Curta a nossa página!

Carimbo - Passo a passo!!! aprenda a fazer...

Gostei tanto desse tutorial de como fazer um carimbo que resolvi postar para vocês, recolhi no blog Superziper. É bem simples, fácil e não toma tempo. E no final você ainda vai encontrar quatro desenhos que são bom para iniciantes se aventurarem na técnica. Mãos à obra!

1. Materiais:. borracha comum branca. papel vegetal. lápis preto. estilete. almofada de carimbo. papel e caneta para desenhar. referências

2. Faça um desenho no papel sulfite. Invente, inspire-se ou copie. Gaste tempo nesta etapa, porque é daqui que vai sair seu carimbo. Faça vários até chegar no desenho final.

3. Passe a limpo para um papel vegetal, usando lápis preto.

4. Vai ficar assim.

5. Posicione o papel em cima da borracha, deixando o lado desenhado a lápis pra baixo. Raspe a unha no papel, para o grafite grudar na borracha como se fosse um transfer. Levante o papel devagar pelo cantinho pra ver se o desenho passou bem. Se achar que não foi suficiente, esfregue com um pouco mais de força.

6. Vai ficar assim.

7. Com o estilete, comece a "cavar" a parte branca do desenho. Lembre que o branco vai ser a parte vazada e o preto é a parte que vai virar carimbo. Corte a borracha em ângulo. Se você cortar reto (90 graus) a estrutura vai ficar final e pode não aguentar. O ideal é entrar com o estilete em uma leve "diagonal". Cuidado com as dedos, para não se cortar.

8. Corte agora a borracha ao redor do desenho.

9. Está na hora de testar seu carimbo. Passe na almofada...

10. ... e saia carimbando por aí!

Esses quatro desenhos são uma boa opção para quem quiser se iniciar na técnica. Como a parte de dentro é toda pintada, só vai ser preciso cavar na parte de fora. As linhas são simples e não tem erro. É um bom começo!

Dicas:. Ao cortar, apoie a borracha em uma mesa firme. Nunca faça isso segurando a borracha na mão. O estilete pode escorregar e você pode se cortar.. Para evitar riscos na mesa, coloque uma revista velha por baixo ou, se tiver, uma base de corte.. Você pode colar a borracha em uma base de madeira, pra facilitar as carimbadas. Aqui tem um exemplo.. O desenho vai ficar sempre invertido. Se você quiser fazer carimbo de palavras, siga essa dica. Depois de copiar o desenho pro papel vegetal, pinte o outro lado do papel com lápis pra fazer um carbono. E continue do mesmo jeito.
Equipamentos:. Corte: comece com um estilete normal. Se gostou da brincadeira e quiser algo melhorzinho, vá atrás de uma art knife (estou nesse estágio). E se estiver super empolgada, experimente a opção mais profissional: linoleum cutters..
Borracha: Eu comecei com borracha e até hoje é o que eu uso. Uma caixa com 20 na Kalunga custa R$ 4,25, ideal pra brincar à vontade e poder errar sem peso na consciência. Mas existem opções melhores. Em sites estrangeiros procure por Soft-Kut Printing Blocks, PZ Kut, Mastercarve, Speedball Carving block.
Almofada: da tracional Helio Carbex, por R$ 2,00, até opções multi-coloridas. Eu tenho esse aqui, de 3 cores: ouro, prata e cobre.

Na internet:. Meus famosos carimbos de maçãs.
Carimbos que eu adoro feitos por Miss Pompom, Carambatack e Cathy Gaubert
Espero que gostem e não esqueçam de comentar... um beijo!!! Joelma Couto.

6 comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados