Curta a nossa página!

sábado, 31 de outubro de 2009

Dois livrinhos para vocês - Uma noite iluminada e Uma amizade bem colorida









____________________________________________________









Aprenda a fazer caixinhas com garrafa pet - passo a passo.

Vamos mostrar como fazer uma caixinha com garrafas pet. Além de ter um objeto exclusivo e muito útil, você ajuda a evitar que garrafas pet vão parar em rios, nas ruas, entupindo bueiros e causando problemas.




1) Você vai precisar de tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2cm de largura, elásticos e um molde de 10×10x10cm

2) Corte uma tira em um comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4cm de sobra em cada ponta

3) Ajuste a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinque as sobras de 4cm para facilitar o trabalho



4) Passe elásticos em torno do molde a fim de fixar melhor as fitas
5) Corte mais quatro fitas e ajuste-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3
6) Corte mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde




7) Quando for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas
8) Faça o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. Lembre-se de que, ao fazer o entrelaçamento, onde a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deve passar por cima e vice-versa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corte cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixar uma sobra de cerca de 10cm.
9) Quando for entrelaçar a primeira fita, cuide para que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Isto é, onde a fita do fundo passa por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa. Começe tecendo da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segure a fita nessa posição, pegue a outra extremidade e começe a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.





10) Entrelaçe a fita em volta de toda a caixa
11) Quando chegar a hora de arrematar, sobreponha a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deve ficar por baixo da trama
12) Repita, com outras três fitas, o procedimento descrito nos passos de 9 a 11. Não utilize, por enquanto, a quinta fita




13) Pegue a fita restante e corte-a no meio no sentido do comprimento
14) Passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo procedimento utilizado para as demais
15) Agora é ncessário arrematar as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, dobre a sobra para fora, rente à borda da caixa




16) Corte as sobras na altura da terceira fita de cima para baixo. Arremate as pontas encaixando-as nas terceira fita. Dobre as demais sobras para fora e corte-as na altura da terceira fita. Retire a caixa do molde e arremate estas últimas sobras para dentro, encaixando-as na terceira fita
17) Reforçe os vincos. Utilize o alicate para vincar bem as bordas (protegendo a peça com um pedaço de fita de PET dobrada)
18) Pronto! A caixa de fitas de PET que você acabou de confeccionar é ideal para guardar miudezas ou mesmo embalar presentes. Utilizando a técnica mostrada aqui, você pode montar caixas no tamanho que quiser.

fonte: Revista artesanato.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Atividades de matemática.
















terça-feira, 27 de outubro de 2009

PROJETO DOBRAS, FORMAS E CORES - DESENHAR E COLORIR.

POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE LIVRINHOS E DE UM MURAL, AS CRIANÇAS ESTUDASM AS FORMA GEOMÉTRICAS E DESENVOLVEM A PSICOMOTRICIDADE.

EIXO TEMÁTICO: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA, MOVIMENTO, NATUREZA E SOCIEDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E IDENTIDADE E AUTONOMIA.
RESPONSÁVEIS: IZILDINHA HOUCH MICHESKI, ROSELAINE CAALHEIRO DE MORAES E SELMA RUSSO.
OBJETIVO: TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE (CIÊNCIA QUE ESTUDA O INDIVÍDUO COM BASE NOS MOVIMENTOS DO CORPO E NA SUA RELAÇÃO COM OS "MUNDOS" INTERNO E EXTERNO) E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO.
IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: TODOS OS ALUNOS.






fonte: projeto escolares ed. infantil. n.29 ano 3 - pag.14 e 15.

Projeto Ler sem saber ler - PALAVRA ESCONDIDA.

REALIZE UMA ATIVIDADE LÚDICA NA QUAL AS CRIANÇAS EXERCITAM A ESCRITA E A LEITURA POR MEIO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS.

EIXO TEMÁTICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA, MOVIMENTO, LINGUAGEM ORAL, NATUREZA E SOCIEDADE E IDENTIDADE E AUTONOMIA.


RESPONSÁVEIS: IZILDINHA HOUCH MICHESKI, ROSELAINE CAVALHEIRO DE MORAES E SELMA RUSSO.


OBJETIVOS: INCENTIVAR A LEITURA E A ORGANIZAÇÃO DAS PALAVRAS POR MEIO DA JUNÇÃO DAS SÍLADAS.


IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.


NÚMERO DE PARTICIPANTES: TODOS OS ALUNOS.

MATERIAIS: CAIXA DE PAPELÃO PARA OVOS, COLA BRANCA, LÁPIS DE COR, RISCOS DAS LETRAS E DAS SÍLABAS (ESTÃO PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); TAMPAS DE GARRAFA PET, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.




COLANDO EM PRÁTICA


1- SOLICITE À TURMA QUE TRAGA, NA DATA ESTIPULADA POR VOCÊ, BANDEJAS GRANDES DE PAPELÃO PARA OVOS E ALGUMAS TAMPINHAS DE GARRAFA PET. MULTIPLIQUE AS LETRAS E AS SÍLABAS QUE ESTÃO NA FOLHA DE MOLDES E ENTREGUE UM JOGO COM TODAS ELAS PARA CADA GRUPO DE QUATRO INTEGRANTES. DISPONIBILIZE, TAMBÉM, UMA BANDEJA PARA OVOS, QUE SERÁ UTILIZADA COMO TABULEIRO DO JOGO. SOLICITE AOS PEQUENOS QUE RECORTEM E PINTEM OS MOLDES E, DEPOIS, OS COLEM SOBRE AS TAMPINHAS. ENTÃO, ESCOLHA O CAMPO SEMÂNTICO QUE DESEJA TRABALHAR, COMO O TEMA "ANIMAIS". NESSE CASO, EXERCITE A ESCRITA ESPONTÂNEA DO NOME DE QUATRO BICHOS E, EM SEGUIDA, ESCREVA-OS NA LOUSA. EM UM OUTRO MOMENTO, ESCREVA O NOME DE CADA ANIMAL EM UM PAPEL E ENTREGUE-OS PARA OS GRUPOS.


2- EXPLIQUE AOS ALUNOS QUE ELES PRECISAM ENCONTRAR AS TAMPINHAS QUE FORMAM CADA NOME E ENCAIXÁ-LAS NO TABULEIRO, NA HORIZONTAL. DEPOIS, DEVEM ESCONDER O NOME FORMADO, ENCAIXANDO EM VOLTA DELE TAMPINHAS COM OUTRAS LETRAS E SÍLABAS. FEITO ISSO, AS EQUIPES PRECISAM TROCAR DE TABULEIRO, PARA QUE OS COLEGAS TENTEM DESCOBRIR AS PALAVRAS QUE FORAM ESCONDIDAS PELOS OUTROS GRUPOS.


fonte: projetos escolares ed. infantil. ano 3 n.31 pag.21.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Atividades para o dia das bruxas e lembrancinhas.

Lembrancinhas


Atividades














LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados