Curta a nossa página!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BRASIL INDEPENDENTE - Atividades lúdicas para abordar o 7 de setembro e despertar o sentimento de amor à pátria desde cedo!

VIVA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!

ATIVIDADES PARA COMEMORAR O 7 DE SETEMBRO COM CRIATIVIDADE E PATRIOTISMO.
POR JULIANA LAMBERT.




Os pequenos mal sabem o significado da palavra independência, sequer imaginam o que é uma colônia e nem sonham que um dia o Brasil já teve um príncipe. Trabalhar o tema 7 de setembro na Educação Infantil é um desafio que requer boa dose de criatividade.
Que tal começar com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, em novembro de 1807 e a chegada aqui em janeiro de 1808? As crianças podem até não entender a relação entre metrópole e colônia, mas, provavelmente, ficarão ávidas por detalhes de uma aventura que teve até ataque de piolhos. A partir daí, vale preparar um enredo com os melhores momentos que antecedem a Independência do Brasil ( 7 de setembro de 1822 ). Entre eles, vale destacar o Dia do Fico ( 9 de janeiro de 1822 ), que ficou marcado pela famosa frase de D. Pedro I: "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Para a educadora Janaina Spolidorio, da rede pública de São Bernado do Campo (SP), é importante trabalhar o tema desde muito cedo, não só para preparar a criança para o Ensino Fundamental, mas para despertar o espírito patriótico nos pequenos. O melhor caminho para envolver a turma ainda é a boa e velha historinha.
"Não é possível se ater completamente aos fatos ocorridos, e o educador deve adaptar a história de acordo com a faixa etária dos alunos. Só o fato de D. Pedro I ser um príncipe já ajuda bastante na narrativa infantilizada. Na imaginação das crianças, a história irá permanecer, mesmo que de um modo ainda rústico, auxiliando na compreensão e na formação de bases históricas nacionais", explica.
A professora Olianda Luiz Machado Pimenta, do Centro Municipal de Educação Infantil Costa e Silva, de Rialma (GO), ressalta a necessidade de aproveitar a data comemorativa para resgatar valores cívicos e incentivar o respeito aos símbolos do Brasil.
Recorrer ao mundo da fantasia é sempre uma ideia bem-vinda: "O teatro é uma arte apaixonante e pode ser uma boa opção para trabalhar o tema na Educação Infantil. Os alunos e o professor podem se transformar em personagens diferentes e fazer coisas que, normalmente, não fariam na vida real. Ele abre para as crianças um novo universo, ampliando o vacabulário, a capacidade de memorização, a socialização, a coordenação e a criatividade", comenta a professora, que também aposta na contação de histórias, atividades para ilustrar o Hino Nacional e teatrinho.

Acompanhe as sugestões do Centro Municipal de Educação Infantil para trabalhar o 7 de setembro com os pequenos:







molde do soldado









Veja as atividades da educadora Janaina Spolidorio para despertar o espírito patriótico das crianças:








molde:























moldes:



DICA ESPERTA!
As crianças aprenderão com mais facilidade, pois terão partes concretas interagindo com a história.

Confira ainda uma atividade desenvolvida pela arte-educadora Simone Faure Bellini.





















fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil. n.102.
7 de setembro, atividades para 7 de setembro, independência do Brasil., atividade Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados