Curta a nossa página!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Carimbo - Passo a passo!!! aprenda a fazer...

Gostei tanto desse tutorial de como fazer um carimbo que resolvi postar para vocês, recolhi no blog Superziper. É bem simples, fácil e não toma tempo. E no final você ainda vai encontrar quatro desenhos que são bom para iniciantes se aventurarem na técnica. Mãos à obra!

1. Materiais:. borracha comum branca. papel vegetal. lápis preto. estilete. almofada de carimbo. papel e caneta para desenhar. referências

2. Faça um desenho no papel sulfite. Invente, inspire-se ou copie. Gaste tempo nesta etapa, porque é daqui que vai sair seu carimbo. Faça vários até chegar no desenho final.

3. Passe a limpo para um papel vegetal, usando lápis preto.

4. Vai ficar assim.

5. Posicione o papel em cima da borracha, deixando o lado desenhado a lápis pra baixo. Raspe a unha no papel, para o grafite grudar na borracha como se fosse um transfer. Levante o papel devagar pelo cantinho pra ver se o desenho passou bem. Se achar que não foi suficiente, esfregue com um pouco mais de força.

6. Vai ficar assim.

7. Com o estilete, comece a "cavar" a parte branca do desenho. Lembre que o branco vai ser a parte vazada e o preto é a parte que vai virar carimbo. Corte a borracha em ângulo. Se você cortar reto (90 graus) a estrutura vai ficar final e pode não aguentar. O ideal é entrar com o estilete em uma leve "diagonal". Cuidado com as dedos, para não se cortar.

8. Corte agora a borracha ao redor do desenho.

9. Está na hora de testar seu carimbo. Passe na almofada...

10. ... e saia carimbando por aí!

Esses quatro desenhos são uma boa opção para quem quiser se iniciar na técnica. Como a parte de dentro é toda pintada, só vai ser preciso cavar na parte de fora. As linhas são simples e não tem erro. É um bom começo!

Dicas:. Ao cortar, apoie a borracha em uma mesa firme. Nunca faça isso segurando a borracha na mão. O estilete pode escorregar e você pode se cortar.. Para evitar riscos na mesa, coloque uma revista velha por baixo ou, se tiver, uma base de corte.. Você pode colar a borracha em uma base de madeira, pra facilitar as carimbadas. Aqui tem um exemplo.. O desenho vai ficar sempre invertido. Se você quiser fazer carimbo de palavras, siga essa dica. Depois de copiar o desenho pro papel vegetal, pinte o outro lado do papel com lápis pra fazer um carbono. E continue do mesmo jeito.
Equipamentos:. Corte: comece com um estilete normal. Se gostou da brincadeira e quiser algo melhorzinho, vá atrás de uma art knife (estou nesse estágio). E se estiver super empolgada, experimente a opção mais profissional: linoleum cutters..
Borracha: Eu comecei com borracha e até hoje é o que eu uso. Uma caixa com 20 na Kalunga custa R$ 4,25, ideal pra brincar à vontade e poder errar sem peso na consciência. Mas existem opções melhores. Em sites estrangeiros procure por Soft-Kut Printing Blocks, PZ Kut, Mastercarve, Speedball Carving block.
Almofada: da tracional Helio Carbex, por R$ 2,00, até opções multi-coloridas. Eu tenho esse aqui, de 3 cores: ouro, prata e cobre.

Na internet:. Meus famosos carimbos de maçãs.
Carimbos que eu adoro feitos por Miss Pompom, Carambatack e Cathy Gaubert
Espero que gostem e não esqueçam de comentar... um beijo!!! Joelma Couto.

6 comentários:

  1. Joelma eu adorei as sugestões. Muito obrigada e parabéns! Beijos...

    ResponderExcluir
  2. gostie da sugestão
    mas meio dificil hihihi

    ResponderExcluir
  3. Oi Joelma parabéns pelas sujestoes. só que eu não consigo copiar as grafuras dos proverbios. Bem criativo mesmo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados