Curta a nossa página!

DIA DO INVENTOR - 04/11 - DÊ ASAS À IMAGINAÇÃO!

 OBJETIVOS:
*AGUÇAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE PELA PESQUISA
*COMEMORAR O DIA DO INVENTOR
*INTERVIR NO ESPAÇO ESCOLAR E PROMOVER MUDANÇAS NO AMBIENTE COTIDIANO.

ESTIMULE A CAPACIDADE DAS CRIANÇAS EM CRIAR E RECRIAR

POR CAMILA MIRANDA - GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ED.INFANTIL NR.104

APESAR DE TODAS AS FACILIDADES QUE JÁ USUFRUÍMOS NO DIA A DIA, É NORMAL TERMOS VONTADE DE TORNAR AS COISAS MAIS PRÁTICAS, RÁPIDAS E EFICIENTES, NÃO É MESMO? E É ASSIM, A PARTIR DESSAS NECESSIDADES, QUE ALGUÉM INVENTA ALGO NOVO OU APERFEIÇOA O QUE JÁ EXISTIA.
FREDERICO CESARINO, QUE É INVENTOR, ENGENHEIRO MECÂNICO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA, CONTA QUE DESDE CRIANÇA FOI MUITO CURIOSO: "SEMPRE DESMONTAVA TODOS OS APARELHOS MECÊNICOS E ELÉTRICOS, ALÉM DOS MEUS BRINQUEDOS, PARA SABER COMO FUNCIONAVAM E SE HAVIA ALGUMA MANEIRA DE REMONTÁ-LOS TORNANDO-OS MAIS PRÁTICOS. PORTANTO, PARA QUE UMA CRIANÇA POSSA INVENTAR ALGO, EM PRIMEIRO LUGAR NUNCA DEVEMOS REPRIMIR A SUA CURIOSIDADE. SE A CRIANÇA QUER MEXER, DESMONTAR, REMONTAR, OS PAIS E PROFESSORES DEVEM DEIXÁ-LA EXTRAVASAR SUA CRIATIVIDADE NOS OBJETOS, CLARO QUE COM CUIDADO PARA QUE ELAS NÃO SE MACHUQUEM", DIZ, SEGUNDO A EDUCADORA DO MUSEU CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, DE SÃO PAULO (SP), GABRIELA OLIVEIRA, ALGUMAS INVENÇÕES TRAZEM CONSIGO O CARÁTER DE SUPERAÇÃO DAS GRANDES TEORIAS. ANTES DE 1906, POR EXEMPLO, NÃO ERA POSSÍVEL VOAR COM NENHUM APARELHO MAIS PESADO QUE O AR, MAS SANTOS DUMONT PERSISTIU NESSA VONTADE E USOU SUA CRIATIVIDADE EM FUNÇÃO DE UMA CRIAÇÃO, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL ULTRAPASSAR BARREIRAS. E VOCÊ SABIA QUE SANTOS DUMONT TAMBÉM INVENTOU O RELÓGIO DE PULSO A PARTIR DO RELÓGIO DE BOLSO?
APROVEITE PARA REPRODUZIR A IDEIA COM SEUS ALUNOS.

RELÓGIO DE BOLSO E DE PULSO




 1- COM UM PINCEL, PASSE UM POUCO DE BETUME NO PAPEL ALUMÍNIO.



2- FORRE O FRASCO COM O PAPEL ALUMÍNIO. COLE O DESENHO DO RELÓGIO NA PARTE DE DENTRO.


3- PRENDA A CORRENTE NAS DUAS EXTREMIDADES DA PARTE DE FORA, DEIXANDO UMA FOLGA PARA PASSAR A TIRA DE E.V.A.


4- PARA TRANSFORMÁ-LO NO RELÓGIO DE PULSO, PASSE UMA TIRA DE E.V.A. COM O VELCRO COLADO NAS EXTREMIDADES.



DICA ESPERTA!
VOCÊ PODE FAZER UM RELÓGIO MAIS FEMININO COLANDO FIO DOURADO NO LUGAR DO PAPEL ALUMÍNIO.


DICA ESPERTA!
O CATAVENTO É UM MUSEU INTERATIVO DEDICADO ÀS CIÊNCIAS. DENTRE AS EXPOSIÇÕES, EXISTE UMA PAREDE DE ESCALADA PARA CRIANÇAS. CONFORME ELA SOBE, UM SENSOR É ACIONADO E A CRIANÇA É CONVIDADA A INTERAGIR COM GRANDES PERSONALIDADES E INVENTORES, COMO LEONARDO DA VINCI E SANTOS DUMONT. MAIS INFORMAÇÕES EM: WWW.CATAVENTOCULTURAL.ORG.BR.


A COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BRASILEIRA ISRAELITA CHAIM NACHMAN BIALIK, DE SÃO PAULO (SP), ROSELY MANDELMAN, SUGERE AINDA A ATIVIDADE A SEGUIR, QUE FOI TRABALHADA PELA PROFESSORA DE ARTES PLÁSTICAS DA ESCOLA, LUIZA SANDLER, PARA TRANSFORMAR UM CAIXOTE DE MADEIRA EM UMA MESA.


DE CAIXOTE À MESA.


 1- PINTE OS CAIXOTES COM A TINTA BRANCA PARA FAZER O FUNDO. SE POSSÍVEL, PEÇA AJUDA DA EQUIPE DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA NESSE PRIMEIRO PROCESSO. 
2- DIGA PARA AS CRIANÇAS OBSERVAREM O CAIXOTE E DESENHAREM NA FOLHA SULFITE O QUE ELAS GOSTARIAM DE PINTAR NELE, OU SEJA, FAZER UM PROJETO DE PINTURA.
3- ORGANIZE AS CRIANÇAS EM GRUPO EM TORNO DE SEUS RESPECTIVOS CAIXOTES E PEÇA QUE ELAS COMECEM A PINTAR COM AS CORES PREFERIDAS.
4-CRIE ALGUNS MOLDES UTILIZANDO PAPELÃO GROSSO RECORTADO NO FORMATO DO DESENHO QUE QUISER, COMO SE FOSSE UM ESTÊNCIL, PERMITINDO A CRIAÇÃO E A IMPRESSÃO REPETIDA DE IMAGENS SIMPLES QUE CRIAM UM ESPAÇO POR ONDE PASSA A TINTA. DISTRIBUA OS MOLDES PARA AS CRIANÇAS PINTAREM EM SEUS CAIXOTES.
5- AGUARDE SECAR E EMPILHE TODOS OS CAIXOTES JUNTOS. INSTRUA AS CRIANÇAS A DESENHAR O QUE CONSEGUEM OBSERVAR DO TRABALHO PRONTO, INCLUSIVE IDENTIFICANDO O SEU PRÓPRIO CAIXOTE NO DESENHO.
6-DEPOIS DE PINTADO E COM OS DESENHOS LIVRES DAS CRIANÇAS, VOCÊ PODE ENVERNIZAR E VIRAR A PARTE ABERTA PARA BAIXO, CRIANDO UMA MESINHA QUE PODE SER UTILIZADA COMO MOBÍLIA DA PRÓPRIA ESCOLA.
 

DICA ESPERTA!
PARA EVITAR MUITA SUJEIRA NO AMBIENTE E NAS ROUPAS, VOCÊ PODE SEGUIR AS DICAS DA ESCOLA BRASILEIRA ISRAELITA CHAIM NACHMAN BIALIK: COLOQUE UM TAPETE DE PLÁSTICO PARA PROTEGER O CHÃO DA SALA E VISTA AS CRIANÇAS COM CAMISETAS ESPECIAIS PARA A ATIVIDADE, SEM DEIXAR SUJAR O UNIFORME.


MOLDES DO RELÓGIO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados