Curta a nossa página!

Lançando e agarrando!!! Trabalhando a psicomotricidade!

ATIVIDADES SIMPLES E FÁCEIS DE AGRADAR À GAROTADA ESTIMULAM DUAS HABILIDADES MANUAIS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Um bom desenvolvimento psicomotor passar por diversas etapas a serem trabalhadas com vivências corporais, em que as aquisições vão sendo "construídas" aos poucos. Eis duas habilidades básicas, mas importantes, para explorar com crianças a partir de 2anos: o ato de lançar e o de agarrar. Para tanto, use bambolês, bolas leves e de espuma, dados de espuma, bexiga e saquinhos de areia, e aposte nas atividades abaixo.

O LANÇAR...

1* Peça para o aluno lançar a bola, de uma distância determinada, para que caia dentro do bambolê. Afaste o bambolê e peça para que lance a bola novamente. Aqui é importante ter em mente que, no começo, a criança jogará a bola espontaneamente e, só depois, poderá perceber que terá de lançar a bola com mais força porque o bambolê está mais longe. Observe se a criança entende essa associação: distâncias menores (menos força no lançamento), distâncias maiores (mais força no lançamento). Crie outras possibilidades utilizando a mesma ideia para que ela tenha aos poucos essa noção.

2* Coloque na frente da criança dois bambolês(um mais poerto dela e outro mais longe) e, em suas mãos, dois saquinhos de areia. Explique que cada um deve ser lançado dentro de um bambolê. Diga para não jogar os dois ao mesmo tempo. Aqui, o aluno vai perceber que poderá executar ações com um lado e o outro do corpo.

3* Fixe um "alvo" na parede em uma altura compatível com a das crianças. Exemplo: cole um papel craft com o desenho de grande círculo. Diga que, agora, elas terão de acertar esse alvo, lançando a bola nele. Coloque as crianças a uma pequena distância, enquanto elas tentam acertar o alvo. Lembre-se que, quando lançada com força, a bola volta e pode bater no rosto do pequeno. Por isso, use objetos leves.

O AGARRAR...

1* Você e a criança devem ficar frente a frente, mantendo uma distância inicial de dois, três passos. Jogue a bola sem muita força, e a criança deve agarrá-la sem deixar cair no chão. Repita a atividade algumas vezes. Depois, aumente um pouco a distância e continue com o exercício.

2* Dê a cada criança uma bola ou dado de espuma. Peça para jogá-la (o) para cima e pegar com as duas mãos, agarrando-a (o). Repita o movimento algumas vezes.

3* Brinque agora com uma bexiga (não muito cheia). Volte à primeira atividade e jogue a bexiga para que a criança tente agarrá-la sem deixar cair no chão. Repita a o exercício algumas vezes.

4* Por último, mescle as duas habilidades: a criança lançará uma bola rolando-a pelo chão e, do outro lado, outra tentará agarrá-la sem deixar que a mesma passe pelo seu corpo. Comece a realizar algumas atividades com duas crianças diretamente, realizando os movimentos sem você interferir muito. Lembre-se: aqui a prioridade não são as movimentações "perfeitas", mas sim as exploração entre as crianças, que vão adquirir maior autonomia na realização das atividades.

OBJETIVOS:

* Auxiliar no desenvolvimento de habilidades manuais

* Trabalhar o campo visual e a motricidade do membro superior ao mesmo tempo (o lançar)

* Exercitar a pressão das mãos (o agarrar)

* Estimular a integração entre as crianças

FAIXA ETÁRIA

A partir dos 2 anos

MATERIAL:

* Bambolês

* Bolas levinhas

* Saquinhos de areia

* Dados e bolas de espuma

* Bexiga

"QUANDO FALAMOS EM "LANÇAR" UM OBJETO, ACERTANDO-O EM DISTÂNCIAS DIFERENTES, ESTAMOS NOS REPORTANDO AO JÁ CONHECIDO "CONTROLE TÔNICO" QUE A CRIANÇA DEVE TER PARA FAZÊ-LO. E, AO FALAR EM "PEGAR OU AGARRAR" ALGO, ESTAMOS FALANDO EM PREENSÃO MANUAL, FUNÇÃO FUNDAMENTAL PARA OUTRAS AQUISIÇÕES, COMO TRANSPORTAR OBJETOS DE UM LUGAR A OUTRO, SEGURAR UM LÁPIS OU CANETA ETC. POR ISSO, TRABALHE, SEMPRE QUE POSSÍVEL, ESSAS DUAS HABILIDADES. *Ana Mello.

Fonte: Guia prático para professores de educação infantil.

junho 2009 nº 77.

2 comentários:

  1. trabalhar a psicomotricidade na educação infantil é fundamental.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços de Luz!

    ResponderExcluir
  2. adoro esse tipo de atividade
    sbjs mil

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados