Curta a nossa página!

quinta-feira, 10 de março de 2011

COMO ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS.



CLIQUE NA IMAGEM PARA SALVAR.

BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

· Diariamente leitura de histórias (.... assim como poesias, parlendas, notícias) feita pelo professor, sempre de qualidade e de interesse dos alunos, num clima de magia e encantamento.

· Utilizar a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinada criança dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso também escrever o CA de CADEIRA.

· Professor escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu (o que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.).

· Os alunos ditam textos memorizados para o professor escrever (parlendas, poesias, letra de música que estão aprendendo para ampliar seu repertório, para se divertir ou para uma apresentação na reunião de pais...).

· Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito.

· Propor que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido, pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.

· Propor que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas (o aluno sabe o que pode estar escrito lá).

· Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.

· O professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO, CAVALO e CACHORRO), informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o quê. Aqui o início e o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.

· Fornecer as letras justas, ou seja, todas e nenhuma a mais nem a menos, de determinada palavra ou verso/estrofe de poesia ou música, informando que ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O SAPO NÃO LAVA O PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de escrita próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.

· Cruzadinhas com banco de palavras.

Fonte: EMEI Maria Alice Pasquarelli – Orientadora Pedagógica: HELENA CRISTINA CRUZ RUIZ


2 comentários:

  1. Amei as informações sobre alfabetização, sabemos que não é novo, mas é sempr bom reler e fazr uma auto avaliação do nosso trabalho.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. amei seu trabalho e já estou te seguindo.Bjos e semana de muita luz e saúde.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados