Curta a nossa página!

GRIPE A H1N1.



GRIPE SUÍNA INFLUENZA A H1N1.

A Gripe Suína é uma gripe causada pelas estirpes dos vírus da gripe que infectam porcos e suínos, onde os vírus da Gripe Suína são endémicas, e por se manifestarem mais em porcos e suínos, o vírus é chamado de vírus da Gripe Suína.No ano de 2009 foram comprovados que todas as estirpes do vírus da gripe são encontradas nos vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A, que também são conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2 e H2N3.A Gripe Suína é mais comum de ser encontrada nos porcos da região do centro-oeste dos Estados Unidos da América, mas também pode ser encontrado no México, Canadá, América do Sul, Europa, Reino Unido, Suécia, Itália, Quênia, China Continental, Taiwan, Japão e em outras partes da Ásia oriental, mas também no ocidente.A Influenza A subtipo H1N1, que também é conhecida como A (H1N1), é um subtipo de Influenza Vírus A (influenzavirus), que é o vírus influenza (gripe) mais comum que ataca os seres humanos.A Influenza A H1N1, é constituída pela palavra Influenza que é uma palavra que vem da língua italiana, e significa “Influência” (em latim, Influentia), onde a palavra “Gripe” vem do francês “Grippe”, que é equivalente a influenza, que é a gripe comum. Ou seja, o termo popular é Gripe, mas o termo um pouco mais técnico é Influenza.Levando isso em consideração, a Influenza A H1N1, é constituída da palavra Influenza, que quer dizer Gripe, seguida da constituição H1N1, onde a letra H refere-se a uma proteína chamada hemaglutinima e a letra N refere-se à proteína neuraminidase.A Influenza A H1N1, também conhecida como Gripe Suína ou Gripe A, é um subtipo que deu origem a uma mutação a várias estirpes (grupos, linhagem, origem, raças, tipos) de vírus da gripe, incluindo a estirpe da Gripe Espanhola que atualmente é extinta.Da forma técnica, a Influenza A H1N1 é a fusão e mutação de várias estirpes, onde três são principais, a estirpes moderadas de gripe humana comum, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.

GRIPE SUÍNA: TRATAMENTO.

O único tratamento eficaz contra a Gripe Suína atualmente é realizado com Relenza, que possui o composto zanamivir, e o Tamiflu, que contem o composto oseltamivir, que são componentes que apresentaram resultados positivos para combater outras variantes do vírus Influenza A H1N1, que ajuda no combate ao vírus, mas não há um tratamento eficaz que consiga eliminar o vírus por completo do corpo humano se não for a própria imunidade da pessoa, onde apesar do tratamento com esses remédios, não há a certeza de cura.Os medicamentos mencionados acima, Relenza e Tamiflu, só podem ser usados com prescrição médica e sob os cuidados de um médico especialista, que é o único que poderá indicar a dosagem em que o medicamento poderá ser usado.

GRIPE SUÍNA: SINTOMAS.

A Gripe Suína, também conhecida como Influenza A H1N1 ou Gripe A, deixa nas pessoas infectadas os seguintes sintomas: febre alta acima de 38º, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos extremos, náuseas, vômitos e diarréias.Mas somente o médico especializado pode realmente identificar casos da Gripe Suína e os seus sintomas mais precisos.
OMS ESCLARECE AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTESPreocupada com o pânico que a desinformação acarreta, a OMS divulgou hoje um boletim, esclarecendo as dúvidas mais freqüentes. As respostas abaixo são própria OMS.
O que é a gripe suína?A gripe suína, ou influenza suína, é doença respiratória aguda altamente contagiosa freqüente em porcos, causada por um ou vários vírus A da gripe suína. A morbidade tende a ser alta e a mortalidade, baixa (1-4%). O vírus dissemina-se entre os porcos através de aerossóis e por contato direto e indireto; há registro de porcos portadores assintomáticos. Ocorre entre porcos ao longo de todo o ano, com maior incidência no outono e inverno e em zonas temperadas. Em muitos países, vacina-se rotineiramente os porcos contra a influenza suína.
Os vírus da influenza suína são mais comumente do subtipo H1N1, mas há outros subtipos também freqüentes em porcos (por exempplo, H1N2, H3N1, H3N2). Os porcos também podem ser infectados por vírus da gripe aviária e por vírus da influenza sazonal humana. Pensava-se que o vírus suíno H3N2 tivesse sido introduzido originalmente nos porcos por humanos.
Em alguns casos, os porcos podem ser infectados, ao mesmo tempo, por mais de um tipo de vírus, o que possibilita que os genes desses vírus se misturem. Daí poder resultar um vírus de influenza que contenha genes de várias origens – o chamado vírus recombinante. Embora os vírus da influenza suína sejam normalmente específicos e só infectem porcos, acontece às vezes de ultrapassarem a barreira da espécie e provocar doença em humanos.
Quais as implicações para a saúde humana?Têm sido relatados ocasionalmente surtos e infecção esporádica de humanos pela gripe suína. Os sintomas clínicos genéricos são semelhantes ao da gripe sazonal, mas os relatos de apresentações clínicas variam muito, desde infecção assintomática até pneumonia severa, resultando em óbito. Uma vez que a apresentação clínica típica da infecção por gripe suína em humanos é muito parecida com a da influenza sazonal, a maioria dos casos foi detectada por acaso, na vigilância contra a influenza sazonal. Casos leves ou assintomáticos podem não ter sido identificados, motivo pelo qual não se conhece a real extensão da doença entre humanos.
Onde ocorreram casos da doença em humanos?Desde em 2007, quando passou a haver uma regulamentação internacional, a OMS foi notificada da ocorrência de casos de gripe suína nos EUA e na Espanha.
Como ocorre a infecção em humanos?As pessoas, quase sempre, são infectadas pelo contato com porcos. Mas em alguns casos não há histórico de contato nem com porcos nem com ambientes em que tenha havido porcos. Há alguns registros de transmissão da doença entre humanos, mas sempre limitada a contato muito próximo em grupos de convivência próxima.
É seguro comer porco e produtos de carne suína?Sim. Não há registro de transmissão da gripe suína por ingestão de alimentos adequadamente manuseados e preparados com carne de porco ou outros produtos derivados de porcos. O vírus da gripe suína não resiste à cocção em temperaturas superiores a 70°C, como se recomenda para a preparação de carne de porco e outras carnes para alimentação humana.
Que países foram afetados por surtos da doença em porcos?A gripe suína não é de notificação obrigatória para as autoridades internacionais de saúde animal. Por isso, não se conhece muito bem a distribuição internacional da doença. A gripe suína é considerada endêmica nos EUA. Sabe-se de surtos em porcos na América do Sul e do Norte, na Europa (incluindo Inglaterra, Suécia e Itália), na África (Quênia) e em áreas do Leste da Ásia, incluindo China e Japão.
Há vacina para proteger seres humanos contra a gripe suína?Não. Os vírus da influenza modificam-se muito rapidamente e é muito importante que a vacina e o vírus circulante correspondam um ao outro para que a imunização seja eficaz. Essa é a razão pela qual a OMS tem de selecionar duas vezes por ano os vírus a serem incluídos na vacina contra a gripe sazonal. Uma vez para o inverno no Hemisfério Norte; outra para o inverno No hemisfério sul. A vacina atual contra a influenza produzida a partir das recomendações da OMS não contém o vírus da gripe suína.
Deve-se tomar antivirais para prevenir e tratar a infecção pelo vírus da gripe suína?A informação disponível não é suficiente para que se recomende o uso de antivirais na prevenção e tratamento da infecção por vírus da influenza suína.Importante: até o momento a Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagens às áreas afetadas nem de entrada de passageiros vindos desses países. Nessas situações, é vital as autoridades de saúde esclarecerem sistematicamente a população sobre a situação real, sem ocultar nada, apenas a verdade. E você informar-se. Por isso, o Viomundo atualizará o assunto sempre que houver alguma novidade importante.

5 DICAS ESSENCIAIS DE SOBREVIVÊNCIA À GRIPE SUÍNA.

1. Lave suas mãos:
A melhor coisa que qualquer um pode fazer agora para evitar a gripe suína, dizem os especialistas, é lavar as suas mãos. Parece uma resposta estupidamente simples para uma situação extrema, mas lavar as mãos de maneira quase compulsiva ajuda a prevenir a espalhar esta doença que se espalha pelo ar. As gotículas de tosse ou espirro é que espalham a doença. Elas chegam nas suas mãos e se espalham para tudo o que você tocar. Quando lavar as mâos, lembre-se:
- Use água morna ou quente se puder.
- Ensaboe e esfregue não só seus dedos e palmas, mas também debaixo das unhas, em volta dos punhos e entre os dedos pelo tempo que você demoraria para cantar “Parabéns pra você” duas vezes.
É importante lavar suas mãos antes de comer e depois de usar o banheiro (meio óbvio não?), mas também depois de usar um lenço ou cobrir a boca quando espirra ou tosse, doente ou não.
2. Cubra sua boca quando tossir ou espirrar.
“A gripe se espalha pelas gotículas que saem da boca ou nariz” diz o Dr. George T. DiFerdinando Jr, um médico epidemiologista e professor na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey.
“É muito melhor que esta gotículas irem para a sua blusa ou manga que serem espirradas para superfícies ou pessoas” ele diz. Depois, adivinhe: lave suas mãos!
Máscaras cirúrgicas são um opção para manter suas gotículas só com você, mas não mantém suas mãos limpas e não existe consenso na comunidade científica se as máscaras são recomendáveis para o uso no dia-a-dia.
3. Fique em casa.
Se você está doente, fique em casa, DiFerdinado diz. Tente concentrar sua energia em lavar suas mãos depois de usar lenços para não contaminar tudo o que tocar depois. Isso ajuda você a se recuperar e proteje quem vive com você.
4. Não toque em sua face.
Tente manter suas mãos afastadas de suas mucosas - olhos, nariz e boca - correntes diretas para a sua corrente sanguínea que permite a um vírus passar direto pela barreira protetora da pele. Poucos de nós consegue evitar este ato.
“É a natureza humana” DiFerdinando contou a LiveScience. “Não é algo para se lamentar. Nestas circustâncias você tem um grande motivador para manter suas mãos limpas. Se você manter suas mãos limpas, diminuirá a dose de vírus que você tem contato quando coloca as mãos em sua boca.”5. Evite pessoas doentes.
É uma boa ideia evitar contato próximo com outras pessoas que estão doentes. O vírus não flutua no ar, uma vez disperso, as gotículas tendem a ficar em objetos próximos, como moedas, corrimãos, maçanetas, utencílios domésticos e objetos de escritório. Coisas lisas transmitem mais micróbios que coisas rugosas ou porosas. Por exemplo, moedas serão mais propensas a espalhar o vírus que dinheiro em papel.

acrósticos com tema a gripe suína.




Observe a imagem, analise toda a cena e produza um texto.





Para conhecer mais a nova gripe, leia as frases e busque as respostas na tabela para completar as lacunas.

1. A gripe A é uma doença--------------- aguda causada pelo vírus Influeza A.

2.O vírus foi detectado pela primeira vez no ----------------- e nos Estados Unidos, em abril de 2009.

3. O vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe--------------------.

4. O agente causador da doença da nova gripe é o vírus -----------------

5. Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais --------------------.

6. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma-------- repentina acima de----------------, acompanhada de problemas como:- -------------, dor de--------------, dor nos--------------- e nas----------------------- e dificuldade na--------------------.

7. O contágio é por ----------------, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com --------------------------respiratórias de pessoas infectadas e em locais fechados.

8. As pessoas que apresentam os sintomas da Nova gripe devem evitar local com ------------------- de pessoas.



Leia o panfleto com alunos, troque ideias, reflita sobre as orientações e deixe-os comentarem sobre o que compreenderam desta ilustração.Após esta discussão, peça aos alunos para desenharem e escreverem um novo panfleto, segundo a compreensão deles.A título de incentivo, pode-se eleger o mais criativo, ou colocar os trabalhos em lugar visível a todos na Escola, a fim de orientar aos demais alunos da Escola.



Leia as sílabas atrapalhadas e escreva a palavra encontrada.














Observe as imagens e escreva frases sobre os cuidados preventivos contra o vírus da gripe:






















Respostas da cruzadinha:

1- CONTÁGIO
2- PORCO
3- RESPIRATÓRIA
4- ESPIRROS
5- MEDICAMENTOS
6- OBJETOS
7- COMUM
8- INFLUENZA
9- CONTAMINAÇÃO
10- ISOLAMENTO







GRIPE SUÍNA - HISTÓRIA INFANTIL

Era bem cedo! O sol ainda estava escondido atrás do morro e fazia muito frio. Coisas do nosso rigoroso inverno!
Papai e mamãe estavam na cozinha, enquanto o fogão a lenha aquecia o café e a casa. Minha irmã e eu comemos e tomamos alguma coisa quente.
Depois de escovarmos os dentes saímos bem agasalhados em direção à parada para esperar o ônibus rumo à Escola. Embarcamos.
Chegando lá ficamos um tempinho no pátio, onde já estavam quase todos e se queixando do frio. Mas logo tocou a campainha e cada um foi para a sua sala.
Começava o último dia letivo do primeiro semestre e nossa professora aproveitou a ocasião para falar sobre esta nova gripe, chamada de suína ou simplesmente gripe do porco.
Além de explicar tudinho ela escreveu várias recomendações no quadro e nós anotávamos no caderno, a fim de mostrar aos familiares e não esquecer.
Entre os importantes conselhos da nossa professora, estavam os de lavar muito bem as mãos, manter bem limpa nossa casa e tudo que há nela, nossas roupas e os demais utensílios, evitar aglomerações de pessoas, principalmente em recintos fechados, onde crescem os riscos. Perguntamos se a sala de aula não era um local desses e ela concordou.
Ela também falou para ficarmos atentos caso sentíssemos alguma alteração em nós mesmos, como espirros, dores no corpo, febre alta e repentina, tremores, cansaço, ardência nos olhos ou outros sintomas.
Caso notássemos algo, deveríamos procurar o Posto de Saúde mais próximo para uma avaliação do médico. A professora disse para ninguém comprar ou tomar remédio sem receita, porque é perigoso!
A aula estava super legal e prestamos tanta atenção que nem notamos o relógio avançar as horas. Até levamos um susto quando a campainha anunciou o recreio.
Voltamos para o pátio e ao invés de ficarmos entretidos com o joguinho de bola preferimos trocar idéias e opiniões com os colegas sobre esta gripe. Enquanto isso, do outro lado da cerca passou um homem espirrando muito. Ele usava uma máscara de proteção no rosto, daquelas branquinhas vistas na TV. “Deve estar vindo do atendimento médico e indo pra casa repousar”, imaginamos. Isto deve ser feito por todas as pessoas com suspeita de gripe, seja a do porco ou a comum...
Terminou o recreio, voltamos à sala onde ficamos até o final da aula.Agora estamos em férias e elas deverão prosseguir devido à perigosa gripe. Só não sabemos até quando... Saúde a todos!
Autor: Luciano Schüler-história que relata a trajetória de um dia da vida escolar em tempos de gripe suína.

As atividades foram retiradas dos blogs abaixo: Tem outras atividades que vocês poderam aproveitar nesses blogs, vale a pena visitar. Um beijão!!! Joelma Couto.

http://misturadealegria.blogspot.com/
http://www.alemdocaderno.blogspot.com/
http://professoraclea.blogspot.com/
SE QUISER MAIS SOBRE A GRIPE... CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:
clique nas imagens para melhor visualizar.
ATIVIDADES COM O TEMA DA GRIPE A H1N1, GRIPE SUÍNA, DICAS PARA SE PROTEGER DA GRIPE SUÍNA, PRODUÇÃO DE TEXTO, CRUZADINHAS, CARTAZ INFORMATIVO... SAIBA TUDO SOBRE GRIPE SUÍNA, HISTÓRIA INFANTIL DA GRIPE SUÍNA, SINTOMAS, TRATAMENTO, ACRÓSTICOS.

5 comentários:

  1. Olá Joelma!
    Cheguei aqui por acaso e gostei de ver meu texto "Gripe Suína - História Infantil" publicado aqui, transcrito do blog Além do Caderno, do qual tenho o privilégio ser o editor.
    Contribuir com o bem-estar e a saúde de todos é tarefa de cada um de nós, estejamos em qualquer um dos cinco continentes.
    Que o Supremo Arquiteto do Universo lhe ilumine e inspire sempre.

    ResponderExcluir
  2. o lado positivo da gripe
    s higiene
    as pessoas estão se preoucpnaod mais com isso
    bjs mil no coração linda

    ResponderExcluir
  3. Muito boa suas atividades sobre a gripe A. Para os pequeninos isso será atraente.
    Sugiro que veja o vídeo da Turma da Mônica e do Cororicó sobre lavar as mãos. Eu postei no linguagem,ok?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!! Gostei muito do seu blog e principalmente das atividades informativas sobre a gripe suína.... Este é o papel de todos nós professores: informadores e formadores de opiniões...Adorei!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!! Adorei ver que vc faz verdadeiramente o papel de nós professores: transmissores de conhecimento e formadores de opinião!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados