REALIZAR CONTAGENS, FAZER REGISTROS NUMÉRICOS E EFETUAR CÁLCULOS. ESTAS SÃO SÓ ALGUMAS DAS HABILIDADES TRABALHADAS QUANDO SE FAZ UMA COLEÇÃO. ABAIXO, CONHEÇA UM PROJETO QUE ESTIMULOU OS ALUNOS A CRIAREM ESSE HÁBITO.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES:
* NOME DO PROJETO: COLEÇÕES.
* ELABORAÇÃO: PROFESSORA MIRTES SOUZA.
* TURMA: MATERNAL II, CRIANÇAS DE 3 ANOS.
* DURAÇÃO: UM ANO.
* OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA.
* OBJETIVOS:
# CRIAR NECESSIDADE REAL DE QUANTIFICAÇÕES E NOTAÇÕES NUMÉRICA.
# ESTABELECER APROXIMAÇÕES DE ALGUMAS NOÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NO SEU COTIDIANO.
# ENCORAJAR A CRIANÇA PENSAR.
# ESTIMULAR A CRIANÇA A QUANTIFICAR OBJETOS LOGICAMENTE E COMPARAR QUANTIDADES.
# INCENTIVAR AS CRIANÇAS A TROCAR IDÉIAS COMPARANDO.
# COLECIONAR COLETIVAMENTE ALGUM TIPO DE OBJETO (EX. ÁLBUM DE FIGURINHA, PAPEL DE CHOCOLATE, ÍMÃS DE GELADEIRA, PEDRAS, PAPEL DE BALA, ETC.). NOSSO OBJETIVO É CRIAR UM CONTEXTO A PARTIR DO QUAL AS CRIANÇAS TENHAM DE REALIZAR CONTAGENS, ORGANIZAR E FAZER REGISTROS NUMÉRICOS, EFETUAR CÁLCULOS.
ETAPAS PREVISTAS:
1- MOSTRAMOS A TODOS UMA COLEÇÃO DE PAPEL DE CARTA.
2- FIZEMOS UM LEVANTAMENTO COM AS CRIANÇAS (ORALMENTE E REGISTRANDO) SOBRE O QUE É COLECIONAR. SURGIRAM VÁRIAS RESPOSTAS E PUDEMOS SOCIALIZAR TODAS COM O GRUPO.
3- PESQUISAMOS COM OS PAIS O QUE COLECIONAVAM QUANDO PEQUENOS, PARA QUE ELES CONTEXTUALIZEM SOCIALMENTE O SIGNIFICADO DE COLECIONAR.
4- CONVIDAMOS OS PAIS PARA VIERM À ESCOLA MOSTRAR SUA COLEÇÃO E CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.
5- TIRAMOS FOTOS DE CADA VISITA.
6- MONTAMOS UM CARTAZ COLETIVO, ONDE APARECIA O OBJETO COLECIONADO DE CADA VISITA E A QUANTIDADE.
7- ELES TIVERAM A OPORTUNIDADE DE BRINCAR COM UMA COLEÇÃO DE MINIATURA DE BRINQUEDOS.
8- UMA DAS MÃES TROUXE UMA COLEÇÃO DE TARTARUGUITAS (MINIATURAS DE TARTARUGAS DO KINDER OVO). ASSISTIMOS AO FILME REFERENTE À PERSONAGEM E PUDEMOS EXPLORAR O RECONTO DA HISTÓRIA.
9- ESCOLHEMOS UM OBJETO PARA FAZER UMA COLEÇÃO COLETIVA. FICOU DECIDIDO QUE SERIA TAMPINHAS.
10- INICIAMOS NOSSA COLEÇÃO. A CADA DIA QUE UMA CRIANÇA TRAZIA TAMPINHAS CONTÁVAMOS E FAZÍAMOS UM REGISTRO COLETIVO EM UM ÚNICO CARTAZ.
11- COMO PASSEIO DE ESTUDO DO MEIO ESCOLHEMOS VISITAR A CASA DA ESTRELA, ONDE PUDEMOS VER A COLEÇÃO DE BRINQUEDOS ANTIGOS.
12- TIRAMOS FOTOS E MONTAMOS UM CARTAZ.
13- REALIZAMOS UM TRABALHO INDIVIDUAL, ONDE CADA UM ESCOLHEU DE 1 A 5 TAMPINHAS, O NUMERAL CORRESPONDENTE E COLOU NA FOLHA.
14- NO DECORRER DO PROCESSO FOMOS ELABORANDO PROBLEMAS ENVOLVENDO OS DADOS E SITUAÇÕES ENTRE QUANTIDADES.
15- NO FINAL DO ANO, RESOLVEMOS DIVIDIR A COLEÇÃO, PARA QUE CADA UM INICIASSE UMA NOVA COLEÇÃO INDIVIDUAL EM CASA.
PALAVRA DE MESTRE:
FOI UM TRABALHO MUITO GRATIFICANTE, POIS DE FORMA LÚDICA E INOVADORA TRABALHAMOS TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OUTRUBRO 2004.
PROJETO COLEÇÕES, TRABALHANDO COLEÇÕES, COLECIONAR É BOM, PROJETOS, PROJETOS PRONTOS, FAÇA O SEU PROJETO, SUGESTÕES DE PROJETOS.
Curta a nossa página!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário