Curta a nossa página!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ERA UMA VEZ NA ÁFRICA! EXPLORANDO O TERRITÓRIO - 3º AO 5º ANO

BRASIL, FUTEBOL E COPA DO MUNDO
ERA UMA VEZ NA ÁFRICA!
FAÇA UMA VIAGEM DIVERTIDA E EDUCATIVA PELA HISTÓRIA DESTE CONTINENTE SEM SAIR DA SALA DE AULA.
ONDE TUDO COMEÇOU
A EXPRESSÃO "BERÇO DA HUMANIDADE" É, MUITAS VEZES, USADA PELAS PESSOAS PARA SE REFERIREM À ÁFRICA. ISSO PORQUE, SEGUNDO OS CIÊNTISTAS, LÁ TERIA SURGIDO O PRIMEIRO HOMEM DA TERRA! O ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP), MANOEL GONZALEZ, CONTA QUE O REGISTRO MAIS CONHECIDO E MAIS BEM-INTERPRETADO QUE SE TEM ATUALMENTE É O DO Australopithecus anamensis, ENCONTRADO NO QUÊNIA EM 1994. "ELE TERIA VIVIDO HÁ 4,17 MILHÕES DE ANOS. O MACHO DESSA ESPÉCIE POSSUÍA 1,35M E PESAVA 45 QUILOS. PELA ANÁLISE DE SUA ARCADA DENTÁRIA, FOI AINDA POSSÍVEL CONCLUIR QUE SE ALIMENTAVA DE FRUTOS TENROS, ALÉM DE GRÃOS E FRUTAS SECAS".
ESSA DESCOBERTA É APENAS UM DOS MOTIVOS PARA QUE O CONTINENTE AFRICANO SEJA TÃO IMPORTANTE. MAS COMO OS CIENTISTAS CONSEGUEM DESVENDAR ESSAS INFORMAÇÕES? A RESPOSTA É SIMPLES; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE OBJETOS E MATERIAIS DE MILHÕES OU MILHARES DE ANOS, ENCONTRADOS EM ESCAVAÇÕES, UMA VEZ QUE NESSA ÉPOCA AINDA NÃO HAVIA REGISTROS ESCRITOS. ELES TRAZEM CONSIGO IMPORTANTES INDÍCIOS SOBRE A VIDA NA TERRA E FAZEM PARTE DO QUE CHAMAMOS DE CULTURA MATERIAL, OU SEJA, ARTEFATOS CONSTRUÍDOS POR SOCIEDADES ANTINGAS, QUE REFLETEM SEU MODO DE VIDA.
OS FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS ENTENDER NOSSAS ORIGENS. A BIÓLOGA FERNANDA QUAGLIO, MESTRE E DOUTORADA EM PALENTOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), CONTA QUE AS CARACTERÍSTICAS DESSES ORGANISMOS E O MODO COMO VIVIAM NOS MOSTRAM DE QUE FORMA A VIDA EVOLUIU AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS. "CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO SE DEU A EVOLUÇÃO DESDE O SURGIMENTO DOS ORGANISMOS MAIS SIMPLES ATÉ A ORIGEM DO HOMEM DENTRO DO GRUPO DOS PRIMATAS", EXPLICA.


DESVENDANDO O PASSADO

MATERIAIS: OBJETOS ANTIGOS TRAZIDOS DE CASA PELOS ALUNOS.


COLOCANDO EM PRÁTICA
COLOCANDO EM PRÁTICA
PARA QUE OS ALUNOS ENTENDAM MELHOR COMO TRABALHAM OS PESQUISADORES, PROPONHA UMA ATIVIDADE DE ANÁLISE. DIVIDA A CLASSE EM CINCO GRUPOS E PEÇA QUE UM ALUNO DE CADA EQUIPE SELECIONE EM SUA CASA UM OBJETO ANTIGO. ELE DEVERÁ DESCOBRIR INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE ESSE OBJETO, QUE SERÁ LEVADO PARA A ESCOLA E AVALIADO POR OUTROS CINCO COLEGAS. CADA GRUPO, PORTANTO, TERÁ UM OBJETO DIFERENTE PARA OBSERVAR E DEVERÁ TENTAR DESCOBRIR SUA FUNCIONALIDADE, MATÉRIA-PRIMA, CARACTERÍSTICAS E TAMBÉM A ÉPOCA A QUE PERTENCE. DEPOIS, OS ESTUDANTES DEVEM SOCIALIZAR SUAS HIPÓTESES.
PARA FINALIZAR REAL DA SUA PEÇA, CONFRONTANDO ASSIM AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS COM AS REAIS. A CLASSE PODERÁ ENTENDER COMO SÃO OS PRIMEIROS PASSOS DOS PESQUISADORES AO REALIZAREM UMA NOVA DESCOBERTA. É IMPORTANTE PERCEBEREM QUE NEM SEMPRE AS EVIDÊNCIAS COMPROVAM A REALIDADE; POR ISSO, É NECESSÁRIA UMA PESQUISA MAIS AVANÇADA.
VOCÊ SABIA?
O PÉTRÓLEO NADA MAIS É DO QUE O RESTO DE ALGAS E OUTRAS PEQUENAS CRIATURAS MARINHAS QUE, SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS, SOFRERAM REAÇÕES QUÍMICAS AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS. POR ISSO ELE É CHAMADO DE "COMBUSTÍVEL FÓSSIL".
FONTE: FERNANDA QUAGLIO, BIÓLOGA, MESTRE E DOUTORANDA EM PALEONTOLOGIA PELA USP.
FORMAÇÃO DA CROSTA
MATERIAIS: PEDAÇOS DE ROCHAS PARA OBSERVAÇÃO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
A FORMAÇÃO DAS ROCHAS É UM ASSUNTO DAS GEOCIÊNCIAS QUE TAMBÉM PODE AJUDAR OS ALUNOS A COMPREENDER COMO A CROSTA TERRESTRE SE CONSTITUIU. AO APRENDER COMO OS FÓSSEIS SURGEM NA NATUREZA, OS ESTUDANTES PUDERAM PERCEBER QUE ESSE LONGO PROCESSO DEPENDE DO TEMPO E DA SOBREPOSIÇÃO DE MATERIAIS. O MESMO PROCEDIMENTO É CRUCIAL PARA A FORMAÇÃO DE CERTAS ROCHAS. LEVE PARA A SALA DE AULA PEDAÇOS DE DIFERENTES TIPOS DE ROCHA PARA QUE OS ALUNOS OBSERVEM E COMPREENDAM SUAS DIFERENÇAS.
TIPOS DE ROCHAS
ROCHAS ÍGNEAS OU ERUPTIVAS - SÃO FORMADAS A PARTIR DO MAGMA. GRANDE PARTE DO GLOBO ERA COMPOSTA POR ESSAS ROCHAS, QUE SE ALTERARAM E DERAM ORIGEM ÀS ROCHAS SEDIMENTARES. SÃO EXEMPLOS OS GRANITOS, BASALTOS, DIORITOS,DENTRE OUTROS. POR SEREM MUITO DURAS, SERVEM PAA FAZER BLOCOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL,PLACAS DE REVESTIMENTO E ATÉ MESMO TÚMULOS E LÁPIDES. O PÃO DE AÇÚCAR, NO RIO DE JANEIRO, É UM EXEMPLO DESSA ROCHA (FOTO), JÁ EM ITU, INTERIOR DE SÃO PAULO, PODE-SE ENCONTRAR O GRANITO VERMELHO.
ROCHAS SEDIMENTARES - SÃO FORMADAS A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES EM ROCHAS PREEXISTENTES, COMO ÍGNEAS, METAMÓRFICASE ATÉ SEDIMENTARES MAIS ANTIGAS. AS MAIS COMUNS SÃO OS ARENITOS, CONSTITUÍDOS DE GRÃOS DE AREIA COMPACTADOS E ASSIM PETRIFICADOS. SÃO UTILIZADAS PARA FAZER A CALÇADA PORTUGUESA, POR EXEMPLO. EM SÃO PAULO, SÃO TÍPICAS DA REGIÃO DE SÃO CARLOS E BOTUCATU.
ROCHAS METAMÓRFICAS - SÃO AQUELAS QUE SOFRERAM TRANSFORMAÇÃO POR PRESSÃO E/OU TEMPERATURA, VINDO TANTO DAS ROCHAS ÍGNES, COMO DAS SEDIMENTARES E ATÉ MESMO DE OUTRAS METAMÓRFICAS. AS MAIS COMUNS SÃO OS GNAISSES, COMPOSTOS GERALMENTE DE QUARTZO, FELDSPATO, MICA E OUTROS MINERAIS, E ESTÃO PRESENTES NA SERRA DA CANTAREIRA, EM SÃO PAULO. OUTRO REPRESENTANTE MUITO COMUM É O MÁRMORE, RESULTADO DO METAMORFISMO EM ROCHAS CALCÁRIAS. JÁ OS QUARTZITOS - COMO OCORREM EM DIAMANTINA, EM MINAS GERAIS, E EM SÃO PAULO NO PICO DO JARAGUÁ - SÃO RESULTADO DO METAMORFISMO EM ROCHAS ARENÍTICAS.
FONTE: EVERALDO GONÇALVES,GEÓLOGO E EX-PROFESSOR DA USP.
COMO TUDO COMEÇOU
MATERIAIS: MAPA DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS ANEXO), TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

COLOCANDO EM PRÁTICA
CONTE AOS ALUNOS QUE NÃO FOI SÓ NA ÁFRICA QUE OS PESQUISADORES ENCONTRARAM INDÍCIOS DE VIDA HUMANA. NO BRASIL, TAMBÉM FORAM FEITAS DESCOBERTAS IMPORTANTES PARA A ARQUEOLOGIA! USE O QUADRO "QUEM PROCURA, ACHA!" COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA ABRIR O SEGUINTE QUESTIONAMENTO COM OS ALUNOS: COMO OS ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ONDE PROCURAR? APROVEITE A IMAGEM DO MOLDE E LOCALIZE COM A TURMA OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS MAIS PRÓXIMOS DA SUA REGIÃO. ISSO PODE INCENTIVÁ-LOS A PENSAR NOS CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS NOSSOS ANCESTRAIS.
QUEM PROCURA, ACHA!
OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS BRASILEIRO FORAM ENCONTRADOS EM LAGOA SANTA, AO NORTE DE BELO HORIZONTE,EM MINAS GERAIS. NA ÉPOCA, ESSES TRABALHOS DE ESCAVAÇÃO FORNECERAM A MAIOR COLEÇÃO DE ESQUELETOS PARA ESTUDOS SOBRE AS PRIMEIRAS POPULAÇÕES BRASILEIRAS. O ESQUELETO MAIS ANTIGO ENTRE ELES, DATADO DE 11.500 ANOS ATRÁS,FOI BATIZADO DE LUZIA. FOI ACHADO NA LAPA VERMELHA POR ANNETTE LAMING. EMPRERAIRE EM 1975 E DEPOIS ESTUDADO PELO ARQUEÓLOGO WALTERNEVES. OS "HOMENS DE LAGOA SANTA" POSSUÍAM ESTATURA MÉDIA ENTRE 1,50 E 1,60M E PESAVAM CERCA DE 60 QUILOS. ALIMENTAVA-SE DE FRUTOS, FOLHAGENS, TUBÉRCULOS E COQUINHOS DE PALMEIRA. TAMBÉM COMIA CARNE, PROVENIENTE DA CAÇA DE PEQUENOS ANIMAIS.
O ARQUEÓLOGO MANOEL GONZALEZ EXPLICA QUE EXISTEM ESTUDOS SOBRE OS POSSÍVEIS LOCAIS POR ONDE PASSARAM E SE INSTALARAM ANTIGAS CIVILIZAÇÕES. ELES SE BASEIAM, POR EXEMPLO, NA OBSERVAÇÃO SUPERFICIAL DO TERRENO OU NA REALIZAÇÃO DE PROSPECÇÕES, QUE SÃO PEQUENAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO SOLO PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA DE VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS. ESSES LOCAIS SÃO CHAMADOS DE SÍTIOS OU ÁREAS ARQUEOLÓGICAS.
MOLDE-CLIQUE NA IMAGEM.


POSSÍVEIS PERCURSOS
MATERIAIS: MAPASDA TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
COLOCANDO EM PRÁTICA
COMO ESSES HABITANTES QUE SURGIRAM NA ÁFRICA CHEGARAM AO BRASIL? EXISTEM DIFERENTES TEORIAS SOBRE SUA MIGRAÇÃO. ESSA DISCUSSÃO PODE SER INICIADA AO PROPOR AOS ALUNOS QUE PENSEM UM POUCO SOBRE O ASSUNTO. PARA DESAFIÁ-LOS, APRESENTE OS MAPAS QUE MOSTRAM A TERORIA DA DERIVA CONTINENTAL, DESENVOLVIDA PELO METEOROLOGISTA ALEMÃO ALFRED WEGENER NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO PASSADO, A QUAL AFIRMA QUE HÁ 200 MILHÕES DE ANOS, HAVIA NO MUNDO APENAS UM CONTINENTE, BATIZADO DE PANGEIA.
DEPOIS DE EXPLORAREM TODOS OS MAPAS, ORIENTE-OS A PENSAR SOBRE AS MIGRAÇÕES DO HOMEM PELO PLANETA, QUE OCORRERAM POSSIVELMENTE NO FINAL DO PERÍODO PLEISTOCENO, HÁ CERCA DE 20 MIL ANOS. A TERRA JÁ POSSUÍA OS CONTINENTES QUE CONHECEMOS HOJE, MAS NESSA ÉPOCA, O PLANETA PASSAVA POR UMA ERA GLACIAL. GRANDES MASSAS DE ÁGUA ESTAVAM CONGELADAS NOS POLOS, MUDANDO UM POUCO AS CONFIGURAÇÕES DO HEMISFÉRIO NORTE E SUL E COLABORANDO PARA O DESLOCAMENTO DO HOMEM PELO GLOBO.
RELEMBRE OS ALUNOS DE QUE OS PRIMEIROS HOMENS SURGIRAM NA ÁFRICA. PEÇA QUE ELES TRACEM HIPÓTESES SOBRE OS CAMINHOS QUE NOSSOS ANTEPASSADOS PODEM TER USADO PARA CHEGAR ATÉ O BRASIL. CADA HIPÓTESE DEVE SER JUSTIFICADA. DIGA A ELES QUE UTILIZEM A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO E A CRIATIVIDADE SÃO IMPORTANTES PARA TODO CIENTISTA!
FONTES: DICIONÁRIO DE GEOCIÊNCIAS (JARDEL BORGES FERREIRA, EDITORA FUNDAÇÃO GORCEIX) E MANOEL GONZALES, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISA ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
MOLDES.
OS ANTIGOS HABITANTES DO BRASIL!
COLOCANDO EM PRÁTICA
INICIE A DISCUSSÃO COM UMA PERGUNTA À CLASSE: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL? POSSIVELMENTE, ELES RESPONDERÃO QUE FORAM OS ÍNDIOS. SERÁ QUE A TURMA ESTÁ CERTA? PERGUNTE AOS ALUNOS SE AINDA SE LEMBRAM DA LUZIA. EM SEGUIDA, MOSTRE A IMAGEM DA RECONSTITUIÇÃO DO ROSTO DELA A PARTIR DE SEU CRÂNIO. PEÇA-LHES QUE A OBSERVEM POR ALGUNS INSTANTES E CONTE QUE QUANDO OS PESQUISADORES VIRAM O RESULTADO DA RECONSTRUÇÃO, PERCEBERAM PESQUISADORES VIRAM O RESULTADO DA RECONSTRUÇÃO, PERCEBERAM QUE ELA NÃO SE PARECIA COM OS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. LUZIA É BEM MAIS PARECIDA COM OS NEGROS DA ÁFRICA.
ESSA CONTATAÇÃO COLOCOU EM XEQUE A IDÉIA DE QUE OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL FORAM OS ÍNDIOS E REFORÇOU A HIPÓTESE DE QUE MAIS DE UMA CORRENTE MIGRATÓRIA CHEGAVA POR AQUI. PEÇA AOS ALUNOS QUE DEEM SUAS OPINIÕES.
ROTAS MIGRATÓRIAS
ATUALMENTE, EXISTEM DUAS TEORIAS BASTANTE ACEITAS SOBRE AS ROTAS MIGRATÓRIAS QUE TROUXERAM O HOMEM AO BRASIL. UMA DELAS CONSIDERA QUE O PRIMEIRO GRUPO DE HOMINÍDEOS A CHEGAR AQUI ATRAVESSOU O ESTREITO DE BERING - QUE LIGA O EXTREMO LESTE DO CONTINENTE ASIÁTICO AO EXTREMO OESTE DO CONTINENTE AMERICANO - UTILIZANDO PEQUENAS EMBARCAÇÕES. EM SEGUIDA, ELES TERIAM POVOADO TODA A COSTA OESTE DA AMÉRICA ATÉ CHEGAR AO BRASIL. NESSE CASO, ESTES SERIAM OS ANCESTRAIS DE LUZIA! OUTRA TEORIA BASTANTE ACEITA HOJE É A MIGRAÇÃO REALIZADA PELA BERÍNGIA, UMA FAIXA DE TERRA QUE EXISTIU ENTRE A SIBÉRIA E O ALASCA DURANTE OS PERÍODOS DE GLACIAÇÃO. POR ALI TERIA CHEGADO UM SEGUNDO GRUPO MIGRATÓRIO, DIFERENTE DOS ANCESTRAIS DOS "HOMENS DE LAGOA SANTA". POSSIVELMENTE, ENTRARAM PELO NORTE DO CONTINENTE AMERICANO ATÉ CHEGAREM POR TERRA À PATAGÔNIA, PASSANDO PELAS AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E TAMBÉM PELO BRASIL.
FONTE: MANOEL GONZALES, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
ARQUEO O QUÊ?
MATERIAIS: FICHAS COM INFORMAÇÕES SOBRE ARQUEOLOGIA PREPARADAS PELO PROFESSOR.

COLOCANDO EM PRÁTICA
DEPOIS DE REALIZAR AS ATIVIDADES ANTERIORES, É INTERESSANTE MOSTRAR AOS ALUNOS QUE EXISTE UM CAMPO DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL POR ESTUDAR OS ASSUNTOS QUE ACABARAM DE VER. APROVEITE PARA PROPOR UMA REFLEXÃO. PERGUNTE A ELES SE SABEM O QUE É UM ARQUEÓLOGO E O QUE ELE FAZ. CONVERSE COM A TURMA E DESCUBRA O QUE JÁ CONHECEM SOBRE O TEMA. PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO DO GRUPO, APRESENTE AS INFORMAÇÕES DA PÁGINA 9 EM FORMA DE FICHAS PARA SEREM DISTRIBUÍDAS OU COLOQUE-AS NO QUADRO.
VOCÊ SABIA?
A SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA QUE PARTICIPOU DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E É A MAIOR VENCEDORA DE TODOS OS TEMPOS, COM CINCO TAÇAS.
O QUE É ARQUEOLOGIA?
É O ESTUDO DE POPULAÇÕES PASSADAS ATRAVÉS DE SUA CULTURA MATERIAL, OU SEJA, DE ARTEFATOS CONSTRUÍDOS POR SOCIEDADES ANTIGAS, QUE REFLETEM SEU MODO DE VIDA.

COMO É O TRABALHO DO ARQUEÓLOGO?

UMA DAS TAREFAS MAIS COMUNS DESSE PESQUISADOR É DESCOBRIR SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E REALIZAR AS SUAS ESCAVAÇÕES. APÓS O TRABALHO DE CAMPO, O ARQUEÓLOGO PASSA A EXAMINAR EM LABORATÓRIO OS "OBJETOS", VESTÍGIOS DE OSSOS - HUMANOS E DE ANIMAIS - E PLANTAS ENCONTRADOS NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO E TENTA DECIFRAR O MODO DE VIDA DE POVOS ANTIGOS.

COMO SE TORNAR UM ARQUEÓLOGO?

EXISTEM DUAS FORMAS DE SE TORNAR UM ARQUEÓLOGO. A PRIMEIRA É FAZER A GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA - RECENTEMENTE, FORAM CRIADOS CURSOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE E NORDESTE DO BRASIL. A SEGUNDA É CURSAR UMA FACULDADE E FAZER PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA. ESTA É UMA DAS CIÊNCIAS MAIS INTERDISCIPLINARES CONHECIDAS E PRATICAMENTE QUALQUER CURSO DE GRADUAÇÃO HABILITA O INTERESSADO PARA O CURSO.

FONTE: MANOEL GONZALEZ, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).

PAPO-CABEÇA!

MATERIAIS: ILUSTRAÇÕES DE CRÂNIOS DE DIFERENTES HOMINÍDEOS E SUAS DEFINIÇÕES (ANEXO); TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

COLOCANDO EM PRÁTICA

AO CONHECER O TRABALHO DOS ARQUEÓLOGOS, PALEONTÓLOGOS E HISTORIADORES, A TURMA PÔDE PERCEBER O QUÃO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO HOMEM É O TRABALHO QUE REALIZAM. NESTA ATIVIDADE, OS ESTUDANTES TERÃO A OPORTUNIDADE DE EXERCITAR A IMAGINAÇÃO, LEVANTANDO HIPÓTESES E ESTABELECENDO RELAÇÕES. APRESENTE ILUSTRAÇÕES DE CRÂNIOS PARA QUE OS ALUNOS AS ANALISEM. ANTES DE DIZER A QUAL GÊNERO PERTENCIA CADA IMAGEM, SOLICITE QUE TENTEM ORDENÁ-LAS CRONOLOGICAMENTE, OU SEJA, DO CRÂNIO QUE CONSIDERAM MAIS ANTIGO AO MAIS ATUAL, E JUSTIFIQUEM SUAS ESCOLHAS. APÓS A APRESENTAÇÃO DAS CONCLUSÕES, CONTE QUAL É A ORDEM CORRETA. O GRUPO PODERÁ TER UMA IDEIA CLARA DA ÁRVORE GENEALÓGICA DO HOMEM MODERNO E PERCEBER COMO SE DEU A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA AO LONGO DE MILHÕES DE ANOS.

MOLDES.

FONTE: COPA DO MUNDO - PROJETOS ESCOLARES ESPECIAL. N. 22.
COPA DO MUNDO 3º AO 5º ANO.

2 comentários:

  1. Muito legal a matéria. Quem gosta de paleontologia e arqueologia deve visitar o site www.biosreplicas.com

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados