Curta a nossa página!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Viva a Independência do Brasil! Atividades para comemorar o 7 de setembro com criatividade e patriotismo


HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA:

        Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.
        Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
        O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
        O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viverem felizes para sempre.


Abaixo uma matéria super legal para trabalhar a Independência do Brasil!
Créditos: 

Viva a Independência do Brasil!

Atividades para comemorar o 7 de setembro com criatividade e patriotismo


Por Juliana Lambert



Objetivos:

Introduzir o tema Independência do Brasil no repertório dos alunos 

Formar na criança o conceito de pátria 

Despertar o sentimento de patriotismo 

Formar a atitude de respeito aos símbolos do Brasil 

Estimular o reconhecimento da bandeira como símbolo da pátria


Faixa etária: 4 a 6 anos

Por Juliana Lambert



Os pequenos mal sabem o significado da palavra independência, sequer imaginam o que é uma colônia e nem sonham que um dia o Brasil já teve um príncipe. Trabalhar o tema 7 de setembro na Educação Infantil é um desafio que requer boa dose de criatividade.

Que tal começar com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, em novembro de 1807 e a chegada aqui em janeiro de 1808? As crianças podem até não entender a relação entre metrópole e colônia, mas, provavelmente, ficarão ávidas por detalhes de uma aventura que teve até ataque de piolhos. A partir daí, vale preparar um enredo com os melhores momentos que antecedem a Independência do Brasil (7 de setembro de 1822). Entre eles, vale destacar o Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), que ficou marcado pela famosa frase de D. Pedro I: "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Para a educadora Janaina Spolidorio, da rede pública de São Bernardo do Campo (SP), é importante trabalhar o tema desde muito cedo, não só para preparar a criança para o Ensino Fundamental, mas para despertar o espírito patriótico nos pequenos. O melhor caminho para envolver a turma ainda é a boa e velha historinha. "Não é possível se ater completamente aos fatos ocorridos, e o educador deve adaptar a história de acordo com a faixa etária dos alunos. Só o fato de D. Pedro I ser um príncipe já ajuda bastante na narrativa infantilizada. Na imaginação das crianças, a história irá permanecer, mesmo que de um modo ainda rústico, auxiliando na compreensão e na formação de bases históricas nacionais", explica.
A professora Olianda Luiz Machado Pimenta, do Centro Municipal de Educação Infantil Costa e Silva, de Rialma (GO), ressalta a necessidade de aproveitar a data comemorativa para resgatar valores cívicos e incentivar o respeito aos símbolos do Brasil. Recorrer ao mundo da fantasia é sempre uma ideia bem-vinda: "O teatro é uma arte apaixonante e pode ser uma boa opção para trabalhar o tema na Educação Infantil. Os alunos e o professor podem se transformar em personagens diferentes e fazer coisas que, normalmente, não fariam na vida real. Ele abre para as crianças um novo universo, ampliando o vocabulário, a capacidade de memorização, a socialização, a coordenação e a criatividade", comenta a professora, que também aposta na contação de histórias, atividades para ilustrar o Hino Nacional e teatrinho.
Acompanhe as sugestões do Centro Municipal de Educação Infantil para trabalhar o 7 de setembro com os pequenos:

Vamos ilustrar o Hino Nacional?
1. Providencie um aparelho de som e uma gravação ou CD com o Hino Nacional.
2. Entregue uma folha de papel para cada aluno e canetinhas nas cores azul, amarela e verde.
3. Coloque a música para tocar e peça que as crianças prestem bastante atenção.
4. Repita a canção e solicite que desenhem enquanto escutam o Hino.
5. Ao final da atividade, organize a turma em círculo e promova uma conversa. Pergunte se gostaram do Hino, se alguém já tinha escutado aquela canção, se já cantaram algum trecho e em quais ocasiões o Hino Nacional é executado (jogo de futebol, solenidades etc.).
6. Explique o significado de algumas palavras e sugira que expliquem o desenho que fizeram.



Veja as atividades da educadora Janaina Spolidorio para despertar o espírito patriótico das crianças:





Confira ainda uma atividade desenvolvida pela arte-educadora Simone Faure Bellini.



Datas comemorativas, Independência do Brasil., Atividades., 1º.


Espada de papel
Materiais:
fotocópia dos moldes
cola e fita adesiva
lápis de cor
palito de churrasco
1. Recorte os moldes da lâmina e do cabo da espada.
2. Pinte as partes que compõem a espada.
3. Cole a lâmina e o cabo.
4. Coloque um palito de churrasco no verso e cole com fita adesiva para dar sustentação para a espada.


Cavalinho de cabo de vassoura
Materiais:
fotocópia dos moldes
cola e fita adesiva
lápis de cor
lã amarela
cabo de vassoura

1. Recorte os moldes da cabeça do cavalinho. Pinte-os com lápis de cor.
2. Recorte pedaços pequenos de lã amarela e cole com fita adesiva para fazer a crina.
3. Cole as laterais dos dois lados da cabeça do cavalinho.

4. Encaixe a cabeça no cabo de vassoura e cole.






todos os créditos estão nas imagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados