Curta a nossa página!

RECICLAGEM...ApROVEITANDO TUDO!!

JOGOS DE SUCATA.



Boa parte das caixas de papelão, papéis, potes plásticos e garrafas descartáveis que encheriam lixos de bares e escritórios de Curvelo, a 164 km de Belo Horizonte, a capital mineira, tem um outro destino: o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Ali, estudantes e professores participam do projeto Bornal de Jogos: Brincando Também se Ensina, em que transformam esse material em mais de 100 jogos educativos.
Os brinquedos facilitam a alfabetização, treinam cálculos matemáticos, desenvolvem o raciocínio e ajudam crianças e adolescentes a absorver com prazer os conteúdos escolares. "As crianças aprendem a aproveitar essa sucata, recurso importante numa região pobre como a nossa, enquanto desenvolvem sua criatividade", afirma Silmara Soares, responsável pelo Bornal.
A seguir, apresentamos três de seus jogos: o Abre a Carta, o Pif de Palavras e a Torre de Hanói. "Eles podem ser adaptados de acordo com o objetivo de cada professor", ensina Silmara. Peça à turma para trazer o material e retribua o esforço com aulas mais divertidas.


Abre a Carta




Indicado para turmas de pré-escola e 1a série, este jogo ajuda os alunos a compreender o que são conjuntos, a identificar figuras geométricas e cores e a aprender a seqüência dos números de 1 a 7. Se sua turma estiver mais adiantada, você pode aumentar o grau de dificuldade do jogo, estendendo o número de cartas até 10, por exemplo.











Como fazer: Separe papelão, papel branco, cola, fita adesiva, giz de cera, tesoura, lápis, régua e duas garrafas plásticas. Risque 36 retângulos de 4,5 por 3 cm no papel, cole-o no papelão e recorte-o para fazer as cartas. Em quatro delas, desenhe caveiras.
Divida as demais em quatro conjuntos. Cada um deve ter oito cartas, a seqüência de 1 a 7 e um palhaço, e ser identificado por uma cor e uma figura geométrica diferentes. As cartas azuis têm triângulos representando seu número e as verdes, retângulos, por exemplo (ao lado). Faça a embalagem com os fundos das garrafas. Guarde ali as cartas e uma folha com as regras ao lado. Prenda o nome do jogo por fora do pote com fita adesiva.


Regras do jogo: O número de crianças que participam deste jogo é livre. Porém, enquanto uma joga as outras fazem papel de juiz. O jogador embaralha as cartas e as organiza em quatro fileiras horizontais e oito colunas. As quatro restantes são colocadas num monte à parte. Para começar, o jogador compra uma dessas cartas e observa seu número. Se for um 3 azul, como em nosso exemplo (foto A), ele retira a terceira carta da primeira fileira e coloca a carta comprada no lugar. A que deu lugar ao 3, no nosso caso um 6 verde (foto B), deve ser colocada na sexta coluna da segunda fileira. No decorrer do jogo, as cartas vão, uma a uma, sendo trocadas de lugar de modo que os números fiquem na seqüência correta e cada fileira de uma cor. A cor atribuída a cada fileira é aleatória. O palhaço ocupa a última casa, sempre obedecendo a cor da fileira. Essa carta tem a função de lembrar às crianças que os números são infinitos. As caveiras, conforme são viradas pelo jogador, devem ser deixadas de lado e substituídas pelas cartas do monte. Ganha o jogo quem conseguir virar mais cartas até que apareçam as quatro caveiras (foto C).


Pif de Palavras






Os alunos em fase de alfabetização vão adorar este jogo em que o objetivo é montar palavras usando cartinhas com letras. Fique de olho enquanto as crianças jogam, mas não corrija eventuais trocas de letras. O melhor é deixar os próprios alunos dizerem aos colegas que eles escreveram uma palavra errada. Depois de algum tempo, se ninguém tiver percebido, mostre a grafia correta.

Modo de fazer: Papelão, papel branco e colorido, uma lata, giz de cera, lápis, régua, tesoura e cola são o materiais de que você vai precisar. Desenhe no papel branco 112 quadros de 3,5 por 3,5 cm. Neles, escreva quatro alfabetos completos, incluindo k, y e w. Faça ainda oito curingas, que podem ser usados no lugar de qualquer vogal. Esse número de cartas é ideal para três jogadores. Pinte as cartas com giz de cera, cole a folha no papelão e recorte. Escreva as regras ao lado num papel e guarde-o junto com as cartas na lata, enfeitada com papel colorido picado.

Regras do Jogo: Para começar, as cartas devem ser viradas com a face para baixo e embaralhadas. Cada criança compra onze cartas e as demais ficam no monte. Vence quem primeiro formar três palavras usando as onze letras. Não importa o número de letras de cada palavra. Podem ser, como no exemplo acima, duas palavras com quatro e uma com três. Uma mesma carta não pode ser usada em duas palavras. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Se a letra se encaixar na palavra que está montando, a criança fica com ela e joga na mesa uma outra que tem em mãos mas que não lhe serve (à esquerda). O próximo jogador pode pegar a letra descartada ou arriscar outra do monte. Caso o monte acabe antes que algum dos jogadores tenha conseguido seu objetivo, basta embaralhar as cartas que já foram viradas e colocá-las em jogo novamente.




BRINQUEDOS RECICLADOS.

- Bilboquê

Material: 1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio)
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Tinta guache

Como fazer: Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e Cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de for a para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.


- Teatro de Bonecos

Material:
1 caixa de sapatos
Palitos de churrasco
Papel
Canetas coloridas
Estilete
Fita adesiva

Como fazer: Peça para seu filho imaginar uma história. Peça, então, para ele desenhar OS personagens dessa história. Recorte cada personagem e Cole na extremidade dos palitos com fita adesiva. Em seguida, ele deverá desenhar o cenário onde acontece essa história, no fundo DA parte interna DA caixa de sapatos. Agora apóie a caixa na mesa, em uma das faces laterais, com o cenário ao fundo ? cuidado para não deixá-lo de cabeça para baixo. Posicione-se de frente para o desenho e, com o estilete, faça uma abertura na face DA caixa que está apoiada na mesa (a abertura deve ser paralela ao fundo DA caixa, onde está o desenho, e deve ter cerca de três centímetros de largura em toda a sua extensão). Através dessa abertura, a criança coloca OS palitos (por baixo) e movimenta OS bonequinhos de um lado para o outro do cenário. Agora é só fazer uma Linda apresentação!



Casinha de Bonecas

Material:
Caixas de fósforos
Cola branca
Papel sulfite
Lápis de cor

Como fazer: Você já imaginou quantas coisas dá para fazer com caixas de fósforos? Se você empilhar três caixas, poderá ter uma cômoda com gavetas! Se colar uma caixa perpendicular à outra, elas viram um lindo sofá. Três caixas coladas uma à outra, horizontalmente, viram uma cama. Enfim, é possível "mobiliar" vários cômodos apenas com este material. Antes de montar os móveis, cubra-os com papel sulfite, para poder pintar e desenhar os detalhes de cada objeto.


- Dinossauros

Material: 2 garrafas de refrigerante vazias
1 caixa de sapatos
Fita crepe
4 caixas de fósforos
Jornal
Cola
Tinta
1 caixa vazia de filme fotográfico

Como fazer: Corte as duas garrafas no meio e separe as metades de cima (que têm os gargalos). Junte essas duas metades pela parte recortada, com fita crepe, formando um cilindro ? esse será o corpo do dinossauro. Encaixe a caixa de filme fotográfico em um dos gargalos e cole com fita crepe ? esse será o focinho do dinossauro. Com fita crepe, fixe as caixas de fósforos no corpo do dinossauro, duas de cada lado, formando as patas. Desmonte a caixa de sapatos e use o papelão para recortar um triângulo comprido, que será a cauda. Fixe a cauda no outro gargalo, também usando fita crepe. Use o papelão para fazer também a crista do dinossauro, no formato que você quiser (pode ser triangular ou ondulado), e fixe a crista nas ?costas? do dinossauro. Por fim, corte o jornal em pedaços, passe na cola e vá grudando em toda a superfície do dinossauro, em várias camadas. Espere a cola secar. Agora, é só pintar o dinossauro de verde e desenhar os olhinhos, a boca e outros detalhes na cor preta ou vermelha.


- Balão

Material:
1 bexiga
Jornal
Cola branca
Barbante
Fita crepe
caixa pequena

Como fazer: Encha a bexiga, que vai servir como molde para a construção do balão. Corte o jornal em pedaços e faça camadas de jornal sobre a bexiga, usando cola para grudar uma folha na outra ? mas sem colar o papel na bexiga. Faça pelo menos dez camadas de jornal. Espere secar bem. Estoure a bexiga e retire-a de dentro do balão. Corte quatro pedaços de barbante, de 20cm cada. Grude cada pedaço, com fita crepe, na parte interna do balão. Fixe as outras extremidades dos barbantes na caixa, uma em cada face. Pinte a caixa e o balão, coloque um bonequinho ou um bichinho de pelúcia dentro e pronto! É só voar...
Fonte-Retirei essas matéria do blog http://carrosseldaaprendizagem.blogspot.com/ vale a pena visitar.

3 comentários:

  1. OLÁ, SOU PROFESSORA DE MUSICA, E ARTES EM GERAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ADOREI O TRABALHO DE VCS.
    SERÁ QUE VCS PODEM ME FALAR COMO COLOCAR ESSA FIGURAS ANIMADAS NO BLOG É PQ EU TENHO UM E QRIA COLOCAR NO MEU. COM ESSES MOVIMENTOS

    ResponderExcluir
  2. oi Samara, obrigada visita... vc ira encontrar e tirar duvidas no site http://www.dicasparablogs.com.br, esse site me ajudou muito... de uma olhadinha que vc vai gostar... e muito facil o que vc quer colocar. as imagens vc entra em mundo dos gifs... ou no google gifs e ele te direciona... beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas dicas de brinquedos reciclados e jogos. Vou fazer com as minhas filhas.
    beijos
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados