Curta a nossa página!

25 de agosto - Dia do soldado!!!






25 DE AGOSTO
DIA DO SOLDADO
O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.
Milonga para um soldado/O jogo da vida
O hei sonhado nesta casa,entre paredes e portas,Deus permite que os homenssonhem coisas que são certas.
O hei sonhado mar afora,em umas ilhas glaciárias,que não digam os demaiso túmulo e os hospitais.
Uma de tantas províncias,do interior foi sua terra,não convém que se saibaque morre gente na guerra.
O sacaram do quartel,Puseram-lhe nas mãosas armas e o mandarama morrer com seus irmãos.
Ouviu as balas arengasdos vãos generais,viu o que nunca havia visto,a neve e as areias.
Ouviu vivas, e ouviu morrasouviu o clamor da gente,ele só queria saberse era ou não era valente.
O soube naquele momentoem que lhe entrava a ferida,se disse não teve medo,quando o deixou a vida.
Sua morte foi uma secreta vitórianinguém se admire que me dê inveja e penao destino daquele homem.
Ouviu as balas arengasdos vãos generais,viu o que nunca havia visto,a neve e as areias.
Ouviu vivas, e ouviu morrasouviu o clamor da gente,ele só queria saberse era ou não era valente.
O soube naquele momentoem que lhe entrava a ferida,se disse não teve medo,quando o deixou a vida.
Autor: Jorge Luis Borges
Webdesigner: Lika Dutra
Fonte: Velhos amigos.

2 comentários:

  1. ola agora eu sou sua seguidora gostaria que fosse minha também amei seu blog e seus trabalhos são lindos parabéns eu sou professora e faço pintura em tecido e com certeza vc era mim ajudar muito beijos espero sua visitinha.

    ResponderExcluir
  2. Ola agora eu sou sua seguidora gostaria que fosse minha também amei seu blog e seus trabalhos são lindos parabéns eu sou professora educação infantil. Beijos espero sua visitinha.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados