Curta a nossa página!

domingo, 13 de junho de 2010

PROJETO ÁFRICA - ÁFRICA EM ATOS.






DESVENDE ESSE CONTINENTE COM AS CRIANÇAS A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS E CULTURALMENTE ENRIQUECEDORAS.




A CULTURA BRASILEIRA NÃO SERIA A MESMA SEM A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS, QUE VIERAM DA ÁFRICA E FORAM ESCRAVIZADOS NA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA. POR ISSO, TRAZER ELEMENTOS DA CULTURA DESSE CONTINENTE PARA A SALA DE AULA É FUNDAMENTAL A FIM DE QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA PARA O PAÍS.







IDADE: DE 6 A 8 ANOS.




OBJETIVOS: TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA E APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DA ÁFRICA.




OBRIGATÓRIO




COM A APROVAÇÃO DA LEI N. 10.639, DE 2003, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, AS ESCOLAS DEVE INCLUIR A TEMÁTICA EM SEUS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. VEJA ABAIXO ALGUMAS IDÉIAS PARA DESBRAVAR O CONTINENTE ARICANO ENQUANTO ALFABETIZA SEUS ALUNOS.




O PROJETO




COMO O FOCO É AMPLIAR O REPERTÓRIO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA, AS SUGESTÕES VISAM ESTIMULAR A TURMA A EXPANDIR SEUS CONHECIMENTOS, REALIZANDO ATIVIDADES PRAZEROSAS. DEVIDO ÀS CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DA ÁFRICA, ESSE PROJETO ESTÁ ESTRUTURADO COMO UMA GRANDE PEÇA TEATRAL, ENCADEANDO OS ELEMENTOS AFRICANOS E APRESENTANDO SUA RIQUEZA. ABRAM-SE AS CORTINAS!

1º ATO: O CONTINENTE




1. TRAGA PARA SALA UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO E EXPLORE-O, JUNTO COM O GRUPO. DISCUTAM A QUANTIDADE E O TAMANHO DOS PAÍSES, OS MARES E OCEANOS QUE O CIRCUNDAM, ETC.




2. SELECIONE INFORMAÇÕES IMPORTANTES E ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ELE E APRESENTE À TURMA. VOCÊ ODE RETIRÁ-LAS DO LIVRO AO SUL DA ÁFRICA, DE LAURENCE QUANTIN (COMPANHIA DAS LETRINHAS).




3. ESCOLHA TAMBÉM UM CONTO AFRICANO PARA SER O FIO CONDUTOR DO PROJETO. VOC~E PODE RETIRÁ-LO DOS LIVROS A SEMENTE QUE VIO DA ÁFRICA, DE HELOISA PIRES LIMA (EDITORA SALAMANDRA) OU DE CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS E OUTROS CONTOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS, DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA (EDITORA PAULISTA). OU, AINDA, CONTAR A HISTÓRIA AS TRANÇAS DE BINTOU, DE SYLVIANE A. DIOUF (EDITORA COSAC & NAIFY). PERGUNTE AOS ALUNOS SE ELES SABEM ALGO MAIS SOBRE O CONTINENTE E ANOTE ESSES DADOS NA LOUSA OU EM UM PAINEL, QUE PODE FICAR EXPOSTO NA SALA DURANTE TODO O PROJETO.




2º ATO: OS ANIMAIS




1. LEVE IMAGENS DE ANIMAIS AFRICANOS E MOSTRE-AS À TURMA.




2. PEÇA PARA FAZEREM UMA LISTA COM O NOME DOS BICHOS.




3. PROPONHA QUE CADA ALUNO ESCOLHA UM DOS ANIMAIS E FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ELE, DESTACANDO SUAS CURIOSIDADES.




4. COM AS INFORMAÇÕES PESQUISADAS, ELES DEVEM ELABORAR CARTAZES E EXPÔ-LOS AOS COLEGAS.






3º ATO: O CONTO




1. FAÇA A LEITURA DE OUTRO CONTO AFRICANO E PEÇA PARA AS CRIANÇAS RECONTAREM A HISTÓRIA COLETIVAMENTE ENQUANTO VOCÊ ATUA COMO ESCRIBA.




2. PROPONHA UMA REVISÃO DO TEXTO COLETIVO SUBSTITUINDO O USO EXCESSIVO DE "E", "AI", "ENTÃO", ETC, POR CONECTIVOS MAIS ADEQUADOS À LINGUAGEM ESCRITA.




3. MOSTRE ALGUMAS IMAGENS DO CONTO E EXPLIQUE QUE OS ALUNOS DEVEM ESCREVER O TRECHO QUE ELAS REPRESENTAM.




4. ELABORE CRUZADINHAS COM OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA E ENTREGUE-AS PARA AS CRIANÇAS COMPLETÁ-LAS. VOCÊ TAMBÉM PODE COPIAR O CONTO E DEIXAR LACUNAS PARA SEREM PREENCHIDAS COM ALGUMAS PALAVRAS.




5. PARA FINALIZAR, DIVIDA A CLASSE EM DUPLAS E PEÇA PARA REESCREVEREM A HISTÓRIA.






4º ATO: AS BONECAS.




1. LEIA PARA A CLASSE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS TRADICIONAIS BONECAS AFRICANAS.




2. PROPONHA OFICINAS PARA A CONFECÇÃO DE ALGUMAS DELAS. ABAIXO, HÁ ALGUMAS SUGESTÕES DE FANTOCHES E DE ROUPINHAS COM ESTAMPAS AFRICANAS QUE PODEM SER CONFECCIONADAS ESPECIALMENTE PARA ELAS.











5º ATO: AS MÁSCARAS E AS ROUPAS.




1. EXPLIQUE QUE A TURMA VAI MONTAR UMA PEÇA TEATRAL SOBRE O CONTO REESCRITO, COM BASE NOS LIVROS SUGERIDOS, PARA O ENCERRAMENTO DO PROJETO.




2. INICIE AS ATIVIDADES COM A APRESENTAÇÃO DE FOTOS DA POPULAÇÃO AFRICANA PARA QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM AS VESTIMENTAS E OS ACESSÓRIOS USADAS NO COTIDIANO.




3. PROPONHA A CONFECÇÃO DE "PANOS" (É SÓ REPRODUZIR AS PINTURAS DO PASSO A PASSO ANTERIOR) QUE SERÃO ENROLADOS NO CORPO DAS CRIANÇAS PARA REPRESENTAREM O CONTO. NO CARTAZ COLORIDO, VOC~E ENCONTRA UM ALFABETO COM ESTAMPAS AFRICANAS QUE TAMBÉM PODEM SER REPRODUZIDAS NAS VESTIMENTAS. E, NO CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ PODE AMPLIAR AS LETRINHAS PARA QUE AS CRIANÇAS DECOREM-NAS COM NOVAS ESTAMPAS. USE O ABECEDÁRIO PARA ENFEITAR A SALA ENQUANTO DESENVOLVE O PROJETO.




4. ENTREGUE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS MÁSCARAS AFRICANAS E LEIAM-NO COLETIVAMENTE.




5. SUGIRA A CONFECÇÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS, COMO MOSTRA O QUADRO ABAIXO. PEÇA PARA ESCREVEREM AS INSTRUÇÕES DE COMO FAZÊ-LAS PARA ENTREGAR A UMA OUTRA TURMA E, ASSIM, TRABALHAREM COM AS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS INSTRUCIONAIS.




6. EM DUPLAS, SOLICITE QUE OS ALUNOS ESCREVAM UMA LISTA DO QUE PRECISAM PARA A ENCENAÇÃO.




7. ELABOREM EM CONJUNTO COMO SERÃO OS CENÁRIOS DA PEÇA, OS ADEREÇOS E AS VESTIMENTAS.





6º ATO: A ARTE



1. MOSTRE À CLASSE OBRAS DE ARTE SOBRE A ÁFRICA.



2. PROPONHA A RELEITURA DE ALGUMAS DESSAS OBRAS COM DESENHOS E REPRESENTAÇÕES.



3. FOTOGRAFE AS RELEITURAS E EXPONHA NO DIA DA APRESENTAÇÃO. PEÇA PARA OS ALUNOS ESCREVEREM LEGENDAS PARA ELAS.



ÚLTIMO ATO; O TEATRO



1. LEIA NOVAMENTE O CONTO QUE SERÁ ENCENADO E INICIE OS ENSAIOS. PARA QUE ENTREM AINDA MAIS NO CLIMA, APRESENTE MÚSICAS INFANTIS POPULARES, COMO AS DO CD AFRICAN PLAYGROUND.



2. SUGIRA A PRODUÇÃO DE UM CONVITE SOBRE A EXPOSIÇÃO E O TEATRO E ENTREGUE-O ÁS OUTRAS TURMAS.



3. ORGANIZE, COM OS ALUNOS, COMO OS TRABALHOS REALIZADOS FICARÃO EXPOSTOS.



4. DEPOIS DA APRESENTAÇÃO, PROPONHA A ESCRITA, EM DUPLAS, DE TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE O CONHECIMENTO OBTIDO COM O PROJETO. E ENTREGUE-OS PARA AS OUTRAS TURMAS. FECHAM-SE AS CORTINAS!























FONTE: ALFABETIZAÇÃO NOVO EDUCADOR ESPECIAL. N. 01 2009.

5 comentários:

  1. Joelma, Bom dia!
    Não canso de indicar seu blog para colegas que trabalham com os anos iniciais na rede municipal.Eu trabalho com anos finais, no tempo Integral,mas memso assim aproveito muito suas ideias de alfabetização.
    Muito bom seu projeto Àfrica em atos. Eu planejei uma sequencia didática sobre a Àfrica também.Porém a greve de 2 semanas por aqui atrapalhou muito e as máscaras que gostaria de fazer não dará mais tempo...È que nesta semana os alunos estarão sendo avaliados no ensino regular e eu preciso prepará-los.Portanto as atividade sde artes ficarão pra depois... Gosto muito de trabalhar assim com projetos lúdicos. Obrigada por compartilhar seu trabalho maravilhoso. Estou comemorando um ano no linguagem,venha visitar-me.

    ResponderExcluir
  2. oi linda te mandei um email pro gmail tá
    e vc nao abusa naooo
    consegui ser parcera da seller tbm
    logo vou postar bjss mil
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a parada de trabalhar com a gurixadinha a lei 10.639, parabéns prof, continue assim que irás muito longe.
    www.psiquiatradarima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lindo o projeto, criativo e importante, já que os africanos trouxe tantas contribuições ao Brasil.
    Bjim

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados