Curta a nossa página!

ATIVIDADE PARA O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL.

Hoje é o Dia da Mentira!

A origem do 1º de Abril

O costume de contar mentiras no dia 1º de abril teve sua origem, ao que tudo indica, na França. Lá, até 1564, o início do ano era comemorado em 1o de abril. Naquele ano, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano novo passou a ser oficialmente comemorado em 1o de janeiro. Aparentemente houve uma certa confusão, e muitas pessoas, inclusive algumas que não gostaram da mudança da data, continuaram a comemorar o 1o de abril, mandando convites para festas, votos de felicidades, etc. Para ridicularizar essas pessoas, começaram a surgir, nos anos seguintes, convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano novo". Da França, o costume se espalhou para o mundo e, com o tempo, essas brincadeiras foram sendo enriquecidas, dando origem ao tradicional "poisson d'avril" (literalmente: "peixe de abril"), data em que surgem até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão, mentiras leves e inconseqüentes que divertem as pessoas.

Um exemplo que se tornou clássico é o de uma revista de ciências norte-americana que publicou, em um 1o de abril, a seguinte manchete: "Cruzamento genético de tomates e bovinos dá origem a vacas que produzem ketchup!" Na época, uma revista brasileira chegou a reproduzir a matéria em sua seção de ciências alguns dias depois, sem se dar conta de que havia caído no golpe do 1o de Abril...

1) O que você acha de uma pessoa que mente muito?
2) Você gostaria de ser conhecido(a) como uma pessoa mentirosa?
3) Você acha que devemos nos esforçar e nos controlar para tentarmos contar o menor número de mentiras?
4) O que você diria para uma pessoa que conta muitas mentiras?
5) É possível confiar em alguém que conta muitas mentiras?

6)Existem mentiras mais graves do que outras?
7) É possível viver sem nunca contar mentiras?
8) Como fazer para não ser considerado um mentiroso?
9) Se uma pessoa é muito mentirosa, ela pode lutar contra isso e mudar?
10) Você se definiria como uma pessoa que mente muito, que não mente ou que mente pouco?
11) No futuro, você gostaria de mentir ainda menos do que hoje em dia? Ou será que você gostaria de ser capaz de mentir mais do que atualmente?
12) Ser ou não ser mentiroso(a) é importante para você?

FONTE: PATTY BRITO.

2 comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados