COLAR SUAS PONTAS, PARA QUE NÃO SE DESFAÇAM. OS ALUNOS DEVEM REPETIR ESSES PROCEDIMENTOS ATÉ QUE SEJAM CONFECCIONADOS NOVE QUILLINGS PARA CADA ALUNO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
1- INICIE ESTÁ ATIVIDADE CONTANDO PARA AS CRIANÇAS A HISTÓRIA "O TAPETINHO E SUES NOZINHOS". CRIE UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES NO QUAL VOCÊ PODE UTILIZAR ELEMENTOS COMO SACOS DE PÃES E BOLINHAS FEITAS DE JORNAL PARA ILUSTRAR A NARRAÇÃO E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS PEQUENOS. DESSA FORMA, POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA E DO RECURSO LÚDICO, OS ALUNOS TÊM A OPORTUNIDADE DE COMPREENDER ASPECTOS DA REALIDADE, UTILIZANDO COMO EXEMPLO UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO FAMILIAR, COMO A COMPRA DE PÃES. DEPOIS, PROPONHA UMA DARMATIZAÇÃO NA QUAL AS CRIANÇAS, ORGANIZADAS EM GRUPOS, REPRESENTAM AS CENAS DA HISTÓRIA. EM UM OUTRO MOMENTO, APÓS PREPARAR OS MATERIAIS DA DINÂMICA, DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES DO PASSO A PASSO, ORGANIZE OS ALUNOS EM DUPLAS E DISPONIBILIZE A CADA UMA DELAS UMA PLACA DE PAPELÃO, SEIS PEDAÇOS DE BARBANTE (QUE PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR FIOS DE LÃ COLORIDA OU OUTRO MATERIAL DISPONÍVEL) E NOVE QUILLINGS. EXPLIQUE QUE TRÊS DOS FIOS REPRESENTARÃO A QUANTIDADE DE VEZES QUE JOÃOZINHO FOI À PADARIA. SOLICITE QUE AS CRIANÇAS ESTIQUEM OS BARBANTES SOBRE A PLACA DE PAPELÃO, DE MANEIRA HORIZONTAL E PARALELA, DEIXANDO APROXIMADAMENTE O MESMO ESPAÇO ENTRE ELES. TERMINADA ESSA ETAPA, OS ALUNOS FIXARÃO OS OUTROS FIOS, UM DE CADA VEZ, NO SENTIDO OPOSTO AOS QUE JÁ FORAM COLADOS. EXPLIQUE QUE, DESTA VEZ, OS BARBANTES REPRESENTARÃO A QUANTIDADE DE PÃEZINHOS COMPRADOS.


2- LEVE OS ALUNOS A PERCEBER QUE ELES ACABARAM DE CONFECIONAR UM TAPETINHO. NESSE MOMENTO, DIGA QUE UM VENTO FORTE PODERÁ ARRASTAR OS FIOS E DESMANCHAR TODO O TRABALHO. PARA EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA, AS CRIANÇAS DEVEM COLAR UM QUILLING EM CADA PONTO DE ENCONTRO DOS BARBANTES, FORMANDO UM "NOZINHO". DEPOIS, FIXE OS FIOS À PLACA, COLANDO FITA ADESIVA COLORIDA AO LONGO DAS BORADAS. PEÇA AOS ALUNOS QUE APAREM OS PEDAÇOS QUE ULTRAPASSAREM AS LATERAIS.

3- APÓS TEREM SIDO COLADOS TODOS OS QUILLINGS, SOLICITE AOS ALUNOS QUE OS TOQUEM COM OS DEDOS E CONTEM QUANTAS VEZES OS BARBANTES SE ENCONTRARM. QUESTIONE-PS SOBRE QUANTOS "NOZINHOS" FORAM UTILIZADOS, E EXPLIQUE QUE ESSA É A QUANTIDADE PÃES COMPRADOS PELOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA "O TAPETINHO E SEUS NOZINHOS". COM ESSE PROJETO, É POSSÍVEL DESENVOLVER O CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E POSSIBILITAR QUE AS CRIANÇAS TRABALHEM A CONSTRUÇÃO DA AJUDA. QUANDO A ATIVIDADE TERMINAR, AS PLACAS DEVERÃO FAZER PARTE DE UMA EXPOSIÇÃO, POIS TAMBÉM POSSUEM VALOR ARTÍSTICO.

FONTE: PROJETOS ESCOLARES ED. INFANTIL Nº 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados