Curta a nossa página!

terça-feira, 29 de junho de 2010

LÍNGUA PORTUGUESA - ESCRITA CRIATIVA! DESPERTANDO O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.

LÍNGUA PORTUGUESA
ESCRITA CRIATIVA
DESPERTE O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PELA PRODUÇÃO TEXTUAL COM TEMAS E NOTÍCIAS ATUAIS.

MURAL BIOGRÁFICO, FICHAS DE LEITURA E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES, COMO UM LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E UM PAINEL ACERCA DE DESASTRES NATURAIS PELO MUNDO. COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ E SUA CLASSE IRÃO FUGIR DA ROTINA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. ENTÃO, APROVEITE PARA ABRIR AS PORTAS DA TURMA PARA TEMAS INUSITADOS E FASCINANTES: A HISTÓRIA DE VIDA DOS AUTORES, O UNIVERSO DOS LIVROS E DAS ATUALIDADES, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DEIXARÃO SEUS ALUNOS MAIS ESCLARECIDOS E SOLIDÁRIOS






LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA

SEPARE DE TRÊS A QUATRO AULAS DA ROTINA ESCOLAR PARA PRODUZIR UM LIVRO COLETIVO ILUSTRADO SOBRE A ECONOMIA DE ÁGUA. SE QUISER CONFECCIONAR UMA OBRA PARA CADA ALUNO, PEÇA PARA FAZEREM OS DESENHOS EM FOLHA SULFITE BRANCA E DEPOIS TIRE CÓPIAS NO COLOR SET COLORIDO. VEJA COMO RESOLVER:

1- QUESTIONAMENTOS

INICIE A PESQUISA COM UMA ATIVIDADE DE AQUECIMENTO, PERGUNTANDO ÀS CRIANÇAS SE ACHAM QUE A ÁGUA É IMPORTANTE PARA NÓS E PEDINDO PARA QUE EXPLIQUEM POR QUÊ. PARA TODOS PODEREM ACOMPANHAR, REGISTRE AS IDEIAS (QUE SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS) NA LOUSA. PROCURE DESPERTAR O GRUPO PARA A QUESTÃO DA NECESSIDADE DA ÁGUA NO COTIDIANO E, NA SEQUÊNCIA, PEÇA PARA REGISTRAREM, EM SEUS CADERNOS.

2- PESQUISA

APÓS ESSA PRIMEIRA ETAPA, SOLICITE COMO LIÇÃO DE CASA QUE CADA CRIANÇA PESQUISE NOVAS FORMAS DE ECONOMIZAR ÁGUA. FEITO ISSO, COMPLEMENTE A LISTA COM AS SUGESTÕES DA TURMA E DETALHE ALGUMAS QUESTÕES. POR EXEMPLO, PERGUNTE O QUE DEPENDE DE ÁGUA POTÁVEL E O QUE PODE SER FEITO COM OUTRO TIPO DE ÁGUA (LAVAR O CHÃO, O CARRO, REGAR AS PLANTAS, ETC).

3- APROFUNDAMENTO

INCENTIVE A REFLEXÃO, LEMBRANDO OS ALUNOS QUE A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO E A HIGIENE PESSOAL. REGISTRE AS NOVAS IDEIAS QUE SURGIREM E ACRESCENTE-AS ÀS INICIAIS, COMPONDO UMA LISTA RICA E COMPLETA.
4- VAMOS ECONOMIZAR!

QUANDO TODOS ESTIVEREM CONSCIENTES DO VALOR DA ÁGUA E ENTENDEREM QUE SEM ELA NÃO HAVERIA VIDA NO PLANETA, ESCLAREÇA QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇÁ-LA E PEÇA PARA QUE, SOZINHOS OU EM DUPLAS, PENSEM NUMA MANEIRA DE ECONOMIZAR ÁGUA. EXEMPLOS: TOMAR BANHO RAPIDAMENTE; FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES; DESLIGAR A MANGUEIRA ENQUANTO ENSABOA O CHÃO, VARRER A CALÇADA EM VEZ DE LAVÁ-LA; ETC.

5- HORA DE ILUSTRAR

INSTRUA CADA CRIANÇA (OU DUPLA) A ESCOLHER UMA FORMA DE ECONOMIZAR PARA ESCREVER E DESENHAR. AO FIM DO PROCESSO, TODOS DEVEM SE SENTAR PARA CONHECER AS PRODUÇÕES DOS COLEGAS, UMA A UMA. DIGA PARA OBSERVAREM SE O MATERIAL ESTÁ INTERESSANTE E CAPRICHADO, DENTRO DAS POSSIBILIDADES DE CADA UM. CASO ALGO PRECISE SER MELHORADO, OS ALUNOS TAMBÉM PODEM DAR SUGESTÕES OU OFERECER AUXÍLIO. ESSE EXERCÍCIO AJUDA A DESENVOLVER, NAS CRIANÇAS, O ESPÍRITO CRÍTICO E, AO MESMO TEMPO, COOPERATIVO.


6- MONTAGEM DO LIVRO

TUDO PRONTO? ENTÃO JUNTE O MATERIAL E MONTE O “LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA”. PARA PRENDER AS PÁGINAS, VOCÊ PODE UTILIZAR ESPIRAL, GRAMPEADOR OU ATÉ MESMO COSTURAR. EM SEGUIDA, PRODUZA UMA BELA CAPA, COM O TÍTULO E O NOME DAS CRIANÇAS COMO AUTORES E O SEU COMO ORGANIZADOR.
O LIVRO PODE FICAR NA BIBLIOTECA DA ESCOLA OU SER SORTEADO PARA QUE CADA ALUNO LEVE PARA CASA NUM DIA DIFERENTE E COMPARTILHE O TRABALHO DA TURMA COM SUA FAMÍLIA




NO MUNDO DA BIOGRAFIA
PROMOVA O CONTATO COM A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO LOBATO, E ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.

1- LEVE UM OU MAIS TEXTOS A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO LOBATO, E ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.
2- A SEGUIR, A CLASSE PODE ESTUDAR UM OU MAIS AUTORES E SELECIONAR FATOS SIGNIFICATIVOS DE SUA VIDA. POR EXEMPLO: “MONTEIRO LOBATO CRIOU O SÍTIO DO PICAPAU AMARELA, QUE É CONHECIDO NOS QUADRINHOS E NA TV; ELE COMEÇOU A ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS PORQUE SEMPRE GOSTOU MUITO DE LER E, NA SUA INFÃNCIA, AINDA NÃO EXISTIAM LIVROS INFANTIS NO BRASIL”. ACOMPANHE ESSE PROCESSO E INTERFIRA DE MODO A AJUDAR NA COMPREENSÃO DOS TEXTOS.
3- LOGO APÓS, LEVANTE QUESTÕES PARA INCENTIVAR A REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO GÊNERO TEXTUAL, COMO: NOME DA PESSOA EM EVIDÊNCIA, PORQUE ELA SE DESTACOU, O QUE FEZ DE IMPORTANTE, DE QUE FORMA E ONDE VIVEU, COMO FOI A INFÂNCIA, INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA E TUDO MAIS QUE FOR RELEVANTE E SIGNIFICATIVO.
4- POR FIM, SOLICITE AOS ALUNOS QUE ESCREVAM O PRÓPRIO TEXTO SOBRE O ESCRITOR ESTUDADO, INTRODUZINDO A PESSOA (NOME, QUANDO VIVEU E ONDE) E ESCREVENDO OUTROS DADOS IMPORTANTES. LEMBRE-OS DE QUE O TEXTO NÃO PRECISA FICAR MUITO LONGO, MAS DEVE SER INTERESSANTE E CONTER INFORMAÇÕES ESSENCIAIS.
5- COMO PRODUTO FINAL, MONTE UM MURAL COM AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA CLASSE.
6- PARA ILUSTRAR O PAINEL, PEÇA PARA DESENHAREM O AUTOR OU FAZEREM UMA PINTURA. OUTRA OPÇÃO É COLOCAR UMA CÓPIA DE UMA FOTO OU CARICATURA DO ESCRITOR.







NOVO EDUCADOR ESPECIAL ANO 2 , N. 2 -2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados