Curta a nossa página!

ELEIÇÕES NA ESCOLA!!!

ELEIÇÕES NA ESCOLA!

LEVE O CLIMA DAS ELEIÇÕES E O CONCEITO DE DEMOCRACIA PARA A SALA DE AULA PROPONDO A SEUS ALUNOS QUE ELEJAM OS SEUS REPRESENTANTES DE CLASSE.





FOI SÓ A COPA DO MUNDO TERMINAR QUE AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO COMEÇARAM A INVADIR OS NOTICIÁRIOS BRASILEIROS. SEUS ALUNOS PERCEBEM ISSO EM CASA E NA ESCOLA E, MESMO QUE AINDA NÃO SEJAM ELEITORES, ACABAM SE INTERESSANDO, COMENTANDO E ATÉ SE INFORMANDO A RESPEITO DOS CANDIDATOS, DAS PROPOSTAS ETC. SEGUNDO EDUCADORES, O MOMENTO FAVORECE BASTANTE O TRABALHO COM QUESTÕES LIGADAS À CIDADANIA, À DEMOCRACIA E À RESPONSABILIDADE SOCIAL. E É O QUE MUITAS ESCOLAS VÊM FAZENDO, COMO MOSTRA O TRABALHO REALIZADO NO COLÉGIO PIAGET, EM SÃO PAULO, ONDE FOI MONTADO O PROJETO "É TEMPO DE ELEIÇÃO NA ESCOLA".
NESSE ESTUDO, OS ALUNOS PREPARAM MURAIS COM NOTÍCIAS SOBRE OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E INCLUEM FOTOS E COMENTÁRIOS PESSOAIS, A PARTIR DE UMA INTENSA PESQUISA SOBRE A POLÍTICA ATUAL. DEPOIS DISSO, VOLTAM-SE PARA O UNIVERSO DELES E REALIZAM UMA ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DE CLASSE POR MEIO DE VOTO DIRETO.
NO COLÉGIO I.L.PERETZ, NA CAPITAL PAULISTA, A ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE CLASSE TAMBÉM É UMA PRÁTICA CURRICULAR BASTANTE CONTEMPLADA - ACONTECE SEMESTRALMENTE, HÁ MAIS DE 10 ANOS. DE ACORDO COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA ISABEL COSSALTER, O PRINCIPAL OBJETIVO É FAZER COM QUE A CRIANÇA COMPREENDA O QUE É CIDADANIA E EXERCITE ESSE PAPEL EM SUA PRÓPRIA SALA DE AULA E NA ESCOLA. "REPRESENTANDO OS SEUS COLEGAS E SENDO REPRESENTADAS POR ELES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE A FUNÇÃO DOS POLÍTICOS É UMA FUNÇÃO SOCIAL DELEGADA A ELES, QUE DEVEM EXERCÊ-LA EM FAVOR DAQUELES QUE O ELEGERAM QUE ELE REPRESENTA", EXPLICA. CONHEÇA MELHOR ESSES OUTROS DOIS INTERESSANTES TRABALHOS SOBRE ELEIÇÕES.



A ELEIÇÃO NO I.L.PERETZ

A COORDENADORA PEDAGÓGICA ISABEL COSSALTER CONTA OMO ACONTECE A ELIÇÃO DE REPRESENTANTO DE CLASSE NO COLÉGIO. SEGUNDO ELA, UMA DAS QUESTÕES DISCUTIDAS É SOBRE A "IGUALDADE DE OPORTUNIDADES", APROVEITANDO PARA MOSTRAR QUE EM NOSSO SISTEMA ELEITORAL OS PARTIDOS COM MAIOR REPRESENTAÇÃO POLÍTICA TÊM MAIS TEMPO DE PROPAGANDA ELEITORAL EM RÁDIO E TV, POR EXEMPLO. NA ESCOLA, PORÉM, OS ALUNOS DISPÕEM DO MESMO ESPAÇO PARA SUAS CAMPANHAS. ELES RECEBEM APENAS UMA FOLHA DE SULFITE PARA FAZER UM PEQUENO CARTAZ COM O SEU NOME E SUAS PROPOSTAS. "É UMA FORMA TAMBÉM DE MOSTRAR QUE AS AMPANHAS NÃO DEVEM SUJAR AS RUAS E PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE", COMENTA ISABEL.

1- EXPLIQUE AOS ALUNOS SOBRE AS FUNÇÕES DE UM REPRESENTANTE DE CLASSE E A OPORTUNIDADE DE REPRESENTAR A SUA TURMA NA BUSCA DE MELHORIAS PARA O DIA A DIA NA ESCOLA.

2-TIRE AS DÚVIDAS DOS ALUNOS SOBRE O PROCESSO ELEITORAL E EXPLIQUE QUE TODOS IRÃO DISPOR DE MESMO ESPAÇO E TEMPO PARA DIVULGAÇÃO DE SUAS IDEIAS, POR MEIO DE CARTAZ E DE UM PRONUNCIAMENTO PARA A CLASSE.

3- EXPLIQUE TAMBÉM QUE NÃO É PERMITIDO TRAZER BALAS, DOCES OU QUALQUER TIPO DE BRINDE PARA CONQUISTAR A SIMPATIA DOS COLEGAS. A CAMPANHA DEVE SE FORTALECER SOMENTE COM BASE NAS PROPOSTA DOS CANDIDATOS!

4- MARQUE UM DIA PARA A ELIÇÃO E EXPLIQUE QUE A VOTAÇÃO ACONTECERÁ POR VOTO SECRETO, PARA NÃO HAVER CONSTRANGIMENTOS ENTRE OS COLEGAS.

5- PEÇA QUE OS CANDIDATOS TRAGAM UMA FOTO 3X4E, COM ELA, FAÇA UMA CÉDULA NO COMPUTADOR. FAÇA TAMBÉM UM TÍTULO ELEITORAL PARA CADA ALUNO COM NOME COMPLETO, NÚMERO DE CHAMADA NA CLASSE, TURMA E PERÍODO. VEJA MODELO PRONTO NOS MOLDES.

6- CONFECCIONE UMA URNA COM CAIXA DE PAPELÃO E UMA CABINE ELITORAL.

7- NO DIA MARCADO, PEÇA AJUDA A DOIS VOLUNTÁRIOS PARA FAZER O PAPEL DOS MESÁRIOS. UM VAI ORGANIZAR A FILA DE VOTAÇÃO E O OUTRO VAI MARCAR OS NOMES DE TODOS OS ALUNOS QUE COMPARECERAM.

8- DEPOIS QUE TODOS TIVEREM VOTADO, FAÇA A APURAÇÃO NA PRESENÇ DOS CANDIDATOS E DIVULGUE O NOME DO VENCEDOR NA SALA.

9- ORGANIZE UMA PEQUENA CERIMÔNIA DE POSSE ONDE MAIS UMA VEZ O REPRESENTANTE DE CLASSE SERÁ LEMBRADO DE SUAS FUNÇÕES. NESSE DIA, O ALUNO ELEITO RECEBE UMA FAIXA, COMO A DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA. VEJA ABAIXO COMO FAZÊ-LA.





É TEMPO DE ELEIÇÃO NO COLÉGIO PIAGET

ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO COLÉGIO PIAGET COMEÇARAM 2010 COM O PROJETO "É TEMPO DE ELEIÇÃO NA ESCOLA", QUE VISOU INTRODUZIR E REFORÇAR CONCEITOS DE CIDADANIA, VOTO DIRETO, DITADURA, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, ENTRE OUTROS. DE ACORDO COM A PROFESSORA PRISCILA LABOURDETTE, QUE LECIONA PORTUGUÊS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA, DURANTE OITO SEXTAS-FEIRAS AS TURMAS DISCUTIAM ESSES TEMAS COM OS PROFESSORES E, AO FINAL, PARA ENCERRAR O PROJETO, ELEGERAM SEUS REPRESENTANTES DE CLASSE, QUE AO LONGO DO ANO TERÃO A FUNÇÃO DE TRABALHAR PELO BEM COMUM DOS ALUNOS, REUNINDO-SE COM OS SEUS ELEITORES E LEVANDO AS REINVINDICAÇÕES DA TURMA PARA A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

CRIANÇA DO 4º ANO
1. PEÇA AOS ALUNOS QUE FAÇAM UMA PESQUISA SOBRE OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, A POLÍTICA ATUAL E TUDO O QUE LHES CHAMAR ATENÇÃO SOBRE O ASSUNTO NOS JORNAIS E REVISTAS ATUAIS.

2. MONTE UM MURAL COM ESSAS NOTÍCIAS, COM FOTOS E COMENTÁRIOS DOS ALUNOS, CRITICANDO OU ELOGIANDO OS ACONTECIMENTOS PESQUISADOS.

3. DISCUTA COM ELES ALGUNS DOS ESCÂNDALOS POLÍTICOS E AS POSSÍVEIS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL PARA EVITAR QUE ESSAS HISTÓRIAS SE REPITAM.

4. EXPONHA A QUESTÃO DA IMPORTÂNCIA DO VOTO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL E MANIFESTAÇÃO DA VONTADE DO POVO.

5. DISCUTA O QUE PODERIA SER FEITO PELOS ALUNOS E PELA COORDENAÇÃO PARA QUE A ESCOLA SE TORNASSE UM LUGAR AINDA MELHOR DE SE FREQUENTAR.

6. SUGIRA QUE OS ALUNOS FAÇAM PROPOSTAS PARA QUE ISSO SEJA VIABILIZADO E QUE OS INTERESSADOS SE CANDIDATEM A REPRESENTANTE DE CLASSE.

7. REALIZE ELEIÇÕES PARA ELEGER O REPRESENTANTE POR MEIO DE VOTO DIRETO E SECRETO, COM APURAÇÃO PÚBLICA.




CRIANÇAS DO 5º ANO

1. PEÇA AOS ALUNOS DO 5º ANO QUE PESQUISEM SOBRE OS SISTEMAS POLÍTICOS DE MONARQUIA E DE REPÚBLICA E TAMBÉM AS DIFERENÇAS ENTRE DITADURA E DEMOCRACIA.

2. ELES DEVEM TRAZER NOMES DE POLÍTICOS QUE JÁ GOVERNARAM NESSES TERMOS, COM DETALHES SOBRE SEUS MANDATOS (O QUE FIZERAM DE INTERESSANTE OU DE RUIM PARA O PAÍS).

3. DISCUTA COM ELES O QUE ESSES GOVERNANTES PODERIAM TER FEITO PARA QUE O BRASIL FOSSE UM PAÍS MELHOR HOJE.

4. MONTE UMA LINHA DE TEMPO COM OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO BRASIL REAL E OUTRA LINHA PARALELA COM REALIZAÇÕES QUE PODERIAM TER ACONTECIDO NUM BRASIL IDEAL.

5. DISCUTA COM OS ALUNOS POSSÍVEIS MELHORIAS PARA SEREM IMPLANTADAS NA ESCOLA, TORNANDO-A UM LUGAR MELHOR PARA TODOS.

6. SURGIRA QUE OS ALUNOS FAÇAM PROPOSTAS PARA QUE ELAS SEJAM VIABILIZADAS E QUE OS INTERESSADOS SE CANDIDATEM A REPRESENTANTE DE CLASSE.

7. REALIZE ELEIÇÕES PARA ELEGÊ-LO POR MEIO DE VOTO DIRETO E SECRETO, COM APURAÇÃO PÚBLICA.



O PROCESSO ELEITORAL DO COLÉGIO PAULICÉIA

ALUNOS DO 2º ANO DO COLÉGIO PAULICÉIA, EM SÃO PAULO, TAMBÉM VIVENCIAM O CLIMA DE ELIÇÕES EM SALA DE AULA. COMO ESTÃO TRABALHANDO DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO EM HISTÓRIA, A PROFESSORA APROVEITOU PARA CONVERSAR COM ELES SOBRE AS ELEIÇÃO E AS RESPONSABILIDADES DE UM GOVERNANTE. O OBJETIVO FOI CONSCIENTIZAR AS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ELEGER UM REPRESENTANTE PARA O SEU PAÍS. FOI ENTÃO QUE SURGIU A IDEIA DE ELEGER UM REPRESENTANTE TAMBÉM PARA A CLASSE, COM AS SEGUINTES RESPONSABILIDADES:

* AUXILIAR A PROFESSORA NO DIA A DIA DA TURMA;
* ESCOLHER O AJUDANTE DO DIA (AQUELE QUE AUXILIARÁ A PROFESSORA A ENTREGAR E RECOLHER OS MATERIAIS, A APAGAR A LOUSA ETC);
*FAZER O CONTATO ENTRE A PROFESSORA E A COORDENADORA, ENTREGANDO AS COMUNICAÇÕES EMITIDAS DE UMA PARA A OUTRA;
*OUVIR A TURMA E TRANSMITIR AS SUAS REIVINDICAÇÕES À PROFESSORA;
*CONTROLAR A SEPARAÇÃO DE LIXO RECICLADO DA CLASSE;
*LEVAR A SACOLINHA DO LIXO RECICLÁVEL ATÉ A CENTRAL DE RECICLAGEM;
*ORGANIZAR A FILA NO HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA DA TURMA.

O HORÁRIO POLÍTICO

1. PERGUNTE QUEM TEM VONTADE DE SER REPRESENTANTE DA CLASSE.

2. PEÇA QUE ESSES ALUNOS FAÇAM UM PLANO DE GOVERNO, COM PROPOSTAS PARA TORNAR O DIA A DIA DA SALA DE AULA MAIS INTERESSANTE.

3. MARQUE UMA HORA TODOS OS DIAS PARA REALIZAR O HORÁRIO POLÍTICO DOS CANDIDATOS.

4. DIARIAMENTE, CADA CANDIDATO TERÁ UM TEMPO DETERMINADO PARA APRESENTAR SUAS PROPOSTAS NUMA TELEVISÃO CONFECCIONADA COM CAIXA DE PAPELÃO FORRADA COM PAPEL PARDO.

5. ELABORE TAMBÉM UMA URNA E CÉDULAS CONTENDO AS FOTOS DE CADA ALUNO CANDIDATO.

6. NO DIA MARCADO, FAÇA A ELEIÇÃO DO PRIMEIRO TURNO.

7. OS DOIS ALUNOS VENCEDORES TERÃO MAIS ALGUNS DIAS PARA FAZER O SEU HORÁRIO POLÍTICO E ESCLARECER MEHOR AS SUAS PROPOSTAS.

8. REALIZE NOVA VOTAÇÃO PARA DEFINIR O VENCEDOR.

AS ASSEMBLEIAS DE CLASSE DO SIDARTA

NO COLÉGIO SIDARTA, EM COTIA, SP, HÁ ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DE CLASSE TODO SEMESTRE, NAS TURMAS DE 2º A 5º ANO. MAS AS CLASSES TAMBÉM REALIZAM UMA AVALIAÇÃO DIÁRIA DOS ACONTECIMENTOS, CRITICANDO OS QUE LHES DESAGRADARAM OU ELOGIANDO O QUE LHES GRADARAM. QUANDO CRITICAM, OS ALUNOS TAMBÉM PROPÕEM SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA. SEGUNDO TELMA SCOTT, COORDENADORA PEDAGÓGICA, "NAS FELICITAÇÕES OS ALUNOS PODEM CITAR NOMES, MAS NAS CRÍTICAS NÃO, PORQUE O COMBINADO É CRITICAR O FATO, E NÃO A PESSOA".
ASSIM, TODAS AS SEXTAS-FEIRAS AS TURMAS DEDICAM 50 MINUTOS PARA REALIZAR UMA ASSEMBLEIA DE CLASSE, NA QUAL ELEGEM O ACONTECIMENTO MAIS CRITICADO PELA CLASSE, DISCUTINDO SOLUÇÕES PARA ELE. "É NESSE TEMPO LEGITIMADO PARA O DIÁLOGO QUE AS CRIANÇAS APRENDEM QUE A BUSCA DE SOLUÇÕES DEVE ESTAR PRESENTE SEMPRE". DIZ A EDUCADORA. "APRENDEM TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER BEM OS SEUS REPRESENTANTES DE CLASSE PORQUE SÃO ELES QUE VÃO ENCAMINHAR AS QUESTÕES PARA A DIREÇÃO E LUTAR POR MELHORIAS EM NOME DO GRUPO".

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados