Curta a nossa página!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia da independência do Brasil - Veja como comemorar com seus alunos esse dia!!!

(Clique nas imagens para melhor visualização)

Para comemorar o 7 de setembro, trabalhe com os alunos atividades que envolvam os símbolos nacionais, como a bandeira e o mapa, e desperte, desde cedo, o interesse pela história do nosso País.

Eixos temáticos: Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita.

Responsáveis: Izildinha Houch Micheski, pedagoga e jornalista.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento da história nacional e desenvolver o sentimento de amor à Pátria.

Idade: a partir de 5 anos.

Número de participantes: Todos os alunos.

Tempo de preparação: 1 hora.

Tempo de execução: 1 Semana

Conheça também: o livro 7 de setembro de 1822: a Independência do Brasil (Cecília H. de S. Oliveira, Ed. Nacional).

HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA:

Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.
Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viver felizes para sempre.
BANDEIRA DO BRASIL

Materiais: Canetinhas coloridas; cartolina verde; cola branca; folhas de sulfite tamanho A4; fita crepe; giz de cera triangular com 12 unidades, da Acrilex; ilustrações das formas geométricas referentes à bandeira do Brasil (estão prontas na folha de moldes); palitos de churrasco sem ponta; régua; régua de letras vazadas; tesoura com ponta arredondada.

1- Recorte as figuras geométricas referentes à bandeira do Brasil da folha de moldes. Em seguida, recorte um retângulo de 32x50 cm de cartolina e trabalhe com ele na vertical. Com a ajuda da régua, divida esta folha em três partes iguais, com 16,5 cm de algura cada. Em cada uma dessas porções, cole, próximo à margem esquerda, uma das figuras correspondentes à bandeira, seguindo a ordem: retângulo, losango e círculo.

2- Ao lado de cada figura, escreva a cor correspondente a ela em português e, embaixo desta palavra, em inglês. Ou seja, próximo ao losango, "amarelo" e yellow"e, ao lado círculo, "azul" e "blue".

COLOCANDO EM PRÁTICA



1- Depois de confeccionar o cartaz segundo o passo-a-passo descrito acima e fixá-lo na parede da sala de aula, converse com os alunos sobre as diferentes formas geométricas e a maneira que se escreve cada uma das cores. Então, estimule-os a fazerem sua própria bandeira. Para isso, entregue para cada criança uma folha de sulfite e um kite de giz de cera. Em seguida, diga para começarem a desenhar e a pintar a bandeira, com base na referência das cores e formas presentes no cartaz. Depois da ilustração pronta, peça que os alunos recortem-na.

2- Solicite que as crianças colem um palito de churrasco sem ponta no verso da lateral esquerda da bandeira, formando o mastro.

QUEBRA-CABEÇA

MATERIAIS: Molde do quebra-cabeça (está pronto na folha de moldes); papel adesivo transparente; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Oriente os alunos a pesquisar com suas famílias e em materiais bibliográficos os símbolos na cionais, como a bandeira e quem a idealizou, o brasão, a moeda da época da independência e a de hoje, o primeiro selo, o Hino da Independência e seu autor. Trabalhe os significados da frase "Ordem e Progresso" e da letra do Hino Nacional. Em seguida, comente sobre a constelação, dizendo que, por exemplo, as estrelas são designadas por letras do alfabeto grego (alfa, beta, gama, delta etc.), de acordo com o brilho que elas têm. Por fim, proponho a montagem do quebra-cabeça da bandeira do Brasil. Para isso, tire cópias do modelo presente na folha de moldes e recorte-as, de forma a entregar um exemplar para cada criança. Solicite que elas montem o quebra-cabeça, seguindo o desenho da bandeira do Brasil.


JOGO DAS ESTRELINHAS COLORIDAS

Materiais: Cola branca, desenhos do mapa, das estrelas e molde do dado (estão prontos na folha de moldes); folhas de papel sulfite A4; papel adesivo transparente; tesoura com ponta arredondada.



PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR
Recorte o mapa, as estrelas e o dado da folha de moldes. Encape o mapa com o papel adesivo transparente e cole-o em uma folha de sulfite. Depois, monte o dado, unindo suas abas com cola.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Divida os alunos em grupos com 4 participantes. Tire cópias das ilustrações presentes na folha de moldes, de forma que cada "time" receba 27 estrelas, um mapa do Brasil e um dado. Decidido quem inicia o jogo, o primeiro aluno joga o dado e coloca, conforme o número que "cair", uma ou duas estrelinhas sobre os estados (no caso de tirar "2" no dado, põe uma estrelinha em cada local que escolher). Em seguida, a criança, com a ajuda dos amigos, tenta descobrir o nome do lugar selecionado. Se ninguém souber, você deve intervir. O jogo termina quando todas as estrelinhas forem colocadas no mapa. Se grupo possuir apenas 1 estrelinha e a criança tirar "2" no dado, passa para o próximo jogador, até que se atinja o número 1. Como este é um jogo cooperativo, o objetivo não é fazer com que as crianças ou grupos compitam entre sim, mas, sim, que se ajudem. No fim da atividade, monte um cartaz com a lista dos nomes dos Estados, através de uma construção coletiva.



MEU ESTADO

TEATRINHO

Materiais: big giz cera triangular, com 12 unidades, da acrilex, caixa de papelão; cola branca; fita adesiva transparente; 4 folhas de papel kraft; papel celofane azul; papel crepom nas cores verde e marrom; papel espelho; roupas usadas.

COLOCANDO EM PRÁTICA

1- Alguns dias antes de iniciar a atividade, peça aos pais das crianças que mandem roupas de adultos usadas e acessórios como chapéus, cintos, bolsas, brincos, colares, sapatos, sombrinhas, fitas e luvas para a realização de uma peça de teatro. Então, no dia marcado, conte novamente a "HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA" e "provoque" as crianças para elas se colocarem como os personagens do conto e expressarem o que fariam em diferentes situações. Convide-as, então, para realizar uma oficina de teatro. Ensaie com os alunos que querem participar da peça e, aos mais tímidos, dê tarefas como montar o cenário, auxiliar nas vestimentas etc. Não deixe ninguém de fora. Una, pelas laterais, as 4 folhas de papel kraft com fita adesiva transparente e entregue-as, com o restante do material, para as crianças desenharem e "decorarem" o cenário da Independência.

2- Fixe o cenário pronto na parede da sala de aula. Em seguida, encape uma caixa de papelão com o papel espelho e diga que ela será o guarda-roupa dos personagens. Coloque as roupas trazidas de casa dentro dela e peça para as crianças se "fantasiarem" de acordo com o papel que têm na história. Promova a apresentação da peça. Isso beneficiará o precesso de aquisição da autoconfiança e da desinibição.

Fonte: Projetos escolares ed. infantil. nº 5.

JOGO DAS ESTRELINHAS COLORIDAS, TEATRINHO DA INDEPENDÊNCIA, QUEBRA-CABEÇA DA BANDEIRA, BANDEIRA DO BRASIL, HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, ATIVIDADES DA INDEPENDÊNCIA, ATIVIDADES DE 7 DE SETEMBRO.

MOLDES DA BANDEIRA:






MOLDES DO JOGO DAS ESTRELINHAS COLORIDAS






MOLDES DO QUEBRA-CABEÇA



MOLDES DO MEU ESTADO


(CLIQUE NAS IMAGENS PARA MELHOR VISUALIZAR)

7 comentários:

  1. Adorei suas idéias, aliás o seu blog. Vou continuar visitando e copiando....
    Que DEUS te abeçoe
    Naianne Cavalcante Marco _ Ceará

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Blog.É " Uma mão na roda ", como dizem aqui na minha cidade!
    Deus abençoe a todos vcs!
    Maira Matos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu blog. Parabéns! O nosso Brasil precisa de mais professores como você!

    Que Deus continue te abençoando!

    Um grande abraço!


    Silvana

    ResponderExcluir
  4. excelente blog, parabéns pelas ideias criativas.

    ResponderExcluir
  5. amiga muito obrigada por existir ,gostaria de um modelo de carta para enviar aos meus alunos do grupo 2 para compor os envelopes com as atividades feitas por eles durante o ano . Vc pode me ajudar? meu email é prozinhaganem@hotmail.com grata

    ResponderExcluir
  6. por favor gostaria de receber um modelo de carta para enviar a meus alunos de 2 anos para compor os envelopes das atividades no final do ano . Muito grata

    ResponderExcluir
  7. adorei ,era realmente o que estava precisando.Amiga vc poderia mandar um modelo da roupa de D Pedro I no dia da independência,poistenho que caracterizar meu aluno.Meu emailé: professorabia2009@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados