Curta a nossa página!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sequência didática com o livro "Só um minutinho"

Boa tarde hoje trago uma sequência de atividades para explorar a história do livro "Só um minutinho", da autora Yuyi Morales, essas primeiras atividades são do blog http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/2012/06/atividade-de-alfabetizacao.html. E as outras que estou disponibilizando para download é da Sandra Ivanisa (email). Espero que gostem. Eu gostei... 



Livro - Só um minutinho
Um conto de esperteza

resumo: 
Este livro é de uma autora mexicana.
 O subtítulo é "Um conto de esperteza num livro de contar", pois a protagonista usa a contagem de números de maneira esperta e desse modo ela vence o vilão. O enredo é muito divertido apresentando uma figura típica da cultura popular mexicana: o esqueleto. 
Nesta história ele provoca mais riso do que medo. Vovó Garocha acorda de manhã e ouve uma batida na porta. Para seu espanto é a terrível figura do Senhor Esqueleto querendo levá-la para um passeio. Mas vovó é esperta; ela diz: "Só um minutinho, Senhor Esqueleto. Eu já vou com você, mas antes tenho que varrer UMA coisa.. Quando ela termina a tarefa cria uma outra artimanha para enganar o "convidado": "Só um minutinho Senhor Esqueleto. Eu já vou com você,mas antes tenho que ferver DOIS bules de chá". O enredo prossegue dessa maneira: vovó faz tortilhas com TRÊS quilos de farinha de milho; corta QUATRO frutas para uma salada e assim sucessivamente. No final, quando ela já fez muitas guloseimas, seus NOVE netos entram na sala, sentam-se em torno da mesa e comem todos os pratos que vovó cozinhou. Então, o Senhor Esqueleto fica sendo o décimo convidado. Há um elemento interessante nesta obra: ela mostra um "clima" mexicano nas imagens: as pimentas penduradas nas cozinha; as tortilhas, as bandeirolas de papel recortado, os tapetes e os imensos jarros chamados pinhatas, que decoram a maioria das casas do país. Desse modo, nas entrelinhas, o leitor terá uma visão do que é a casa mexicana. Por outro lado, as crianças também vão perceber que há muitas semelhança entre as avós de todo mundo: o carinho e o aconchego que elas oferecem aos netos. As ilustrações são muito coloridas e alegres. O livro ganhou o prêmio de melhor ilustração de livro infantil do ano de 2004 quando a obra foi publicada no México, concedido pela Association for Libray Service to Children. Esta é uma história ótima para ler às crianças que ainda não se alfabetizaram, para aquelas que se iniciam na leitura e também para os leitores recém-alfabetizados. (A. C.)

Após ter contato com o livro "Só um minutinho",da autora Yuyi Morales, descobri que se tratava de uma excelente obra para ser desenvolvida em sala de aula com meus alunos. Muitos conceitos podem ser trabalhados neste belo e precioso livro. Postarei abaixo as atividades que fiz. 






Mais sequência com a história abaixo



Um comentário:

  1. Nossa, adorei e ainda temos a oportunidade de conhecer outras culturas...obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados